Cavernas do Brasil: você já conhece Apiaí e o PETAR?

cavernas do brasil
4 minutos para ler

Localizada na região do Alto do Ribeira em São Paulo, há 320km da capital paulista, Apiaí é um desses destinos que deveriam entrar para a lista de qualquer aventureiro. Essa é uma das localidades mais procuradas por quem está a fim de conhecer as mais fantásticas cavernas do Brasil.

O destino atrai todo tipo de amante da natureza e do off road. Isso se deve às cavernas, grutas e cachoeiras da região, além da forte preservação da Mata Atlântica nos arredores.

Como se não bastasse, na região fica localizado o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira — o PETAR, que guarda e protege as cavernas da região.

Venha conosco para essa viagem por Apiaí!

A cidade de Apiaí

Porta de entrada do PETAR, Apiaí abriga também o Parque Municipal Morro do Ouro, onde o viajante pode se aventurar pelas trilhas e minas de ouro desativadas. Além disso, a cidade é famosa por sua tradição de artesanato em argila que pode ser encontrado em torno da vila homônima à cidade.

A Associação do Vale do Ribeira que engloba os artesãos da área, ajuda a perpetuar cultura e tradição, disponibilizando postos de compra dos materiais — um deles, a moringa tripé, que virou símbolo da cidade.

As cavernas de Apiaí

A fama que precede a cidade cria raízes por abrigar algumas das mais famosas cavernas do Brasil. Assim, elas representam uma contribuição importante para o turismo de aventura e um tipo de ecoturismo bastante específico, do qual a cidade Apiaí e o próprio PETAR se capacitaram ao longo de anos para receber os visitantes da melhor forma possível.

Caverna de Santana

cavernas do brasil

Localizada em um dos municípios que entregam o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira, Iporanga. A Caverna de Santana é um destino de trilhas descomplicadas e um contato inimaginável com a natureza em seu estado mais puro.

A caverna passou por um longo processo de mapeamento de especialistas antes de ser aberta para o turismo. Desta maneira, representa na prática uma ação direta para a preservação e passeios guiados para os visitantes.

Caverna do Alambari

Destino imperdível da região de Apiaí, a Caverna do Alambari recebe o nome do rio que a corta. O mapeamento feito no local revelou ter 890 metros de desenvolvimento e 32 de desnível. É importante apontar que a caverna tem duas saídas, sendo que uma delas atravessa o morro onde se localiza.

Caverna do Morro Preto

Também localizada em Iporanga sob a tutela do PETAR, A Caverna do Morro Preto certamente entra para o ranking dos destinos turísticos mais atrativos na procura pelas cavernas do Brasil.

Seu acesso é pelo Núcleo do Santana e representa a melhor opção para quem não quer se molhar no trajeto, pois o local apresenta um caráter climático seco, ao contrário da maioria.

Caverna do Diabo

Não deixe que o nome te amedronte pois o destino é imperdível. A Caverna do Diabo tem inclusive seu próprio parque, contando com duas cachoeiras e um restaurante no local. Perfeito para um passeio em família.

Enfim, a caverna possui uma extensão de 6km, sendo 600 metros deles disponíveis para visitação. A estrada que leva ao local apresenta desafios. Dentre todas as cavernas abertas a visitação do PETAR, esta é a que possui mais estrutura, como iluminação, pontes, escadas, e é a mais famosa dentre os turistas. Assim, um passeio muito interessante para todas as idades.

O Parque Nacional divide três municípios aos cuidados do PETAR: Iporanga, Eldorado e Barra do Turvo.

Ficou interessado em conhecer o destino que engloba algumas das mais interessantes cavernas do Brasil?

Então visite nosso canal no YouTube e confira nossas aventuras por esse Brasil afora!

Até logo!


Você também pode gostar

4 thoughts on “Cavernas do Brasil: você já conhece Apiaí e o PETAR?

Deixe um comentário

-