Quais são os melhores equipamentos de GPS para off road?

equipamentos de gps para off road
4 minutos para ler

Acha que está pronto para colocar o pé na estrada e realizar uma expedição ou um desafio off road? Para isso, já sabe como se guiar? Parte do processo de uma aventura 4×4 é saber se localizar.

Por esse motivo, preparamos este artigo focado nos melhores equipamentos de GPS para aventuras no fora de estrada. Assim, vamos te apresentar quais são os melhores equipamentos de GPS para off road no mercado.

Quer aprender a se guiar da forma mais adequada em suas aventuras? Fique conosco!

Sistemas de localização

Antes de mais nada é preciso estabelecer suas prioridades quando o assunto é sistema de localização. Há basicamente dois tipos: waypoints e track. Saber usá-los depois da aquisição é um passo importante para a preparação da sua aventura.

Waypoint

Waypoints, ou pontos de identificação na tradução livre, são representados basicamente pela capacidade de equipamentos de GPS de estabelecerem pontos fixos perante o trajeto. Na hora da expedição, são um ótimo jeito de localizar-se e saber com precisão se está no caminho certo.

Track

As tracks, ou marcações, representam a capacidade do aparelho de traçar um trajeto de um ponto ao outro. Representam um salto no planejamento prévio do roteiro da viagem, além de garantir que o condutor, a família ou amigos não se percam.

acessórios para picape

Modelos

Desde o uso dos primeiros equipamentos de GPS para off road, no começo do milênio, a tecnologia se aprimorou e sofreu um grau de sofisticação para os viajantes. Hoje no mercado, temos uma infinidade de modelos. Algumas marcas saltam na frente, como é o caso da referência no mercado: Garmin®.

Reunimos quatro modelos com especificações diferentes. Na gama de produtos da Garmin® temos hoje:

Garmin Zūmo XT

Modelo mais avançado dessa linha, conta com uma tela de 5,5 polegadas touch screen, processador superior, mais robusto, mapas pré-carregados de todos os tipos de terrenos, registo e compartilhamento de trajetos, gravação de waypoints, sistema Bluetooth, a prova d’água, ideal para aventuras e criado para motociclistas.

Garmin eTrex 20

Dentro dessa lista, este é um dos modelos portáteis mais populares, indicado para os aventureiros. Sua precisão afiada permite uma localização mais eficaz, sendo também indicado para quem quer agregar à viagem um passeio a pé ou de bicicleta.

A combinação da resistência física do aparelho e uma bateria de longa vida útil foi milimetricamente feita para não deixar o condutor e seus acompanhantes desamparados. Uma grande aquisição para a segurança dos viajantes. Uma desvantagem é a sua tela de 2,2 polegadas.

Garmin GPSMAP 276Cx

A versão mais atual do modelo que está na foto no início do artigo, porém infelizmente fora de linha. Dentre os modelos de GPS, é o nosso favorito e um dos mais famosos no meio off road. Faz parte da linha profissional, é completo, processador rápido e eficiente, apresenta diversos recursos como gravação de tracks, waypoints, mapas. Tela de 5 polegadas, a prova d’água, bateria durável, ideal para levantamento de trilhas e roteiros.

No entanto o design é mais simples, com botões, o que facilita seu uso chacoalhando dentro de um carro na trilha. O ponto negativo é que infelizmente a Garmin® não tem mais esse equipamento a venda, ou seja, precisa comprar um usado.

Garmin Overlander

Em termos de comparação, este modelo é o top de linha no mundo off road, faz jus ao slogan da marca “navegue pelo desconhecido”. É um equipamento com todas as características do modelo apresentado anteriormente, mas com uma tela maior de 7 polegadas touch screen, mais espaço de memória interna (64GB). Com funções inéditas em relação a topografia, robustez militar, inclinação e possibilidade de personalizar a navegação de rua de acordo com o seu veículo. Infelizmente também não está a venda no Brasil pela Garmin®.


Qual é o melhor? A resposta varia, pois o melhor é aquele que irá suprir a sua necessidade com a verba que você tem para investir nesse equipamento.

Agora que você sabe mais sobre equipamentos de GPS, está na hora de colocar na prática os seus sonhos de aventura com o acréscimo de localização e segurança para os seus próximos destinos.

Mas além dos aparelhos GPS, ainda há os aplicativos de navegação disponíveis para smartphones. Se você não irá utilizar com tanta frequência, pode valer a pena comprar uma versão premium de um aplicativo. No entanto, essa decisão cabe a você.

Gostou? Então visite nosso canal no YouTube!

Até logo!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Quais são os melhores equipamentos de GPS para off road?

Deixe um comentário

-