Estrada Real: um destino off road imperdível!

estrada real
7 minutos para ler

Que tal conhecer um roteiro turístico incrível, cheio de história, aventuras e belezas naturais? Estamos falando da Estrada Real, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e que corta 177 cidades, passando pelos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Ao longo deste texto você vai aprender um pouco da história desse roteiro incrível, conhecer o que de melhor a região tem a oferecer e muito mais. Continue com a gente!

O que é a Estrada Real e por onde ela passa?

A Estrada Real é a maior rota turística brasileira, com mais de 1.630 quilômetros de belíssimas paisagens e muitas opções de lazer. Ela é dividida em quatro roteiros, conhecidos por Caminhos, sendo eles: o Velho, dos Diamantes, Novo e Sabarabuçu.

Um das coisas mais incríveis dessa região é que cada roteiro tem características próprias, ou seja, há muita diversidade e opções de lazer para todos os gostos. A Estrada Real passa por municípios como Ouro Preto, Tiradentes, São João del Rei, Paraty e Cunha.

Outro fato interessante é que muitos dos roteiros podem ser feitos em veículos 4×4 ou 4×2, o que torna a região um paraíso para quem é fã de trilhas off-road e quer apresentar a natureza à família. Vamos conhecer um pouco da história desse belo local e o porquê de a Estrada Real ser tão importante?

Qual é a história dessa via?

estrada real
Estrada real

Primeiramente, de onde será que veio o nome Estrada Real? No século XVII, esse caminho era utilizado pela Coroa Portuguesa para transportar ouro e pedras preciosas de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, que se tornaria a capital do Brasil no século XVIII justamente por esse motivo.

A via original utilizada pelos portugueses é conhecida atualmente como Caminho Velho e tem início na cidade de Ouro Preto e término em Paraty, no Rio de Janeiro. Anos depois foi aberto o chamado Caminho Novo, com 515 km de extensão e uma dificuldade bem maior em se percorrer. Mas, o melhor ainda estava por vir.

Então, em 1729 foi criado o Caminho dos Diamantes, ligando Diamantina a Ouro Preto. Essa é uma das regiões mais belas e passa por parques exuberantes cheios de muita aventura ou relaxamento. O último roteiro criado foi o Caminho do Sabarabuçu, que foi aberto devido ao brilho que vinha da Serra da Piedade.

Imaginando que pudesse ser ouro, os viajantes logo trataram de explorar a região. Contudo, era minério de ferro. Esse é um dos roteiros recomendados para quem adora história e cultura, dada a quantidade de pinturas em rochas, algumas com mais de sete mil anos.

Quais são as principais atrações turísticas da Estrada Real?

estrada real
estrada real

Como dissemos, cada caminho da Estrada Real tem características próprias e traz atrações para todos os gostos. Desde passeio de Maria-Fumaça até trilhas off road super difíceis.

No entanto, uma coisa é certa, todos são excelentes para um passeio em família e entrar em contato com a natureza, seja por meio de passeios 4×4, caminhadas ou até mesmo andando de bicicleta pela cidade.

Trilhas off-road

A Estrada Real é destino certo para os fãs de expedições off-road e carros 4×4. São várias trilhas, desde as mais simples, ideais para iniciantes, até as mais difíceis, que exigem um bom curso de direção. Cortada pelo Caminho dos Diamantes, a Serra do Cipó traz muitas opções.

Além dos caminhos off-road, a região conta com o Parque Nacional da Serra do Cipó, que abriga a terceira maior cachoeira do Brasil, a Tabuleiro, com mais de 273 metros de queda. Carrancas, localizada no Caminho Velho, também é uma boa pedida para os fãs de trilhas 4×4.

Aventura

Continuando no ritmo mais aventureiro, que tal uma trilha a pé entre Chapada e Lavras Novas? Ou melhor, de quadriciclo, cortando rios, cachoeiras e montanhas. Rapel e escalada também são uma opção no Morro da Pedreira, uma formação de mármore com mais de 30 metros de altura.

No entanto, se a sua família preferir uma aventura mais refrescante, a cidade de Luminárias, cortada pelo Caminho Velho, traz muitas piscinas naturais, ideais para a prática do mergulho em águas cristalinas. As belezas naturais desse lugar são dignas de um paraíso.

Belezas naturais

As cidades cortadas pela Estrada Real são repletas de belezas naturais. Já falamos muito em cachoeiras, não é verdade? Então, está na hora de conhecer outros belos locais para apreciar a natureza. O Pico do Pirapau é o ponto mais elevado dessa região, com 1370 metros de altura. Em seu topo, é possível ver as cidades de Três Corações, São Tomé das Letras e Jesuânia.

O local é conhecido pelos campeonatos de voo livre devido aos ventos favoráveis para a prática desse esporte. Outra opção é o Parque Nacional de Itatiaia, que fica entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ao mesmo tempo, o Parque Horto dos Contos também é uma boa pedida, sendo um excelente local para relaxar.

Relaxamento

Aliás, depois de tantas andanças em trilhas 4×4 e a pé, é chegada a hora de um descanso e, nada melhor que repousar em um belo hotel. O Hotel do Feijão, localizado na cidade de Cachoeira Paulista é conhecido como um dos melhores da região, trazendo conforto e uma bela vista.

Mas, se você quer manter um contato ainda mais próximo da natureza, visite a cidade de Barbacena. Conhecida como a “Cidade das Rosas”, o local é muito tranquilo, típico das cidades do interior. O clima é bem agradável e o povo bastante hospitaleiro e acolhedor.

História

estrada real
estrada real

Percorrer a Estrada Real sem ter contato com a história do nosso país é praticamente impossível, dada à importância desse roteiro e as cidades que o rodeiam. Que tal conhecer o Palácio de Cristal, inspirado em um modelo que leva o mesmo nome, localizado em Londres?

Porém, sem dúvidas, um dos locais que você deve visitar se quiser aprender sobre a história do Brasil é a cidade de Tiradentes. A Igreja de Santo Antônio, por exemplo, foi construída entre 1710 e 1750 e tem uma enorme quantidade de ouro adornando o seu interior. O Caminho do Sabarabuçu é outra ótima opção.

Cultura

A cultura da região também é bastante rica. Uma das formas de conhecer um pouco mais dela é por meio de um passeio de trem entre Tiradentes e São João del Rei. De carro, é possível passear pela Serra da Moeda e ainda aproveitar as cervejas artesanais e cachaças produzidas. Aliás, Minas Gerais é conhecida por sua excelente gastronomia e, na Estrada Real, você encontra de tudo um pouco.

Gastronomia

As cidades que cercam a Estrada Real oferecem vários festivais gastronômicos que trazem o melhor da região. Por exemplo, o Happy Hour São João del Rei, que acontece entre março e abril e o Festival da Batata, em Ouro Branco. O mercadinho comunitário “Tá Caindo Fulô” é outro destino certo para apreciar a diversidade da culinária Mineira. Ele fica localizado na Serra do Cipó.

Com toda certeza vale a pena percorrer a Estrada Real, afinal, como você viu, a diversidade de atrativos é enorme. Quer uma dica? Procure por um dos pontos de retirada e peça o Passaporte Real. Em cada cidade visitada você ganha um carimbo que serve como um ótimo souvenir, que fará a sua família lembrar-se dos momentos vividos para sempre.

Enfim, viu como os roteiros da Estrada Real são incríveis? Então, leia nosso post e conheça a Serra da Mantiqueira, outro excelente destino!

Aproveite também para acompanhar nosso canal no YouTube!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-