O que é off road e como se aventurar nessa modalidade?

6 minutos para ler

Com maior ou menor proximidade, você certamente já ouviu falar da prática off road e faz ao menos uma mínima ideia do que a define, e do básico para começar, certo? Mas você sabe dizer algo a respeito das diversas modalidades de competições, quais veículos podem participar e do que você precisa para se aventurar nesse mundo?

Trazemos um panorama sobre essa prática neste artigo e falaremos um pouco de tudo que você precisa saber sobre esse universo tão desafiador. Aventure-se com a gente!

Afinal o que é o off road?

Derivado do termo em inglês, em que a tradução literal significa “fora de estrada”, o off road pode ir muito além do seu significado. Embora seja muito usado para designar qualquer prática realizada fora da pavimentação e frequentemente em lugares de difícil acesso, veículos com apelo de aventura nem sempre tem as características reais que uma aventura dessa natureza exige.

De qualquer forma, desde os maiores entusiastas até os iniciantes da prática, o sentido que parece unir todos os adeptos é a liberdade e os desafios que esse mundo oferece. Para cada atividade, existe um mínimo de exigência. Para competições profissionais, por exemplo, talvez seja necessário que o seu carro apresente uma composição de materiais mais sofisticada que as vindas de fábrica, mas nem sempre.

Nessa tônica, é possível que o aficionado por aventura se interesse tanto quanto prática de diversão nos fins de semana como para a adesão de competições espalhadas pelo mundo. Acompanhe conosco!

Quais os veículos utilizados?

Nas competições e na prática do off road, normalmente as categorias variam entre carros e caminhonetes, motocicletas, caminhões e o UTV — esse último sendo o mais peculiar, um veículo multitarefa, também chamado de Side-by-side, com funcionamento e estrutura similar a dos quadriciclos.

Importante ressaltar mais uma vez, porém, que há diferenças e muitas regras que separam conceitualmente as competições profissionais da prática amadora. Durante as expedições de fim de semana, o condutor deve contar com vários itens que o ajudarão a superar os desafios da estrada, mas é ele que define essa rota.

É possível, portanto, treinar o seu desempenho e almejar voos mais altos. Veículos robustos off road, como a VW Amarok, estão disponíveis no mercado e promovem desempenhos surpreendentes, mas a realidade das competições exige certo grau de complexidade de todo o aparato automotivo e a chave é fazer melhorias do que já nasceu preparado para o desafio.

Quais os tipos de competições e modalidades?

Orientada principalmente por categorias que englobam os veículos citados, as competições se multiplicam pelo mundo. A nível nacional, o mais famoso — e um dos maiores do planeta — fica a cabo do Rally dos Sertões. Também há destaque para o Rally Paris-Dakar — considerado o mais famoso e desafiador de todos.

Tratando-se das modalidades, as variações são imensas, mas algumas das mais praticadas incluem o rally cross country, o de regularidade e o rally de velocidade. Confira mais especificamente abaixo.

Cross country

Talvez a modalidade mais desafiadora de todas, o cross country é um verdadeiro teste de resistência para máquina e motorista. Funcionando nesses moldes, o objetivo é superar obstáculos naturais e, por esse motivo, ele exige os carros mais robustos possíveis. Concluir o circuito completo desse desafio já é, sem dúvidas, uma vitória.

Rally de velocidade

Se estamos falando de velocidade, o objetivo é claro: vence quem chega primeiro. Assim como todas as modalidades, itens de segurança como capacetes, macacões e luvas são obrigatórios e merecem atenção especial nesse quesito devido ao grau do desafio. É um tipo de prova absolutamente competitiva, em que é recomendável estar-se ao menos um nível acima dos amadores.

Rally de regularidade

Se antes estávamos falando de velocidade, o ideal nessa modalidade é a precisão. Aos competidores é fornecido uma planilha da competição e deve-se seguir à risca as informações detalhadas.

Para muitos, é a porta de entrada do rally. Ao contrário das outras modalidades apresentadas, os carros presentes nesse tipo de prática não necessitam de tantos ajustes quanto as anteriores.

O que é preciso para entrar de cabeça no mundo off road?

Se a sua cabeça está voltada ou não para as competições profissionais, é sempre preciso começar de algum modo. Para além do investimento em um veículo off road, é indispensável planejar seus próximos passos estudando a trilha e os desafios a serem encarados fora de estrada, bem como fazer a manutenção constante do seu automóvel, principalmente antes da prática.

Saiba lidar com os obstáculos e imprevistos

No topo da lista, claro, é importante que você esteja a bordo de um legítimo carro off road, preferencialmente um com tração nas quatro rodas e que conte também com a robustez digna deste tipo de aventura.

Entenda que ao enfrentar um mundo de desafios, é preciso estar sempre preparado para ocorrências como atolamento, derrapagens e resistência para aclives e declives — onde o 4×4 se destaca com as suas características projetadas para a prática.

Porém, mais do que isso, é importante saber quais são os itens básicos de sobrevivência para uma aventura off road. Nunca saia por aí sem uma prancha de desatolamento ou sem cintas de reboque, por exemplo. É com a posse desse tipo de equipamento, que você nunca ficará na mão.

Se beneficie das tecnologias

Não vá se meter mundão afora sem a proteção das novas tecnologias. Lado a lado com kits de primeiros socorros e outros itens de sobrevivência, existe aquele que o ajudará a definir rotas e saídas: o bom e velho GPS.

Por fim, se você está interessado em aderir a esse espírito de aventura off road, a começar a dar as primeiras voltas fora de estrada e encarar os seus primeiros obstáculos, talvez seja importante dar o primeiro passo cursando atividades ministradas por especialistas ou investindo em várias expedições que a Território Amarok tem a oferecer.

Se a ideia já faz você querer meter o pé na estrada, acesse agora mesmo o nosso site e se inteire a respeito de cursos 4×4 e expedições oferecidas por nossos profissionais. Até breve!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-