Joaquim Egídio: confira nossas dicas de passeio na cidade

joaquim egídio
6 minutos para ler

A história e a natureza pulsa com força em Joaquim Egídio, um bucólico distrito localizado a 15 km do centro de Campinas-SP. É uma verdadeira atração para os amantes de off road, motociclismo, trilhas e muito contato com a fauna e flora.

Visitar Joaquim Egídio é visitar o passado, encontrando inúmeras ruas de paralelepípedos, antiga estação de trens, casarões conservados e observatórios municipais. Bem como infinitas trilhas e saborosos roteiros gastronômicos, tudo isso ladeado por 222km² de Área de Preservação Ambiental.

Um cantinho da natureza perto do centro de uma das maiores metrópoles do país.

A história de Joaquim Egídio

Inicialmente parte de Sousas, outro distrito de Campinas com forte apelo cultural e boêmio. Joaquim Egídio começou a surgir no final do século 18, com o início da expansão da indústria cafeeira no interior de São Paulo, bem como a criação de grandes fazendas de café.

Por exemplo, uma dessas propriedades pertenceu a Joaquim Egídio de Sousa Aranha, também responsável pela criação de importantes ramais férreos, como a estação que leva o seu nome e que hoje conta com uma réplica construída nos anos 2000.

Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira

Além disso, todas as atrações de Joaquim Egídio estão espalhadas ao longo dos 135 km Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira e que, por si só, representa um programa imperdível para quem curte pedalar, pilotar ou simplesmente pegar o carro e sair por aí.

Sendo assim, quilômetros e quilômetros repletos de verde, com visuais de tirar o fôlego e muita gastronomia.

Os patrimônios tombados de Joaquim Egídio

Quando se pensa em passear em Joaquim Egídio, os patrimônios históricos são boas pedidas para visitar e conhecer um pedaço inalterado dos séculos 18 e 19.

Patrimônios tombados ou em processo de tombamento pelo CONDEPACC de Campinas. Como por exemplo o Casarão de Joaquim Egídio, localizado na Avenida Heitor Penteado – a principal avenida do distrito – e que hoje abriga a Subprefeitura.

Além do Casarão, Joaquim Egídio possui vários outros patrimônios que contam um pouco da história do distrito e que são abertos para visitação, tais como:

  • Fazenda 3 Pedras, construída em 1871;
  • Fazenda Bonfim, na Serra das Cabras;
  • Usina Salto Grande, com 78 mil m² construído em 1905
  • Ponte Histórica do Rio Atibaia, construída no século 19 e localizado bem no começo do distrito. 
  • Traçados urbanos criados no século 19. Assim como as ruas de paralelepípedos e as calçadas das principais vias de Joaquim Egídio também são tombadas pelo CONDEPACC, tendo alto valor histórico.
  • Capela de São Joaquim, única capela do distrito, instalada do lado do Casarão de Joaquim Egídio.

Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”

Inaugurado em 1977 e também tombado pelo CONDEPACC como patrimônio histórico, o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini foi o primeiro do gênero no Brasil e é uma visita imperdível. Não somente pela possibilidade de observar os astros e estrelas, mas também por todo o seu entorno.

Está localizado no Parque Pico das Cabras. Um complexo a 1080 metros de altitude e que é uma verdadeira atração para amantes da fotografia, natureza, trilhas e esportes radicais. Assim, permitindo inclusive uma visão panorâmica de um mar de verde, montanhas e vales, e com acesso que agrada a praticantes de trilhas, caminhadas e ciclismo.

A gastronomia imperdível de Joaquim Egídio

Sobretudo um dos destaques de Joaquim Egídio é a sua gastronomia! Diversos são os restaurantes espalhados pela sua avenida principal e também ao longo da Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira.

No entanto, vários deles são abrigados em casarões antigos, e outros que proporcionam a oportunidade de comer ao ar livre, cercado de muito verde, como é o caso do Fogão Mineiro, uma comida de fazenda, com mesas externas e músicas ao vivo no almoço.

Além disso, outras opções de restaurantes são sempre recomendados pelos visitantes de Joaquim Egídio são:

  • O Rancho Vô Joaquim, montado em um ambiente rústico;
  • A Estação Marupiara, também dentro da mata e ideal para quem deseja um bom fruto do mar.
  • O Bar da Cachoeira ideal para quem procura um ambiente com clima de fazenda e deliciosa comida.
  • O Vila Paraíso, com uma experiência gastronômica incrível.
  • A Casa Belga, destaque por seus doces artesanais, dentre outras opções para todos os paladares, gostos e bolsos.

E anualmente, são realizados vários festivais que reúnem bares, cafés e restaurantes.

Vila das Artes

Localizado logo na entrada de Joaquim Egídio, a Vila das Artes funciona em todos os primeiros domingos de cada mês. Portanto se programe!

É um passeio familiar imperdível para quem curte trabalhos artesanais, sendo possível encontrar obras como cerâmicas, patchwork, roupas, bijuterias, acessórios e peças decorativas.

E, além disso, seus frequentadores encontram muitas comidas, músicas ao vivo e vista para o Rio Atibaia através de sua ponte histórica.

Inúmeras opções de trilhas

Deseja passear de quadriciclo, curtir uma trilha off road com seu jipe ou explorar a pé ou com bicicleta a natureza de Joaquim Egídio? Tudo isso é possível, são inúmeras as opções de trilhas e passeios organizados para todos os gostos e diversos níveis de dificuldades.

Ainda mais, todas as rotas são sinalizadas e, nos finais de semana, é possível encontrar diversos grupos para acompanhar e desbravar o verde que cerca o distrito. Além disso, e a segurança é grande, contando com o apoio de vigilantes da Guarda Civil Metropolitana percorrendo as trilhas de bicicletas.

Desebrave as trilhas de Joaquim

Uma das principais vantagens de Joaquim Egídio é a sua infraestrutura. Com inúmeras opções de lazer, gastronomia e opções de trilhas, você consegue montar uma rota personalizada, divertida e que potencializa o seu contato com a natureza. Assim, perfeito para fugir da rotina do dia a dia sem precisar ir longe de Campinas.

Então se você está procurando um destino próximo a São Paulo, para fugir da rotina e curtir um final de semana rodeado por natureza, cultura e deliciosos restaurantes, definitivamente Joaquim Egídio não pode ficar de fora da sua lista.

Gostou? Quer Receber nossas nostícias com exclusividade?

Clique aqui e nos envie uma mensagem no WhatsApp com seu nome!

Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-