Como dirigir com segurança?

dirigir com segurança
6 minutos para ler

Dirigir com segurança vai muito além de seguir as legislações e dos itens de segurança do veículo. Existem inúmeros fatores que influenciam na hora de uma direção segura.

Reunimos algumas dicas importantes que podem fazer grande diferença no seu dia a dia e tornar o trânsito mais seguro para você e para os outros.

Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

Por que a segurança é importante?

Muito se fala sobre direção segura, porém pouco se fala sobre alguns detalhes que são muito importantes assim que você entra no veículo. É importante relembrar que o carro é uma máquina e que ele deve ser utilizado com segurança e cautela.

Lembre-se que além de ir e vir, você transporta aqueles que ama e nas ruas também estão aqueles que outras pessoas amam. Se a cada dia mais pessoas souberem dirigir com segurança e atenção teremos um trânsito cada vez mais funcional e seguro.

Por onde devo começar?

Dirigir com segurança vai além de itens de segurança no veículo e prestar atenção no fluxo de veículos, a segurança está associada a muitos outros fatores.

O primeiro deles é o posicionamento do banco do motorista antes de pegar a estrada. Hoje em dia muitas pessoas se apegam no “estilo” ao dirigir, com isso acabam rodando por aí com o banco e as mãos no volante de uma maneira incorreta. Muitos acabam se esquecendo ou não sabem como se posicionar antes de ligar o veículo.

O posicionamento correto do motorista no banco é fundamental para uma direção segura, uma vez que, a posição dos braços e das mãos no volante interferem diretamente sua capacidade de dirigir e de reação. Por exemplo, se você tiver que fazer um desvio emergencial, mas não estiver com as duas mãos no volante, sua manobra não será concluída com êxito e pode culminar em um acidente, pois sua reação foi afetada.

Para saber qual o posicionamento correto, nós preparamos um vídeo, com dicas para você usar no seu dia a dia e aprender corretamente como ajustar o banco ao entrar no seu carro. Assista já!

Ajustou corretamente o banco, os retrovisores e conferiu o posicionamento dos braços? Então você está pronto para dar a partida!

Vale lembrar que alguns veículos mais modernos possuem a tecnologia da memória de posicionamento do banco, então você só precisa ajustar uma vez e o seu veículo guardará até 2 ou 3 posicionamentos. Entrou no veículo? É só apertar o botão e os ajustes de banco e volante acontecem automaticamente.

Seu veículo não tem essa função? Não tem problema! Basta ajustar manualmente como a maioria dos veículos, e garantir a segurança em todo o seu trajeto. 

Itens que devem ser conferidos periodicamente

Além do posicionamento correto do motorista no banco, existem alguns itens do carro que auxiliam uma direção segura e que você leitor, e motorista, deve conferir periodicamente.

Estamos falando da luz de freio, das setas e dos faróis. Estes itens são fundamentais na hora de dirigir e ter estes itens funcionando é muito importante!

territorio amarok youtubePowered by Rock Convert

Há muito tempo existe a polêmica das setas, o que ocorre é que muitos motoristas esquecem e não utilizam, podendo causar diversos acidentes. Pode até parecer bobagem utilizar as setas quando não há ninguém na via, mas nunca se sabe quando pode surgir um outro veículo ou motocicleta.

Além das luzes, é muito importante que você não se esqueça de calibrar corretamente os pneus do seu veículo e o estepe. Lembre-se de ajustar a calibragem de acordo com o especificado no manual, e se for viajar com a família,

Alguns itens que não são checados diariamente, mas que devem ser conferidos periodicamente e ao fazer uma viagem mais longa são:

  • Nível de óleo do motor
  • Fluidos do sistema de arrefecimento
  • Estado dos pneus
  • Calibragem dos pneus e estepe
  • Fluido dos freios
  • Parte elétrica
  • Iluminação: luz queimada é um perigo na estrada
  • Condição do limpador de para-brisa: a borracha resseca com o tempo, e se você pegar chuva, sua visão será prejudicada!
  • O estado do sistema de suspensão

Mas fique tranquilo! Nós elaboramos uma lista com os principais itens que você deve verificar antes das viagens de carro. Clique aqui e saiba mais!

Legislação de Trânsito

dirigir com segurança

Além de todos os itens citados anteriormente, para dirigir com segurança, outro item importantíssimo que merece atenção é a legislação de trânsito do país.

A legislação de trânsito existe para garantir a maior segurança e funcionamento do trânsito em cada país. Se você mora no Brasil provavelmente está familiarizado com as leis de nosso país. Mas e se você vai viajar para outro país? Saber a legislação de outros países caso você visite e dirija por lá é muito importante.

Por exemplo, se você for de carro para a Argentina, além da documentação vai precisar também de alguns itens de segurança que não são obrigatórios aqui no Brasil e terá que manter o farol acesso o tempo todo, não apenas nas rodovias. Já nos Estados Unidos, se você estiver em um semáforo vermelho e for fazer uma conversão a direita, se não houver placa dizendo que é proibido, você pode avançar o sinal vermelho, segundo a legislação de lá.

Portanto, ter conhecimento sobre o funcionamento das vias e itens que você deve ter caso visite outro país é fundamental. Imagine alguém de outro país fazendo coisas que não são permitidas por aqui?

Segurança sempre em primeiro lugar

Seja na cidade, em rodovias ou entradas, lembre-se: você está dirigindo e não pilotando!

Vá sem pressa, com segurança e confira periodicamente os itens do seu veículo, pois dirigir com segurança depende de dois fatores: um bom motorista e de um veículo em bom estado.

Mas, se você é daqueles que tem o pé lá no porão. Que tal acelerar em um ambiente seguro e preparado para isso? Uma pista de testes, como o Haras Tuiuti, ou um autódromo são os ambientes perfeitos!

Gostou? Inscreva-se em nosso canal no YouTube e confira já mais dicas e nossas aventuras.

Até breve!



Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-