Expedição 4×4 Amazônia: o relato de um aventureiro | PARTE 1

expedicao-amazonia
5 minutos para ler

A Amazônia sempre despertou um grande fascínio nas pessoas. Imagina uma expedição 4×4 na Amazônia? Desbravar a maior floresta tropical do planeta, também intitulada o pulmão, ou cobiça do mundo.

Além de sua indescritível grandeza natural e cênica, do mesmo modo, a Amazônia abriga também costumes e uma miscigenação étnica únicos. Tudo lá tem proporções descomunais, os rios, as distâncias, o verde.

Assim como seus mistérios e tesouros escondidos em espaços muitas vezes ainda desconhecidos. Suas lendas e desafios atiçam a curiosidade e interesse de muitos cientistas, estudiosos e aventureiros.

Uma viagem para a Amazônia é uma experiência de vida. Certamente posso dizer que, dentre as minhas grandes aventuras off road, a expedição 4×4 para a Amazônia foi uma das mais desafiadoras.

Quer saber o porquê? Continue a leitura.

Por que fazer uma expedição 4×4 na Amazônia?

expedicao-amazonia

Visitar a Amazônia, ainda é um privilégio para poucos brasileiros. Muitos estão lá, por obrigação profissional. No entanto, para aqueles que não se interessam pelo seu país, ou não se permitem sair da sua área de conforto, isso pode representar um verdadeiro sacrifício.

Nesse imenso universo da Amazônia, por incrível que pareça, quase não há estradas asfaltadas. Ou seja, um ótimo destino para nós que vivemos em busca de aventuras e desafios pelo mundo afora. Logo, uma expedição 4×4 na Amazônia é uma excelente ideia!

Tanto no verão como no inverno, o calor e umidades são infernais. Além disso, a logística é um tanto complexa. Já que o transporte, da maioria dos itens bem como passageiros, é por via fluvial. Sem contar que muitas vezes, levam dias de barco para chegarem ao seu destino.

No entanto, nas cheias dos rios, os barcos aproveitam como atalho, canais que se formam no meio da selva para economizarem tempo de viagem. Mas nuvens de mosquitos e outros insetos proliferam nesses lugares e podem acompanhar a embarcação durante duras horas. Terra de pioneiros!

E por que não se aventurar com seu 4×4 floresta adentro?

Clima: vilão ou herói para uma expedição 4×4 na Amazônia?

Nessa região, que se estende além das fronteiras brasileiras, adentrando o Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e parte das Guianas. Há duas estações climáticas bem definidas. O verão: calor sem chuva. No entanto, o inverno: calor com chuva.

Quando digo chuva é chuva mesmo, todo o dia, despejando milhões de metros cúbicos de água, enchendo os rios que, invariavelmente também inundam as cidades.

Assim, as estradas, que anualmente são reparadas no verão, se desgastam com o tráfego dos caminhões até o ponto que só conseguem se movimentar sendo arrastados por tratores que os desencalham a cada quilometro, no inverno. Os lamaçais se multiplicam com valetas da altura do ombro de um homem, e com quilômetros de comprimento.

A história ao longo das estradas

expedicao-amazonia

As cidades, localizadas nas extensões dessas estradas, em sua maioria nasceram dos garimpos de ouro, o que atraiu a atenção de imigrantes de diversos estados brasileiros. Assim, antigamente era comum essas cidades ficarem totalmente isoladas nas épocas pós chuvas.

A febre do ouro, durou quase duas décadas, 60 e 70. Depois disso, iniciou-se a fase da exploração madeireira, da criação de pastos para o gado e, atualmente o agronegócio domina a região. Assim, o plantio de soja e algodão sobe rapidamente pelo nosso mapa, já se acercando e atravessando o Rio Amazonas, na região do Pará.

Provável e brevemente, as poucas e longas estradas federais da região Amazônica, as BR 163, BR 319 e Transamazônica serão asfaltadas. Contudo, Manaus, a capital do Estado do Amazonas, até os dias de hoje não possui acesso por terra. A não ser a precaríssima BR 319, Porto Velho/Manaus, com 885 quilômetros de dificuldades já não pavimentados, como veremos mais à frente.

De fato, o tão comentado desmatamento da Amazônia é real, e aumenta, conforme é facilitado o contato com locais anteriormente de inacessíveis.

A expedição 4×4 à Amazônia: o relato de um aventureiro

Apesar dessas apropriações o Brasil, é o país com a maior quantidade de matas e complexos aquíferos de todo o planeta. Então temos uma joia chamada Amazônia, um planeta à parte da Terra, da qual devemos nos orgulhar, conhecer, cuidar e defender.

Participei de diversas expedições à Amazônia, cada uma delas sempre diferente. No entanto, as expedições sempre foram com veículos 4×4 e propositadamente curti imensos perrengues que apenas o off road radical oferece.

Talvez nunca mais aconteçam aventuras como as que vivi naquelas estradas. Contudo, ficaram muitos registros dessas aventuras. Foram algumas competições, expedições e outras viagens para documentários de TV.

Assim, para você que gosta de aventura, natureza e veículos 4×4, lhe convido para embarcar nas minhas memórias rumo a uma expedição 4×4 na Amazônia. Vamos juntos nessa?

Então, enquanto isso, aproveite para acompanhar nossas aventuras em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Até a próxima semana!

Confira todos os capítulos dessa aventura:
Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-