Modo esportivo do câmbio da Amarok: o que é e como funciona?

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Depois de alguns anos do lançamento da pick-up média Amarok, de câmbio manual, a Volkswagen desenvolveu a Amarok com câmbio automático. O modelo automático conta com oito velocidades, que atuam no modo tradicional em “Drive” (D) ou no modo esportivo (S) e, se preferir, ainda permite a troca de marchas manualmente.

Além da novidade do câmbio automático, o processo contínuo do desenvolvimento do motor para aumentar a potência e torque permitiu que a nova atualização possibilite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.

O que é o modo esportivo do câmbio Amarok?

O câmbio automático da Amarok possui dois modos de evolução: o normal (D) e o modo esportivo (S). Ao acionar o modo esportivo, o câmbio reduz as marchas, ou seja, o motor vai trabalhar em giros mais altos, rotações mais altas, tendo uma aceleração mais rápida. Além disso, na frenagem, ele acionará mais o freio motor do que o normal, possibilitando maior estabilidade.

É o modo ideal para quem gosta de dirigir com mais emoção. Você pode realizar a troca pela alavanca, basta puxá-la para trás. No painel acenderá a letra “S” ao invés da “D”. Também é possível fazer as trocas entre os modos “drive”, “sport” e manual pelas aletas atrás do volante, como nos carros esportivos.

No entanto, além de transmissão automática de oito velocidades, esse câmbio permite três modos de condução: drive, esporte e manual. E associado a tração 4Motion 4×4 permanente, fazem da Amarok uma excelente escolha!

Como funciona e quais as vantagens?

O modo esportivo do câmbio Amarok tem as trocas de marchas impecáveis, que ocorrem quase de modo imperceptível. A primeira marcha é reduzida, e a oitava marcha foi configurada como “overdrive”, ou seja, o motor funciona com menor rotação em terrenos de boas condições e alta aceleração. Isso permite economia de combustível em viagens em estradas asfaltadas, por exemplo.

Assim com o motor V6, apresentado na linha 2021, Amarok V6, o câmbio no modo esportivo proporciona usar ao máximo todos os 258cv, os 59,1 kgfm de torque e a velocidade máxima de 190 Km/h.

territorio amarok youtube

Além disso, nesse modo é possível acionar a função “overboost”, apertando o acelerador até o fim, indo até 272 cv por até 10 segundos. Perfeito para ultrapassagens.

A Amarok é um veículo seguro?

A Amarok é segura tanto para o motorista e passageiros quanto para o meio ambiente. Seu Sistema ABS integrado (antitravamento de freios) também conta com uma configuração off road e é associado ao controle eletrônico de descida (HDC).

Para os aventureiros que pretendem dirigi-la fora das estradas. Em trilhas o sistema de tração 4Motion 4×4 permanente consegue decidir sozinho a tração que cada roda vai precisar em situações de pouca aderência e merece ser elogiado.

Além disso, desde sua primeira versão com câmbio automático, a Amarok conta com um filtro de partículas (DPF – diesel particulate filter), que reduz o nível de emissões de material particulado produzido pelo diesel.

Seja em aventuras na cidade, como passeios e trabalho, ou em aventuras no campo e praia, como trilhas e percursos off road, a Amarok é um veículo 4×4 que dá a sensação de estar dirigindo um sedan de luxo. Muito estável e quase sem ruídos, basta acionar o modo esportivo do câmbio, na estrada, e sentir a emoção, com muita segurança e eficiência.

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Até logo!

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