Dicas para frenagem de emergência

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Hoje viemos oferecer dicas para a frenagem de emergência, um movimento muitas vezes necessário no dia a dia de quem está no trânsito tanto a trabalho quanto a passeio.

Quer saber um pouco melhor sobre isso e como realizar? Continue nos acompanhando abaixo e fique em segurança.

O que é a Frenagem de emergência?

A frenagem de emergência é caracterizada pelo rápido acionamento dos freios em uma situação de adversidade. Essa circunstância pode acontecer por conta de pedestres, animais, alterações na pista ou qualquer outro motivo que faça com que o motorista tenha que parar o veículo em um curto espaço de tempo.

Apesar de parecer simples, esse acionamento instantâneo e intenso do sistema de frenagem não é tão fácil quanto parece em carros que não têm o sistema de ABS — ao simplesmente pisar no pedal com muita força, pode acontecer o travamento das rodas, que eliminam a aderência do pneu com a pista, resultando em uma parada mais lenta e com maior distância.

Por isso, é essencial saber como frenar o carro de maneira emergencial e ter em mente alguns detalhes, mesmo no momento do sufoco. Abaixo, falaremos mais sobre o assunto, informando algumas dicas infalíveis para qualquer motorista. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Os riscos de uma frenagem de emergência

Apesar de parecer intuitivo, uma frenagem de emergência possui vários riscos. O primeiro deles é o travamento das rodas dianteiras que causa a perda de controle parcial (ou total) do automóvel. O que não acontece de maneira frequente na atualidade pois somente travam as rodas os veículos sem o freio ABS.

Outro fator que deve ser mencionado é que durante o travamento das rodas, o veículo ainda corre risco de perder o controle em caso de pista desnivelada, molhada ou volante virado, o que aumenta a possibilidade de outros acidentes.

Também não podemos deixar de mencionar que rodas travadas aumentam a distância de frenagem e danificam os pneus de maneira permanente, dois problemas que também prejudicam a segurança do condutor e principalmente dos pedestres. 

Por fim, deve ser informado que o uso do freio de mão é quase universalmente desaconselhado para realização (ou auxílio) de qualquer parada emergencial — isso ocorre, porque esse sistema faz com que as rodas traseiras sejam travadas, fazendo com que o descontrole do veículo aconteça sem praticamente qualquer chance de retomada.

territorio amarok youtube

Por isso, é imprescindível ter esses pontos em mente e entender como uma freada de emergência é realizada da maneira correta, que é o que falaremos em seguida.

Frenando de maneira segura

A princípio, praticamente todos os riscos acima podem ser eliminados, até certo ponto, com uma boa conduta atrás do volante. Primeiro, é preciso lembrar que as rodas somente costumam travar quando há acionamento muito intenso e praticamente instantâneo do sistema de freios.

Por isso, em situações de emergência o recomendável é que o motorista pise no freio com vigor, alivie a pressão e em seguida retome a frenagem de maneira brusca. Essa “bombada” — como é popularmente conhecida — é o suficiente para evitar que as rodas travem o que ajuda a garantir a segurança da parada do veículo e dos demais envolvidos na pista.

Apesar de parecer fácil, todo esse procedimento ocorre em questão de segundos, e, portanto, é sempre recomendável o treinamento dessa medida em locais controlados e apropriados para essa prática.

Carros com ABS não apresentam mesmo problema

Vale ressaltar que os modelos de automóveis mais atuais não apresentam o problema do travamento de rodas, caso estejam equipados com ABS. Para esses casos, basta pisar no freio com total força e firmeza para realizar a frenagem por completo.

O ABS — Anti-lock Braking System, ou sistema de freio anti-travamento — age de maneira automática para garantir a pressão adequada no sistema de freios, evitado que dessa forma o condutor perca aderência e controle do veículo.

Esse sofisticado sistema eletrônico conta com sensores e com cálculo em tempo real da velocidade de rotação de cada roda do carro, agindo, quando necessário, na modulação (ou auxílio) da força dos freios durante a frenagem.

Normalmente, veículos equipados com essa tecnologia possuem menor distância até a parada total, como no caso da Amarok, por exemplo. Contudo, vale a pena destacar que quanto maior a velocidade, maior será a distância necessária para que o carro consiga parar por completo.

Seguindo todas essas dicas e recomendações, temos certeza que você será um motorista mais capacitado para fazer uma frenagem de emergência e lidar com praticamente todo tipo de adversidade atrás do volante.

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