Passeio 4×4: 4 razões para você realizar uma expedição

passeio 4x4
6 minutos para ler

É difícil descrever os prazeres de realizar um passeio 4×4. O que se pode garantir é o seguinte: quem já participou, recomenda, e quem ainda não participou, não sabe o que está perdendo!

A cada expedição, os aventureiros saem com novas histórias incríveis para contar, sem falar no nível de adrenalina e endorfina, que vai lá para cima! Além disso, esse tipo de passeio permite conviver com amigos e a família, conhecer paisagens espetaculares, explorar a natureza e viver momentos de muita emoção.

Quer conhecer mais a respeito das experiências positivas e dos benefícios que uma expedição a bordo de um 4×4 podem trazer? Pise fundo e siga em frente com a leitura!

1. Sentir o prazer da liberação de adrenalina e endorfina

passeio 4x4

Dois dos hormônios mais conhecidos pelo grande público e diretamente relacionados a atividades físicas, a adrenalina e a endorfina estão ligadas a práticas radicais, como participar de expedições off road a bordo de um 4×4.

Enquanto a adrenalina é produzida logo acima dos rins e ajuda o organismo a se preparar para situações de intenso esforço físico, a endorfina é responsável pela sensação de prazer após a realização de exercícios.

Durante uma trilha, os hormônios agem em conjunto no corpo, deixando os aventureiros fisicamente preparados para superar os obstáculos do caminho (trabalho feito com apoio da adrenalina) e mentalmente concentrados para atravessar o percurso (resultado da ação da endorfina).

Então, no final, a sensação de ter superado o desafio e o alívio de poder relaxar após momentos de tensão e esforço físico recompensam os participantes da expedição, que se sentem realizados com a atividade concluída — e, em muitos casos, já querendo repetir a dose o mais rapidamente possível!

2. Fazer novas amizades

Ao participar de uma trilha off road, o que não falta é gente com os mesmos interesses em comum. Afinal, quem vai a uma expedição já tem, no mínimo, uma atividade que gosta de realizar que é igual à dos outros aventureiros.

É por isso que, a bordo de um 4×4, enquanto superam obstáculos em parceria, desbravam a natureza e conhecem novos lugares, as pessoas têm a oportunidade de fazer amizades. E tem coisa mais importante do que isso?

Pesquisadores já descobriram, há quase um século, que não é o dinheiro, a alimentação ou a genética que fazem a grande diferença na saúde de uma pessoa, e sim o bom relacionamento que ela tem com outros indivíduos.

Por isso, aproveitar a oportunidade de participar de um passeio 4×4 é também dar uma chance ao cultivo de relações, à possibilidade de fazer amigos e viver, juntos, novas aventuras a cada dia. A saúde agradece!

3. Promover a convivência em família

passeio 4x4

Na correria do dia a dia, em que o pai e a mãe estão ocupados com o trabalho, os filhos estão envolvidos em mil atividades — que vão da escola à prática esportiva e cursos de idiomas, entre outros — e o convívio com os avós, tios e primos fica cada vez mais restrito a datas comemorativas, um passeio 4×4 se torna mais uma oportunidade para reunir a família.

Se não couber todo mundo em um único carro, não tem problema. Durante as paradas para um piquenique, para apreciar a natureza ou outras atividades que possam ocorrer em paralelo à expedição, há bastante tempo para a família interagir em um passeio off road. Além disso, sempre é possível instalar sistemas de rádio nos veículos para manter a comunicação constante, mesmo em áreas onde o sinal de internet não é tão forte e o celular não funcione.

Em expedições mais longas, todos podem acampar ou se hospedar juntos, o que também promove união e integração entre os membros da família. Só não pode deixar ninguém de lado, pois todos podem curtir essa aventura juntos!

4. Conhecer lugares com natureza diversificada

O contato com a natureza é um dos grandes atrativos de passeios 4×4. As trilhas off road possibilitam a pessoas que vivem enclausuradas nas grandes cidades a chance de conhecer lugares tranquilos, repletos de belas paisagens.

O Brasil é um país rico em trilhas off road. Confira alguns dos melhores lugares para fazer esse tipo de expedição.

Parque Estadual do Jalapão

O parque estadual localizado no Tocantins permite realizar trilhas de tirar o fôlego e, ainda, curtir as belezas naturais como o cânion Sussuapara, a Cachoeira da Formiga, o Morro Vermelho e muitas outras.

Lençóis Maranhenses

Para quem aprecia o litoral brasileiro, especialmente na região Nordeste, nada melhor do que fazer uma trilha no Maranhão, com seu território que inclui dunas, mangues, praias, restingas e lagoas. Bem como águas cristalinas com seu azul único são uma recompensa e tanto para os olhos dos trilheiros.

Natal

O Nordeste brasileiro ainda reserva outras surpresas aos aventureiros de plantão. Em expedições que passam por dentro das praias do litoral do Rio Grande do Norte, repleto de aclives e declives, é possível curtir a paisagem incrível das praias de Genipabu, Maracajaú, Muriú, além da Barra de Tabatinga e da Barreira do Inferno.

Serra da Canastra

Em Minas Gerais, há uma série de trilhas famosas para quem é apaixonado por expedições 4×4. Por exemplo, na Serra da Canastra, o aventureiro encontra trilhas radicais com riachos, rochas e morros, conhece as belas cachoeiras locais, a rota do queijo e até um safári.

Razões não faltam para curtir um belo passeio 4×4 com os amigos ou a família. Porém, alguns cuidados são essenciais antes de pegar a trilha off road. Confira:

  • tenha cuidado na escolha da trilha a ser percorrida. Esteja seguro de que o local oferece condições de ser explorado e que há estrutura para o passeio;
  • leve o seu veículo para uma revisão completa antes de sair para a expedição. Ficar parado no meio do nada pode ser perigoso e, se estiver em grupo, pode atrapalhar o passeio de toda a turma;
  • programe-se para a duração do passeio. Há expedições off road que podem ser de apenas um dia, enquanto outras podem durar até duas semanas.

Então, para saber mais a respeito desse tipo de expedição, entre em contato conosco. Nós oferecemos a experiência de proporcionar um passeio 4×4 com toda a segurança e conforto, em diversos locais do país.

Enfim, gostou das dicas? Nos acompanhe no Facebook!

Até mais! 


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-