Expedição Pantanal: como se preparar e o que levar

expedição-pantanal
6 minutos para ler

Está pensado em fazer uma expedição no Pantanal, mas não sabe o que levar e como se preparar? Fique tranquilo! Já estive diversas vezes nesse destino incrível e reuni dicas importantes para você ter uma viagem incrível.

Prepare-se para enfrentar atoleiros de areia, atravessar banhados e Igarapés com água de mais de um metro de profundidade, insetos de todo tipo, encarar jacarés o tempo todo e curtir um dos lugares mais incríveis do mundo para o off road.

Preparação do veículo para uma expedição no Pantanal

expedição-pantanal

Snorkel

Para seu carro 4×4, o importante é cuidar principalmente da entrada de ar para o motor. Um snorkel é o mais adequado. Lembrando, snorkel é aquela extensão que capta o ar que vai para o filtro de ar do motor externamente, em uma altura aonde a água não chega quando você atravessa um alagado.

O resultado de presença de água dentro das câmaras de combustão é o chamado calço hidráulico, que invariavelmente significa ter que refazer o motor e voltar de ônibus. Uma boa parte das pickups 4×4, por exemplo, tem essa entrada de ar do motor em sua parte frontal, exatamente onde a água pode entrar com facilidade.

Pneus

Altura também ajuda. No caso, essa altura do chão pode melhorar com a adoção de pneus com perfil alto, mais interessantes do que um pneu largo. E como estamos falando de uma expedição no Pantanal, opte por pneus off road.

Guincho elétrico

Entrar no Pantanal sem guincho é o mesmo que ir para a guerra e não ter um fuzil.

Como estamos falando de uma aventura intensa e trilhas de nível avançado, a preparação do veículo é mais complexa e se você é como nós e adora um desafio, investir em um bom guincho é essencial para aventuras mais seguras.

No entanto, se você já contar com um guincho instalado em seu 4×4, não esqueça de fazer uma revisão antes de pegar a estrada.

Galões de combustível

Dependendo do tempo que você quer permanecer dentro do Pantanal é bom levar galões extras de combustível. Caso seu carro seja a gasolina ou álcool, a melhor sugestão é utilizar de galões militares metálicos ou outros que sejam vedados e tenham válvula de pressão interna integrada.

No Pantanal não há postos de combustível, nem mecânicos. Então, se você gosta e entende de mecânica leve suas ferramentas. Caso não, leve um mecânico mais as ferramentas.

Equipamentos e ferramentas

Como se trata de um terreno com baixa densidade, patinar demais só pode piorar a situação. Principalmente se você já estiver atolado. Então leve algum tipo de esteira para colocar embaixo das rodas, o que ajudará você a desatolar.

Confira aqui uma lista de itens básicos de sobrevivência off road que não podem faltar!

Por falar em ferramentas, um péssimo costume de quase todos os motoristas é achar o carro 4×4 pode fazer de tudo, inclusive se safar sozinho de qualquer encalhe. Nem pense nisso. Muitas vezes desencalhar um carro exige um bom trabalho braçal.

Então prepare-se com uma boa enxada e uma ou duas pás guardadas em um cantinho da caçamba. Além de ajudar o carro isso vai te fazer economizar algumas sessões de musculação. Ou leve um zequinha bem animado.

Não vá sozinho!

Outro conselho é não fazer esse tipo de aventura sozinho, ou seja, em um só carro. Haverá um momento em que poderá haver ajuda mútua. Nessa hora, a cinta de reboque com as anilhas será de grande importância.

Como poderá acontecer de um carro não poder se aproximar muito do outro na hora do problema, leve mais de uma cinta, vinte, trinta metros. Leve anilhas a mais pois são fáceis de perderem nas na areia ou nos alagados.

Itens pessoais

Com relação aos itens pessoais, não esqueça de um bom chapéu, camisa de mangas longas, leves, botas (sim, há cobras por lá), um bom canivete ou faca, lanterna, protetor solar e repelente. Água potável sempre vai bem para não correr o risco de ter que sair correndo para o mato a qualquer momento. (Sim, há onças por lá) e urtigas, não se esqueça.

Camping

Material de camping também serão necessários, caso você não tenha um esquema de logística preparado. Caso tenha, leve da mesma forma pois onde há imprevistos, o tempo dispara e não será nada confortável passar uma noite selvagem sem o mínimo de conforto.

Busque ajuda e aprenda como tudo funciona

Outra coisa importante é tentar entender melhor os procedimentos ideais para a utilização de seu carro, equipamentos. Caso não tenha a experiência necessária procure um curso de direção 4×4 ou consulte algum amigo mais experiente antes da tarefa.

Também entenda que você adentrará uma área sagrada pela sua natureza e o respeito a ela te fará parte dela. E que muitas áreas pelas quais você terá que atravessar são particulares. Haverá muitas porteiras que deverão ser abertas e fechadas, pelo respeito à propriedade e pela função da própria porteira. Ou seja, se não precisasse ser fechada não precisaria estar ali, não é?

Não esqueça do GPS e do guia local

Ok. Agora só faltou um GPS e um bom guia local, essenciais para que você não se perca e para que você consiga entender como é a vida de um pantaneiro raiz.

Mas se você não está disposto a toda essa tarefa, mesmo o passeio pelas estradas turísticas do Pantanal é bastante gratificante.

Há muitas pousadas e hotéis fazenda, muitos com passeios monitorados a cavalo ou mesmo com outros 4×4 por onde você poderá entrar em contato direto com toda essa maravilha que temos o privilégio de ter bem perto de nós. E deixar os perrengues para os outros!

Dica extra para a sua expedição: gelo!

Antes de adentrar o Pantanal, não esqueça de comprar gelo além de combustível. Leve geladeiras térmicas. O clima no Pantanal é quente praticamente o ano todo, então cuide da sua hidratação!

Como citou Cacá Clauset na nossa aventura: “Enquanto houver gelo, há esperança!”.

Espero que você tenha gostado das dicas de como se preparar para uma expedição para o Pantanal e que esteja programando a sua viagem. Logo mais vou compartilhar aqui no blog como foi nossa Expedição Amarok no Pantanal, uma aventura incrível.

Então, se você gosta do mundo off road, visite nosso Instagram e acompanhe muito conteúdo interessante sobre o assunto!

Até mais.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-