Quais são os itens básicos de sobrevivência off road?

itens básicos off road
5 minutos para ler

A vida do aventureiro off road exige certos desafios e, como para qualquer usufruto do turismo de aventura, é preciso atentar-se às necessidades e imprevistos a serem enfrentados nas viagens.

Preparar-se para esse tipo de desafio nunca é demais. Sendo assim, separamos algumas dicas sobre os itens básicos de sobrevivência off road, em que situação os usar e o porquê você deveria colocá-los no seu planejamento. Confira!

Cinta de reboque

Usada para reboque do seu próprio carro ou de outros companheiros de aventura, a cinta de reboque é um dos itens básicos de sobrevivência off road. É preciso atentar à sua capacidade de pulsão — que varia entre 2 toneladas e 10 toneladas —, bem como o seu comprimento com opções de 3 a 10 metros. 

Anilhas ou manilhas de reboque

Existem no mercado versões mais reforçadas e mais simplistas, variando de preço dependendo da necessidade. As manilhas de reboque são equipamentos essenciais para movimentação ou manter a carga fixa.

A manilha consiste em corpo e pino roscado e podem ser encontradas em combos com a cinta de reboque ou em casas especializadas de ferramentas. Contudo, é muito importante observar a carga máxima, que não pode ser menor do que a capacidade da cinta e se o tamanho é adequado para a sua cinta e o gancho de reboque. O ideal é ter 2 ou 3 em cada veículo.

Gancho de reboque extra

Equipamento para para fixação do conjunto cinta/manilha ao veículo. Na Amarok, você encontra o gancho de reboque junto a chave de rodas, atrás do banco traseiro. Mas é sempre bom, em uma expedição off road, contar com um desses de reserva.

Kit de ferramentas básicas

Ideal para qualquer tipo de aventura, um kit de ferramentas básicos pode ser literalmente uma mão na roda quando se está longe de casa. Assim, garanta levar uma maleta com os seguintes itens:

  • alicate;
  • chave de fenda;
  • martelo;
  • fita isolante;
  • parafuso e porcas;
  • supercola;
  • lanterna.

Lanterna

Não subestime o poder de uma lanterna para esse tipo de aventura. Não dependa apenas das luzes dos faróis do seu carro, ou do fogo. É importante pensar em um kit com lanternas de maior e menor propagação para diferentes usos durante à noite ou para checar o motor em qualquer horário do dia.

Aquelas que podem ser fixadas na cabeça são ideais para a manutenção do carro ou atividades noturnas de off road. Mas não se esqueça também de pilhas extras e/ou carregador 12v para a lanterna.

Cabo para ligação direta

Um dos itens básicos de sobrevivência off road certamente é o cabo usado para ligação direta, a famosa chupeta. Ficar na mão por falta de bateria pode acontecer com todo motorista, e com o amante do off road não deve ser diferente.

territorio amarok youtube

Observe as instruções de uso deste cabo no manual do veículo, pois atualmente os carros possuem muitos equipamentos eletrônicos e o uso indevido pode prejudicar algum deles.

Compressor de ar portátil ou bomba

A calibragem dos pneus dos carros 4×4 é extremamente importante, pois dependendo do obstáculo ou terreno, deve-se alterar a pressão de ar dos pneus. É sempre bom ter um compressor de ar portátil ou de uma bomba, e um bom manômetro de ar ou calibrador para garantir a calibragem correta dos pneus.

Enxada, pá e picareta

Para encarar esse tipo de desafio é preciso sempre estar à disposição a colocar a mão na massa. Logo, para qualquer eventualidade, inclusive para a possibilidade de acampar, guarde um espaço no carro para enxadas, pás e picaretas.

Canivete, faca e facão

Do menor para o maior, é sempre bom estar de posse desses objetos cortantes. Eles podem ajudar a cortar algum obstáculo, como um galho ou até mesmo uma árvore que caiu na estrada. Enfim, para expedições em trilhas fechadas um bom machado pode ser a diferença entre prosseguir ou ter que voltar.

Prancha de desatolagem

itens básicos off road

Até carros preparados para o desafio como os 4×4 podem ter seus dias de azar e a sua limitação. É recomendável ter uma prancha de desatolagem para caso isso aconteça. Se não houver tração o suficiente para o veículo, é este item que irá salvar o seu dia.

Então, muito além do clássico kit de primeiros socorros, além de provisões com alimentos, água, remédios e produtos de higiene, é importante saber quais são os itens básicos para a sobrevivência off road.

Para essas e muitos outras dicas, fique ligado nas nossas informações sobre como organizar uma expedição off road, de modo a realizar sua próxima aventura. Entretanto, se for para outro país de carro, se informe dos equipamentos necessários. Esteja sempre seguro!

Gostou? Então siga nosso canal no YouTube, lá temos dicas incríveis!

Até logo!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-