Esportes outdoor: como começar a se aventurar neles?

6 minutos para ler

É fato que a realização de atividades físicas é essencial para uma vida saudável. O interessante é que a prática de esportes outdoor pode facilitar (e muito!) a rotina do esportista: seja no momento de incluí-los no dia a dia, adicioná-los no roteiro ao planejar uma viagem ou, ainda, na possibilidade de praticá-los em qualquer destino.

Como os esportes outdoor são realizados ao ar livre, é garantido ao praticante um leque bastante variado de opções. É por essa razão que cada vez mais pessoas deixam a academia de lado para iniciar a aventura com os esportes outdoor.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira ótimas dicas para iniciar ainda hoje a prática de exercícios. Vamos lá?

O que são esportes outdoor?

Esportes outdoor nada mais são do que esportes ao ar livre. Então qualquer atividade física que não seja praticada no interior de um estabelecimento é considerada esporte outdoor.

Por reunir liberdade e mais conexão com a natureza, os esportes outdoor têm atraído cada vez mais aventureiros. Para quem não gosta da ideia de fazer atividade na esteira da academia, os exercícios outdoor são excelentes.

Os esportes ao ar livre também são sinônimos de aventura e natureza, considerando que o praticante pode ter uma experiência e tanto ao realizar uma caminhada noturna ou o famoso mountain biking. O resultado é a maior liberação de endorfina e a possibilidade de aproveitar cenários únicos.

Qual a importância do planejamento?

Por serem esportes realizados nos mais diferentes cenários, os praticantes devem contar com planejamento para evitar imprevistos e machucados. Apesar de proporcionarem mais prazer para quem pratica, os esportes outdoor também podem apresentar percursos perigosos ou necessidade de mais atenção.

Para tanto, um planejamento é fundamental. Escolha o tipo de esporte a ser executado, verifique se o local é adequado, conte com roupas e calçados confortáveis e avise, para um amigo ou familiar próximo, onde você estará.

Existe um ditado que menciona prevenção como o melhor remédio. Por isso, antes de problemas acontecerem, conte com um bom plano e evite aborrecimentos.

Quais são os tipos de esportes outdoor?

Existe uma infinidade de esportes que podem ser praticados ao ar livre, mas três deles têm ganhado cada vez mais adeptos. Continue a leitura e saiba mais!

Escalada

A escalada é vista como um tipo de esporte completo, considerando o fortalecimento de braços, pernas e abdômen. Esse esporte tem o objetivo de escalar montanhas, pedras e rochas, sendo a sua meta alcançar o topo do local escolhido.

A sua prática também está relacionada ao desenvolvimento de mais autoconfiança.O segredo é respirar, planejar os próximos passos e agir com calma.

Mountain biking

Conhecido como um esporte de bastante aventura, o mountain biking é a realização de trilhas com bicicletas projetadas para essa finalidade. O ciclista também pode percorrer estradas e locais com obstáculos, sendo o desafio superá-los.

Além do aumento do condicionamento físico, o esportista conta com aumento da massa muscular da perna – parte do corpo mais usada nesse tipo de esporte. No entanto, por causa das altas velocidades, os esportistas devem utilizar roupas adequadas e equipamentos de proteção.

Uma bicicleta apropriada para a prática de mountain biking também é primordial, equipada com amortecedores e pneus específicos para o terreno a ser explorado. Prepare-se bem e tenha uma ótima experiência.

Caminhada noturna

Também é possível realizar esportes menos radicais, como é o caso da caminhada noturna. Além de significar a facilidade de inclusão na rotina diária, por ser executada à noite, a caminhada noturna permite a uma visão diferente de cada lugar.

As vantagens da caminhada noturna são o aumento da capacidade respiratória, o fortalecimento de pernas e abdômen e a perda de peso. Em relação à experiência do exercício, o esportista pode avistar animais noturnos e conhecer mais as regiões próximas à sua residência.

Para realizar a caminhada noturna, conte com um bom par de tênis, roupas leves e, caso esteja frio, não se esqueça da jaqueta. Uma boa ideia também é levar uma lanterna: esse acessório pode ser utilizado na testa, a partir de um sistema de acoplamento, facilitando bastante a prática desse exercício.

Como começar a se aventurar nos esportes outdoor?

Como qualquer outro tipo de esporte, a prática de atividades físicas outdoor também requer algumas atenções básicas. Isso porque de nada adianta iniciar os exercícios de qualquer maneira e acabar com lesões ou pequenos machucados. Veja, a seguir, como se preparar para os esportes outdoor.

Faça uma preparação física

É essencial fazer uma preparação física antes de iniciar a prática de qualquer atividade esportiva, não só para se proteger de lesões como também para registrar os atuais índices corporais.

Além disso é importante definir os objetivos pretendidos, tais como perda de peso, aumento de massa magra, entre outros, para auxiliar no planejamento. Se necessário consulte um profissional de educação física ou da área médica antes de iniciar a atividade. Conte com uma preparação física e tenha ótimos resultados!

Opte por roupas e calçados adequados

Cada esporte requer acessórios, roupas e calçados adequados. Por isso, confira os detalhes de cada um e prepare-se com os itens necessários: tênis, bicicleta, lanterna, jaqueta e outros acessórios podem ser facilmente encontrados em lojas esportivas.

Tenha conhecimento do caminho

O esporte outdoor é sempre praticado ao ar livre e, por isso, o caminho também deve ser estudado de forma prévia. Para evitar imprevistos, conte com um equipamento de localização e aproveite a paisagem!

A realização de esportes outdoor é sinônimo de muitas vantagens: liberdade, prazer e aumento da capacidade respiratória são apenas algumas delas. Se você deseja iniciar a prática desse tipo de atividade física, conte com as nossas dicas. Faça uma preparação física, opte por roupas e calçados adequados, conheça o caminho e inicie com sucesso a atividade física escolhida. Aproveite a nova fase e as aventuras incríveis que você terá!

Depois das nossas dicas, você está pronto para iniciar as suas atividades físicas? Agora, compartilhe este post nas redes sociais e convide seus amigos a realizarem exercícios em grupo. Boa ideia, não?

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Fale com a gente! whatsapp