Mulheres no off road: a inserção das mulheres no fora de estrada

3 minutos para ler

As mulheres vêm ganhando espaço em diversos ambientes e atividades que antes eram em sua maioria masculinas. Esse movimento de inclusão feminina não poderia ser diferente nos esportes, inclusive nos esportes e hobbies radicais. As mulheres no off road estão mostrando que esse também pode ser um ambiente feminino.

Neste post vamos falar um pouco mais da trajetória dessa inserção feminina no off road e nesse universo do 4X4, continue conosco e saiba mais!

A importância de Jutta Kleinschmid

Jutta Kleinschmid é uma pilota alemã, nascida em 1962. Ela começou sua carreira nas motos, mas depois de alguns anos a paixão pelos carros falou mais alto. Em 1997, ela foi a primeira mulher a vencer uma etapa de rally.

Em 1999, fez história em um dos maiores rallys do mundo, o Paris-Dakar, sendo a primeira mulher a ter subido no pódio da competição (em terceiro lugar). Em 2001, marcou história novamente: foi a primeira, e por enquanto, única mulher a vencer o Rally Paris-Dakar, na categoria carros, correndo pela equipe Volkswagen.

Jutta abriu as portas para muitas outras mulheres que são apaixonadas por carros e pelo esporte a participarem do Dakar e de competições mundiais, mas nenhuma ainda foi tão longe quanto Jutta.

Barreiras a serem vencidas

Ambientes como competições esportivas, com carros e motos ainda tem o público predominantemente masculino. Ainda existem empecilhos que prejudicam a inserção das mulheres no off road. Mas este cenário vem mudando.

O que ocorre é que antigamente a presença feminina não era muito comum e assídua no ambiente off road.

Esse é um cenário que deve ser mudado, para que elas façam parte do mundo de aventuras que o off road proporciona.

Mulheres no off road

O off road é um universo repleto de desafios. Dependendo da trilha ou competição, não há nenhuma estrutura de segurança, como no caso da transamazônica challenge. Porém, as mulheres mostraram que estão dispostas a correr esses riscos em busca de uma aventura.

Apesar de haver uma predominância masculina, o off road não é um esporte exclusivo para homens. Prova disso é que no em maio de 2019 aconteceu a 1ª Trilha do Batom, na cidade de Itapeva, uma trilha restrita para mulheres, com um trajeto voltado para elas, onde homens não poderiam nem conduzir nem acompanhar.

Eventos como esse são uma forma de trazer cada vez mais figuras femininas para o mundo do off road e, quem sabe, uma nova Jutta Kleinschmid não apareça nas competições brasileiras?

Mulheres também curtem dirigir carros grandes, gostam de se aventurar, fazer trilhas e alimentar a sua paixão. Elas devem se permitir a viver o esporte em trilhas e eventos que acontecem durante o ano inteiro.

Mulheres e Território Amarok

Aqui no Território Amarok as mulheres são mais que bem vindas. Em nossos cursos sempre temos muitas aventureiras que participam de todas as atividades. Afinal off road é para todos!

Além disso, o off road é uma modalidade que cresce cada vez mais no Brasil, e novos eventos são criados todo ano para que seja, cada vez mais, um esporte igualitário.

Continue nos acompanhando e se inscreva em nosso canal no Youtube

territorio amarok youtube
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-