Dirigir vs. Pilotar

dirigir ou pilotar
5 minutos para ler

Hoje nós viemos contar para vocês que há uma grande diferença entre pilotar e dirigir. Milhões de pessoas possuem carteira de habilitação no Brasil, portanto são milhões de pessoas habilitadas que circulam diariamente com seus veículos e fazem o trânsito acontecer no nosso país.

Muita gente não é mesmo?  Será mesmo que em maioria seguem as legislações e aplicam diariamente a segurança em sua condução?

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Costume ao dirigir

câmbio

De algumas décadas até hoje os exames para tirar a carteira de habilitação foram se tornando cada vez mais exigentes, ou seja, para ser um habilitado no Brasil é necessário passar por aulas teóricas, o famoso CFC (Centro de Habilitação de Condutores), em seguida aulas práticas e por último um exame prático. 

Antigamente isto não acontecia. Então, para possuir a Carteira Nacional de Habilitação bastava passar por um exame e mostrar que tinha a habilidade de dirigir. O que ocorreu com isso foi que muitas pessoas não tinham conhecimentos sobre a segurança e legislação de trânsito. Conforme a CNH ia sendo renovada, esses conhecimentos acabavam sendo transmitidos porém em uma forma mais resumida.

Dirigir vs. Pilotar

Qual a diferença entre dirigir e pilotar, você sabe? Muito motoristas saem de casa e acabam se confundindo na hora de diferenciar essas duas práticas. Então vamos falar para você agora a diferença entre elas e como dirigir com mais segurança.

Quando você dirige, você parte de algum lugar. A consciência ao sair é essencial para você escolher qual dos dois vai realizar. Você sai de casa, do trabalho ou de qualquer lugar com um objetivo, que é: chegar a algum outro lugar, cumprir um compromisso e em seguida retornar ao seu lar.

Atualmente, os veículos são equipados com diversos itens de segurança, o que acaba tornando as pessoas mais autoconfiantes assim que elas assumem a direção de um veículo. Da mesma forma como o sistema de air bags pode salvar milhares de vidas, ao dirigir, o condutor é o maior responsável na hora de salvar uma vida.

O estresse é um fator que interfere diariamente na condução de veículos por pessoas. É muito importante saber que quando você sai de casa dirigindo, você deve ter prudência em todas as ações que irá tomar. Isso irá garantir o sucesso da condução.

Violar limites de velocidade, realizar ultrapassagens perigosas podem até fazer você chegar mais rápido no local, porém você prefere chegar 5 minutos mais cedo ou chegar 100% em segurança? Nós já sabemos a resposta.

Dirigir envolve calma, paciência e muita atenção. Já pilotar, é mais para quem gosta de velocidade e ação. Envolve habilidade, técnica e treino. E pode ser um hobby ou até mesmo uma profissão.

territorio amarok youtube

Mas não se esqueça que todo piloto, antes de tudo, é um cidadão que deve respeitar a legislação de trânsito e ser responsável!

Dirigir

Ao dirigir você deve ter em mente que outras pessoas comuns dividem a via com você e que existem diferentes tipos de pessoas realizando a condução. Existem os mais experientes, os menos experientes, idosos, recém habilitados e etc. Outro fator importante na hora de dirigir é lembrar que nem todos tem os veículos em dia com manutenções ou com a mesma potência de motor que você tem. O seu veículo pode até possuir tecnologias como o sistema de frenagem pós colisão, porém o melhor a fazer é ter calma e prudência na hora de realizar o caminho até o seu destino.

Como posso então dirigir com mais calma e paciência?

Que tal colocar aquela música que gosta ou ouvir aquele podcast com um assunto do seu interesse? É importante lembrar também de não usar o celular enquanto dirige. Estas ações influenciam diretamente sua condução.

Mas e se você é daqueles que gosta de velocidade e adrenalina, o que fazer?

Pilotar

Chegamos a parte que muitos de vocês amam: pilotar. Sabemos que os veículos são uma paixão nacional e que muitas pessoas amam a adrenalina de estar atrás do volante ou guidão, porém é preciso saber a hora e local certos.

Velocidade, adrenalina e emoção não são sinônimos de trânsito seguro, logo, você deve guardar suas técnicas e jamais agir em uma competição estando em vias públicas. É muito importante que você esteja em um ambiente controlado e próprio para isso, como por exemplo o Haras Tuiuti. Dessa forma você terá segurança e o mais importante de tudo, não colocará a sua vida e de outras pessoas em risco.

Pilotar envolve técnica e acima de tudo treino. Então, procure cursos e eventos específicos para acelerar, como track days. Estude! E não importa se a sua paixão é por carros ou motos, procure sempre o local adequado, pode ser pista de testes ou até mesmo um autódromo, mas lembre-se de se certificar que o local está devidamente preparado para lhe receber.

Não coloque a sua vida e a de outros em risco.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que teremos o maior prazer em lhe responder.

Aproveite e siga nosso perfil no Instagram, lá compartilhamos várias dicas e cliques incríveis!

Até a próxima!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-