A indústria 4.0 automobilística: quais os impactos dela

indústria 4.0
3 minutos para ler

O termo indústria 4.0 é frequentemente usado para designar um novo pensamento tecnológico. A expressão valoriza a informação em prol da sofisticação do processo de manufatura, promovendo o conceito de fábricas sustentáveis e inteligentes.

O conceito básico do avanço é aprimorar a relação homem e máquina— embalados pela chamada Quarta Revolução Industrial. Embora não seja uma exclusividade da indústria automobilística, o ideal engloba o ramo desde o parafuso usado na menor parte da construção automotiva até chegar na manufatura do próprio carro em si.

Ficou interessado? Separamos as melhores informações para informá-lo sobre esta inovação. Continue a leitura!

Impacto na tecnologia automobilística

A utilização do que há de mais moderno em avanços procura viabilizar e facilitar os processos de uma empresa automobilística. Todos com total priorização de uma automatização eficaz.

O conceito de smart factories, ou fábricas inteligentes, visa na prática propiciar um aparelhamento para que o maquinário tenha a leitura de informações complexas. E também que abra uma rede de comunicação central, com o mínimo de intervenção humana.

Veículos 4×4

indústria 4.0

Uma das pioneiras a aderir ao modernismo da indústria 4.0, a Volkswagen, no Brasil, abriu portas para a criação de protótipos virtuais de futuras criações.

Forte investidora da indústria 4×4, com a picape Amarok como referência na categoria, a empresa alemã decola na frente para propiciar investimentos de uma automação muito mais complexa no segmento de  carros 4×4. Logo, seguir firme nessa trajetória é evitar erros em peças de consumo de maior sofisticação.

Inovações da indústria 4.0

Assim, automação e autonomia são as palavras que talvez definam este novo pensamento. Imagine que maravilha é poder programar máquinas para trabalharem sem supervisão durante um fim de semana e ver os resultados na volta ao trabalho.

A lógica passa pelo caminho de propiciar pesquisas abertas e colaboração espontânea dos avanços tecnológicos. Assim, esse é o futuro que a indústria 4.0 pretende entregar, empregando união entre pesquisadores, concorrência e entre diferentes ramos industriais em prol do avanço.

Melhorias para o dia a dia

Um dos pontos altos da indústria 4.0, que refletirá no dia a dia do consumidor, certamente é sua preocupação com a customização. Isso quer dizer que as pessoas querem, cada vez mais, que a individualização do seu desejo esteja presente nos produtos que consomem.

Se pensarmos por uma lógica que pretende viabilizar o automatismo, usando de técnicas avançadas de inteligência artificial, autonomia e controle remoto, é permitido pensar também em subcategorias que buscam viabilizar e atender particularidades do processo de construção de um veículo, por exemplo.

Como dito anteriormente, desde a concepção de um parafuso até chegarmos à complexidade de um sistema motorizado, a ideia é que a sofisticação produtiva atinja o ápice. É muito mais propício pensar em uma multiplicidade focos industriais, também no ramo automobilístico, quando as máquinas trabalham “praticamente sozinhas”.

Além de pensar no seu conforto em viagens, expedições e na paixão que compartilhamos por carros 4×4 e aventuras off road, nosso interesse sempre é o de trazer a informação.

Por isso, assine nossa newsletter aqui na lateral → para ficar por dentro de todas as nossas discussões.

Até a próxima!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-