Descubra os famosos cânions do sul do Brasil!

3 minutos para ler

A região sul do Brasil reserva paisagens inimagináveis, que proporcionam experiências singulares para quem deseja se encantar com a magnífica grandeza das riquezas naturais que o Brasil reserva. Dentre os belos cenários, destacam-se cânions do sul, dos quais falaremos neste artigo.

Se você está buscando dicas de destinos e quer saber como chegar a lugares incríveis, está no lugar certo. Confira os lugares que separamos!

Cânion Itaimbezinho

Localizado na região das Serras Gaúchas, Itaimbezinho é o destino certo para conhecer os cânions do sul. Trata-se de um percurso off road, perfeito para quem estiver em um 4×4. De natureza inigualável, a visão das encostas é de tirar o fôlego.

Há também várias opções de trilhas que escondem lindas cachoeiras no caminho. O percurso já é bastante conhecido por turistas, por isso é provável encontrar várias pessoas pelo trajeto, o que pode tornar a expedição ainda mais agradável.

O acesso a Itaimbezinho é feito pela estrada RS427, que fica a 19 km da cidade de Cambará do Sul, que é na divisa com Santa Catarina, e a 23 km da Praia Grande, na estrada da Serra do Faxinal (ou SC-290.) O lugar faz parte do Parque Nacional de Aparados da Serra.

Cânion Monte Negro

Uma opção de passeio totalmente gratuito, o belíssimo cânion fica a 43 Km do centro de Cambará, no município de São José dos Ausentes. Com acesso por uma estrada de terra, é possível parar o carro a 1 Km do vale e andar o resto do trecho.

Powered by Rock Convert

Uma curiosidade interessante é que lá fica localizado o ponto mais alto do estado, com 1403 metros de altitude. Dependendo da neblina, é possível contemplar o litoral.

Falando nisso, outra dica é ir até o lugar por volta do meio-dia, que é quando ocorre um fenômeno chamado de “viração”, neste momento, as nuvens formam uma camada cobrindo toda a encosta. Uma experiência que certamente vale a pena!

Cânion dos Índios Coroados

O menor cânion que citaremos compensa o seu tamanho pelo fácil acesso e a belíssima vista para as cachoeiras gêmeas dos Índios Coroados. Para chegar ao local, basta caminhar 600 metros, após um percurso de 5,5 km pela estrada que dá acesso à Praia Grande, depois da portaria de Itaimbezinho. O acesso à trilha fica no início da Serra do Faxinal, em uma construção abandonada na beira da estrada.

Cânion Fortaleza

Outra opção em Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é o maior do Brasil. Parte do Parque Nacional da Serra Geral, tem 7,5 km de extensão e 900 m de altura em seu ponto mais alto. Seus paredões são mais abertos e menos verticais.

Além de dispensar a ajuda de um guia, o passeio é gratuito. E, para chegar lá é preciso passar pela CS-012, que conta com asfalto em grande parte do percurso de 22 km. Do estacionamento, o caminho é a pé por uma das 3 trilhas do parque; sendo: Trilha do Mirante de Fortaleza (total de 3,2km), Pedra do Segredo (2,7km) e Cachoeira do Tigre Preto (2km)

Ficou com vontade de conhecer os cânions do sul? Já vai pensando em quem você vai chamar pra essa aventura e compartilhe esse poste nas suas redes sociais. Até logo!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-