6 destinos off road próximos de São Paulo para ir quando a quarentena acabar

6 minutos para ler

Existem inúmeros e excelentes destinos off road próximos de São Paulo. A capital paulista é a maior cidade do país, e a partir dos seus limites é possível encontrar todo tipo de desafio 4×4, com múltiplos graus de dificuldade e paisagens incomparáveis. A riqueza da Mata Atlântica é a principal característica em comum em todos eles, um dos ecossistemas brasileiros de maior diversidade e beleza.

Com o passar do tempo, durante o período de pandemia, cresce a ansiedade. Mas também se aproxima, inevitavelmente, o momento em que poderemos novamente aproveitar a vida ao ar livre, na companhia dos nossos amigos e colegas de trilha. Então, continue a leitura e defina o primeiro destino que visitará!

1. Atibaia

Atibaia é um dos destinos off road próximos de São Paulo mais procurados. Isso porque a cidade fica apenas a 60 km e oferece incontáveis possibilidades de aventura. Há trilhas para todos os gostos e graus de experiência e habilidade. Separamos duas das opções mais conhecidas!

Pedra do Coração

A Pedra do Coração é um marco geológico e visual que seve de orientação para os trilheiros. Ela está situada numa região limítrofe entre as cidades de Mairiporã e Atibaia. No seu entorno, existem vários caminhos com trilhas que levam a diferentes destinos.

Quase todos eles oferecem um grau de dificuldade entre o fácil e o intermediário, mas é possível encontrar obstáculos mais difíceis e que requerem mais cuidados, dependendo da trilha escolhida. Um dos trajetos mais populares é no sentido de outro excelente ponto, com uma das mais belas vistas da região de São Paulo, a Pedra Grande.

Pedra Grande

A Pedra Grande é um ponto de encontro tradicional entre os amantes do 4×4, principalmente por oferecer uma vista incomparável, de onde é possível ver uma parte considerável do entorno da cidade de São Paulo. De lá, é possível fazer a travessia até a Pedra do Coração. Elas ficam a aproximadamente 10 km uma da outra.

2. São Bernardo do Campo

O município de São Bernardo do Campo fica um pouco mais distante da capital, mas também oferece uma variedade de opções de trilhas e paisagens. Um dos pontos mais procurados é o distrito de Riacho Grande, onde estão localizados alguns dos melhores destinos off road próximos de São Paulo.

Riacho Grande

O distrito de Riacho Grande é rico em água. Nas imediações, existem muitas cachoeiras e pontos em que é possível nadar nas águas cristalinas de riachos, rios e pequenas lagoas. A natureza da região é tão rica que abriga até tribos indígenas.

De lá, você pode partir para diversos destinos diferentes. Uma das opções é fazer o caminho até o distrito de Palheiros, que pertence a São Paulo. Assim, você consegue circundar uma parte da cidade sem se distanciar muito e contemplando a natureza mais preservada no entorno da megalópole paulista.

3. São Bento do Sapucaí

A Serra da Mantiqueira é um dos destinos mais interessantes de todo o estado de São Paulo. Muita natureza com visual bucólico e atmosfera de serenidade, que apenas é encontrada nas regiões com relevo serrano.

O município fica a cerca de 190 km da capital e conta com inúmeras cachoeiras e mirantes. Existem diversos caminhos saindo de lá para pequenas cidades na região, como Piranguçu e Brasópolis. Mas o mais recomendado é aquele que leva até a cidade de Campos do Jordão, pela beleza incomparável da gelada cidade serrana e tudo o que ela tem a oferecer.

4. Serra da Bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina se liga ao Parque Estadual da Serra do Mar. Juntos, eles formam um bioma na divisa dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro que é um dos mais relevantes do Brasil. Diversas espécies ameaçadas de extinção e a riqueza da Mata Atlântica atraem os aventureiros.

É possível acessar todas as opções que a região oferece a partir de muitos pontos diferentes, mas o mais comum e próximo da cidade de São Paulo é a partir de São José dos Campos. De lá, você pode escolher muitos destinos e trilhas, com diferentes durações e níveis de dificuldade.

5. Ilha Bela

A menos de 200 quilômetros da capital está localizada a cidade de São Sebastião, de onde é possível pegar uma das balsas que levam a este paraíso. Ilha Bela é um dos poucos municípios brasileiros formados por arquipélagos marinhos. Contudo, ela também se destaca por outros motivos.

A união entre praias e cachoeiras é algo que deslumbra. E você pode encontrar muito disso na bela ilha do litoral paulista. Um dos passeios mais tradicionais e desafiadores para os amantes do 4×4 é a travessia até a praia de Castelhanos, na face oceânica da ilha. Um caminho de grande dificuldade, mas que oferece uma recompensa igualmente grandiosa para aqueles que conseguem vencê-lo.

6. Monteiro Lobato

Monteiro Lobato é um pequeno município com população estimada em menos de 10 mil habitantes. Só se chega até ele por meio de caminhos sinuosos que cortam as montanhas do interior paulista. Já no seu entorno, existe um sem número de opções de trilhas, com os mais variados níveis de dificuldade e destinos.

De lá, se vai a outras charmosas cidades da região, como Campos do Jordão e Santo Antônio dos Pinhais. No entanto, a maioria das trilhas que circunda a cidade são de dificuldade leve a moderada, sendo indicadas para carros sem grande preparação.

Assim, na expectativa de que o período de distanciamento social esteja terminando, nós preparamos esta lista com 6 dos principais destinos off road próximos de São Paulo. Temos a certeza de que, seja qual for o escolhido, você poderá desfrutar de momentos únicos na companhia de pessoas queridas muito em breve.

Então, gostou das dicas? Aproveita e se inscreva em nosso canal no YouTube e acesse dicas valiosas sobre o universo off road.

Boa viagem e até logo!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-