Como evitar problemas mecânicos na estrada? A importância da revisão do carro

problemas mecânicos
4 minutos para ler

Problemas mecânicos são uma verdadeira dor de cabeça e um pesadelo para muitos motoristas. Porém, é possível evitar uma série deles, principalmente nos piores momentos, ou seja, ao pegar uma estrada para aquela viagem em família ou naquelas épocas em que você mais precisa do carro.

Para que você evite os problemas mecânicos, vamos trazer alguns conceitos bem interessantes, mostrar porque as revisões são tão importantes e muito mais!

O que é manutenção preventiva e qual a sua importância?

Praticamente todo dono de carro faz a mesma coisa: aguarda algo quebrar e procura uma oficina para resolver o problema. Em certas ocasiões isso pode até funcionar. Mas e se dissermos que levar o veículo a um especialista antes de o problema acontecer pode ser uma opção melhor, inclusive mais barata? É sério!

Esse é justamente o conceito da manutenção preventiva, ou seja, não esperar o problema acontecer. Antes de quebrar, é comum o carro apresentar alguns sinais de que algo está errado. Ao levar o veículo para revisões periódicas, a falha é facilmente detectada e corrigida antes que piore. Como isso ajuda a economizar?

Itens da suspensão, por exemplo, têm o seu desgaste relacionado uns com os outros. Isso quer dizer que uma falha no amortecedor pode reduzir a vida útil dos pneus, coxins, pivôs e várias outras peças. Ao resolver o problema no início, é possível evitar que esses componentes também precisem ser trocados, reduzindo os custos.

Por que as revisões são fundamentais para evitar problemas mecânicos?

Se um carro quebrado na cidade já pode ser algo perigoso e estressante, imagine na estrada. Já pensou ficar parado no meio do caminho durante uma viagem mais longa? Seja o carro 4×4, 4×2 ou um simples veículo de passeio, as revisões evitam muitos problemas e garantem a segurança. O controle automático de descida, por exemplo, precisa funcionar muito bem.

territorio amarok youtube

Quer ver um exemplo prático? Um dos maiores problemas mecânicos que costuma acontecer em viagens é o superaquecimento do motor e isso pode ser facilmente evitado. Antes de viajar, verifique se o líquido do radiador está no nível, bem como o óleo do motor. Eles são os principais causadores dessa falha.

Panes elétricas também são um grande problema e podem até causar acidentes, principalmente em estradas. Uma luz de freio com defeito pode ser suficiente para que outro motorista não perceba que você reduziu a velocidade. Sempre que for viajar, leve o carro para uma revisão e verifique itens como suspensão, pneus, direção e freios, além dos já mencionados.

Quais são os benefícios de sempre manter o carro em bom estado?

Além da economia com manutenção e a queda no número de problemas mecânicos, as revisões garantem que as peças estejam em bom estado, trazem mais segurança e até mesmo uma redução no consumo de combustível. Veículo revisado também costuma ser mais bem avaliado na hora da revenda, o que pode ajudar bastante na hora de trocar e comprar o seu 4×4.

Como você viu, as revisões são fundamentais para manter a segurança ao dirigir e ainda reduzem as chances de problemas mecânicos durante viagens mais longas. Além disso, praticar a manutenção preventiva pode ajudar a economizar e valorizar o seu carro. Ponha em prática o que aprendeu hoje e aproveite belas paisagens com sua família.

Gostou das nossas dicas? Então, fique de olho em nossa página no Instagram!

Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-