Por que a rádio comunicação é tão importante no off road?

rádio comunicação
6 minutos para ler

Há algum tempo os telefones celulares se tornaram um meio de comunicação mais que essencial na vida de todos. Parece uma solução perfeita para todos os momentos, não é mesmo?!

Mas na hora de viajar para um destino no interior, talvez uma expedição off road, e lá não há cobertura de telefonia móvel. O que fazer? Como se preparar para esse tipo de adversidade?

É aí que entra a rádio comunicação e a sua importância no universo off road.

Continue a leitura e descubra mais sobre essa fermenta tão importante!

O que é a rádio comunicação?

Você já deve ter ouvido falar de rádio comunicação alguma vez na vida, principalmente porque antigamente antes da entrada USB e do sistema de Bluetooth nos veículos e dos aplicativos de celular, o rádio era uma forma de entretenimento e de informação era o rádio.

Você deveria ter uma rádio preferida para ouvir música, ou para se informar sobre as principais notícias, ou até mesmo para informações sobre o trânsito, certo?

Quem nunca ouviu o famoso programa de rádio “Voz do Brasil”?

No entanto, quando falamos de rádio e rádio comunicação, precisamos pensar de forma ampla, uma vez que rádio não se trata apenas desse equipamento instalado no veículo – que hoje evoluiu para as centrais multimídias, e sim um equipamento muito mais complexo.

O rádio é um sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço​. Ele é utilizado para fins diversos como: televisão, rádio, aviação, transporte etc.

Portanto, a rádio comunicação nada mais é que um termo genérico utilizado para definir o meio de comunicação via rádio, podendo ser de dados ou de voz​.

O que é frequência?

Para entender sobre a rádio comunicação, é importante começar pela rádio frequência.

Os sinais de rádio frequência são sinais de alta frequência que se propagam por um condutor de cobre e são irradiados no ar através de uma antena​. Aquelas antenas que vemos espalhadas pela cidade ou em cima dos prédios.

O que antena faz é converter um sinal cabeado​ em um sinal wireless e vice-versa​. Dessa forma o sinal é transmitido de um lugar ao outro. A rádio frequência é irradiada no ar livre​ na forma de ondas de rádio e se propagam ​em linha reta em todas as direções.

Para entender um pouco melhor você deve imaginar essas ondas como círculos concêntricos que vão aumentando seu raio à medida que se afastam da antena. Como se fosse uma onda de frequência que conforme libera sinal vai atingindo as antenas com maior distância.

Se você pegar um recipiente, encher de água e jogar uma pedra bem no meio, ao entrar em contato com a água, a pedra irá propagar ondas ao seu redor, como na foto ao abaixo.

Todo sinal que se propaga em um meio sofre uma perda na sua amplitude (potência) à medida que percorre esse meio. Logo, quanto mais distante do local onde foi emitido o sinal, mais fraco ele chegará.

A rádio frequência está muito presente em nosso dia a dia. Por exemplo, no sinal da TV, no sinal emitido pelo controle remoto da TV, no sinal de Wi-Fi, e até mesmo em um exame de raio X.

Bom, entendemos que a frequência está por traz do funcionamento da rádio comunicação. Mas como ela está presente no mundo off road?

A comunicação via rádio

Lembra quando mencionamos sobre uma viagem para um destino sem sinal de celular lá no início deste texto? Então, é aí que entra a rádio comunicação.

Para o sucesso de uma viagem ou aventura off road, a comunicação é primordial. Se você estiver em um comboio, como irá se comunicar com os outros veículos? Ou se precisar de ajuda, como você irá receber informações claras?

Logo, o rádio é um equipamento essencial. E se você costuma viajar sempre, é um investimento muito importante para garantir a segurança do passeio, bem como adquirir um GPS.

No vídeo abaixo falamos sobre como utilizar a rádio comunicação e quais os modelos de rádios nós utilizamos.


Modelos de rádios comunicadores

Basicamente quando falamos de modelos de rádios comunicadores para off road, temos duas opções: portátil e o base.

Rádio HT

Do inglês – handheld transceiver, o modelo HT é um rádio portátil.

Este modelo facilita a comunicação em movimento, pois você pode carregá-lo consigo em uma trilha ou como muitas pessoas utilizam, em eventos e até mesmo em uma viagem em comboio. No entanto seu alcance é mais limitado.

É fácil de ser adquirido e o valor do investimento varia de acordo com as marcas, mas um de uma boa qualidade e durabilidade custa em torno de R$1.000.

É importante lembrar de conferir se o rádio vem com carregador e é interessante adquirir pelo menos uma bateria extra, já que esse modelo precisa ser carregado e quanto mais você falar, mais bateria consumirá.

Rádio base

Já o rádio base é o um modelo de rádio que precisa ser afixado no veículo, pois precisa estar conectado com a bateria do carro e a uma antena externa para funcionar. Seu alcance é bem maior do que o sinal do modelo HT. A desvantagem é que ele não é portátil.

Também é fácil de ser adquirido, porém recomendamos que você pesquise bem as especificações antes de adquirir um, pois é um modelo mais caro e complexo. Já para a instalação, como ele é ligado diretamente na bateria, procure um profissional para que ele instale corretamente.

Mas como escolher o seu rádio comunicador? Esse é um assunto que vamos abordar nos próximos posts, fique ligado!

Já se inscreveu em nosso canal no YouTube? Dá uma olhada quantos vídeos legais temos por lá.

Gostou do artigo ou tem alguma sugestão? Conta para nós aqui nos comentários, sua opinião é muito importante.

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-