5 cuidados para se preparar para uma expedição 4×4

expedições 4x4
4 minutos para ler

Como em qualquer passeio ou viagem, durante as expedições 4×4 também podem ocorrer alguns incidentes. Por isso, é muito importante tomar certos cuidados para não transformar uma aventura em uma desventura. Mas, afinal, você sabe quais são os cuidados que deve tomar antes de pegar a estrada? E quais são os itens de segurança que precisa levar no carro?

Neste texto, você vai conhecer os principais pontos que merecem atenção antes de iniciar uma expedição 4×4. Acompanhe a leitura!

1. Faça a revisão do veículo

Durante uma expedição off road o carro é mais exigido do que normalmente, por exemplo, ao transpor os obstáculos encontrados no caminho. Apesar de parecerem indestrutíveis, os veículos off road não são. Antes de sair em uma expedição, faça uma revisão completa para poupar você e seus companheiros de viagem.

Verifique todas as partes mecânicas, freios e pneus, sistema de arrefecimento, nível dos fluídos e óleo, filtro de ar, entre outras coisas. A revisão é essencial para evitar problemas durante o seu passeio.

2. Equipamentos

Antes de sair de casa, verifique a condição do estepe do seu veículo e caso haja alguma trava ou chave especial, tenha certeza que está levando consigo. Não esqueça de verificar se o triângulo de sinalização, o gancho de reboque e o macaco estão nos devidos lugares e afixados corretamente, pois o carro balança bem mais na estrada de terra.

Também é recomendado levar uma cinta de reboque e duas anilhas, equipamentos indispensáveis de resgate. Se você é novato nesse tipo de viagem, procure se informar com os mais experientes e adquirir equipamentos de qualidade.

Se for uma viagem internacional, é importante se informar sobre as regras de trânsito e equipamentos necessários para circular no país a ser visitado. Não precisamos ir muito longe, a Argentina, por exemplo, pede alguns equipamentos específicos e se você for parado pela polícia e você não os tiver, prepare o bolso para a multa.

3. Tenha um kit de primeiros socorros

Ter um kit de primeiros socorros é essencial em qualquer aventura. Ninguém espera se machucar, mas caso ocorra algum problema, é bom ter em mãos um kit de primeiros socorros. Em caso de pequenos cortes ou machucados pequenos, ele já é suficiente para resolver a questão. Em casos mais graves, ele ajuda nas primeiras ações, até o socorro chegar.

territorio amarok youtube

4. Tenha um kit de ferramentas

Mesmo fazendo uma revisão minuciosa antes da expedição, é possível problemas mecânicos no carro. Para evitar ficar muito tempo parado, tenha em mãos um kit de ferramentas para realizar pequenos consertos.

O “conserte você mesmo” só é efetivo caso tenha um bom conhecimento do que está fazendo. Se você não entende sobre veículos, pode piorar a situação e ter um prejuízo ainda maior.

5. Lave bem o seu carro

expedições 4x4

Esse é o cuidado pós-expedição que deve ser levado a sério. Apesar de a lama e barro no carro serem quase um troféu do desafio enfrentado, é importante lavar bem e retirar toda a sujeira do seu veículo. Esse cuidado evita que o barro seque e estrague partes do carro, principalmente nas rodas e motor. O mesmo vale para expedições no litoral. Não se engane, a água do mar é a pior inimiga, principalmente de componentes elétricos!

Com isso, você prolonga a vida útil do seu 4×4 e garante que nas próximas expedições ele estará pronto para cumprir os novos desafios, sem nenhum problema.

Como você pôde ver, com alguns cuidados básicos suas expedições 4×4 podem ser mais seguras e, com isso, você irá aproveitar muito mais. É importante ter em mente que, apesar de as expedições serem consideradas turismo de aventura, isso não significa que você precisa passar por dificuldades e apertos na viagem. Com as nossas dicas, suas próximas aventuras serão muito mais tranquilas.

Clique aqui e confira o vídeo com muitas dicas.

Quer continuar tendo acesso a mais conteúdos como este? Então, siga nosso perfil nas redes sociais e não perca mais nenhum dos nossos posts! Estamos no Facebook, Instagram e também no YouTube.

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-