Expedição 4×4: dicas para uma viagem consciente

expediçao 4x4
6 minutos para ler

Fazer uma trilha off road a bordo de seu 4×4 no fim de semana com os amigos, ou sair em uma uma expedição 4×4, é uma ideia sempre bem-vinda. No entanto, será que equipar o seu carro e sair em uma aventura com pessoas especiais pode causar algum problema?

Confira nossas dicas para uma viagem off road consciente!

Início das aventuras off road

No Brasil, os primeiros grupos organizados de off road começaram por volta dos anos 80. A partir daí, muitas coisas boas foram acontecendo. Outras, nem tanto.

Naquela época, as atividades off road se tornaram uma nova maneira de se utilizar o veículo 4×4 para o lazer. Não apenas para o trabalho.

Por um lado, isso foi um convite para desbravar belezas naturais pelo mundo a fora. Por outro lado, trouxe a preocupação do impacto que esse tipo de aventura, fora de estrada, poderia causar ao meio ambiente.

A princípio, os aventureiros que saiam em uma expedição 4×4 não imaginavam que alguns carros trafegando por trilhas – recém-abertas ou reutilizadas, poderiam causar danos nocivos à região.

À medida que a atividade foi crescendo, milhares de grupos off road passaram a se reunir em fins de semana para enfrentar todo tipo de trilha. Muitos destes grupos, não formalizados, praticavam off road sem qualquer responsabilidade. Por isso, inevitavelmente, os problemas começaram se manifestar.

Assim, os clubes de off road formalizados trataram de estipular normas de conduta para que essa convivência entre veículos 4×4 e natureza, não fosse prejudicada. E então se tornar uma prática saudável.

Os impactos de uma expedição 4×4

De certo, a repercussão do off road era um chamado à aventura, aos desafios motorizados e às competições. Logo, essa popularidade inspirou os fabricantes de equipamentos e acessórios.

A partir disso, guinchos elétricos e pneus com desenhos agressivos passavam a equipar os velhos 4×4. Transformando-os em verdadeiros tratores, que poderiam chegar a qualquer lugar.

Eu, particularmente, conheço algumas histórias que são exemplos de práticas prejudiciais. Como, por exemplo: áreas de preservação e particulares que foram invadidas, pontes antigas e vulneráveis, que acabaram sendo destruídas. E até mesmo, estradas arenosas que foram danificadas pelos uso de pneus agressivos nos veículos 4×4.

Não podemos esquecer que até rebanhos acabavam sendo expulsos de seu habitat natural, por conta de expedições irresponsáveis.

Além disso, até uma aventura como atravessar um riacho, sem os cuidados devidos, pode coloca em risco todo um ecossistema mantido pelas matas ciliares.

Essas ações de falta de respeito ao meio ambiente, aconteciam isoladamente, fora de qualquer associação organizada. Contudo, a má fama e irresponsabilidades eram creditadas aos clubes formalizados de off road.

Enfim, surgiu a importância da conscientização do que essa aventura 4×4 poderia representar. E, também, sobre a forma em que é praticada.

Pontos importantes para uma expedição 4×4 sustentável

Além dos cuidados para se preparar para uma expedição 4×4, separamos alguns princípios básicos da prática off road e a natureza:

  1. Nunca jogue lixo nas trilhas. Leve saquinho de lixo e descarte o lixo de forma correta.
  2. Cuidado e respeito aos animais que possam estar na trilha.
  3. Trafegue por trilhas e caminhos previamente abertos. Nunca atravesse áreas de preservação ambiental ou propriedades privadas sem autorização.
  4. Não jogue pontas de cigarro pela janela.
  5. Quando utilizar um guincho preso a uma árvore, envolva-a com uma cinta para não danificá-la.
  6. Evite cortar troncos ou forçar uma passagem. Destruir a vegetação é uma das maiores agressões que o ser humano pode causar a natureza.
  7. Mantenha o motor sempre regulado para diminuir a saída de gases poluentes.
  8. Respeite sempre as normas de trânsito e de controle ambiental da região.

Em suma, a natureza é cenário dessa aventura memorável que é uma expedição 4×4. Portanto, o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos os praticantes de off road.

Todo off roader é um amigo

Quando foram fundados os primeiros clubes off road, ninguém poderia imaginar o quanto isso iria crescer.

Agora, compartilho com você um relato pessoal.

Eu e mais alguns amigos, fundamos a primeira associação de off road no Brasil. Juntos, montamos tipos de eventos que acontecem até hoje. Desta forma, somos testemunhas de como tudo foi acontecendo, ao longo do tempo, no mundo off road.

Viajando pelo Brasil, pudemos observar muitas faces de expedições 4×4 em diversas regiões. Contudo, ficamos preocupados ao ver o lado desastroso de algumas viagens.

Por isso, em 1996, lançamos o projeto “Princípios de Ética no Off Road” no Festival Brasil Off Road, em São Paulo. Diversos clubes de diferentes partes do Brasil participaram deste evento. E, de lá, saíram incumbidos de sugerirem ideias comportamentais positivas para os off roaders de todo país.

Como resultado dessa nossa ação, alguns meses depois, tivemos o lançamento do livreto “Todo Off Roader é um Amigo”. O livreto contém textos e ilustrações e sugere princípios de ética a serem respeitados por todos os praticantes de off road a qualquer tempo.

Comunidade off road

Apesar de tudo isso, há muito além de empecilhos nessa caminhada 4×4. Da mesma forma, aspectos extremamente positivos acompanham essa mesma jornada.

Muitas pessoas legais se unem nesses clubes ou grupos de amigos. Por isso, além de fazerem trilhas off road, utilizam seus equipamentos e pessoas para exercer a cidadania e a solidariedade.

Por exemplo, se dedicando a auxiliar a equipe da Defesa Civil, em casos de catástrofes naturais e contribuindo à população em campanhas sociais de inverno. e também levando presentes de Natal para crianças pobres em locais remotos e organizando eventos para auxiliar os necessitados.

Em suma, nesse mundo do off road, amizades, e até famílias, surgiram aos montes e as boas práticas se tornaram exemplos de solidariedade e auxílio mútuo. Além disso, muitas famílias saem nesse tipo de aventura para criar memórias incríveis em conjunto.

É uma experiência fantástica para todos!

Por fim, depois de saberem disso tudo, o melhor mesmo é participar de um bom clube off road e da Comunidade Território Amarok. Aqui, onde todos se tornam amigos para sempre, desfrutando de inesquecíveis aventuras e viagens imperdíveis.

Enquanto isso, que tal relembrar as nossas aventuras? Inscreva em nosso Canal no YouTube e fique por dentro de nossas novidades.

4×4 também é isso. Aproveite!

Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-