Como fazer um resgate off-road com segurança

resgate-off-road
6 minutos para ler

Rebocar ou ser rebocado, eis a questão.

Durante uma aventura off road, ao explorar caminhos difíceis e terrenos de baixa aderência, é comum acabar atolado ou preso a um local a bordo de seu 4×4. Mas e aí? Fique tranquilo, trazemos dicas bem importantes para você

Amigos estão sempre prontos a ajudar nas trilhas. Mas nem sempre essa disposição pode ajudar de fato. Porém, muitas vezes podem até piorar a situação ou mesmo causar prejuízos desagradáveis.

Precisa ser rebocado, mas não sabe como fazer um resgate off road com segurança? Então continue a leitura e confira nossas dicas.

A comunicação é imprescindível durante o resgate off road

Digamos que o principal mandamento do off road é: Nunca embarque em uma aventura off road sozinho! Se você tem pouca experiência, procure sempre a companhia de pessoas mais experientes. E nunca vá apenas com um veículo.

Há muito o que aprender e aproveitar. Mas transformar seu fim de semana em um pesadelo é fácil. A boa comunicação entre os participantes da trilha é fundamental.

– “Aqui na frente é mole!”-  pode significar duas coisas totalmente opostas.

Dez pessoas querendo ajudar ao mesmo tempo certamente vão confundir o “encalhado”. Se for seu caso, escolha aquele que julgar experiente o suficiente para seguir as orientações. Os demais, delete.

Sendo assim, se for você o escolhido para ajudar, saiba que acabou de receber uma incumbência de muita responsabilidade. Muitas amizades acabaram assim, outras fortaleceram. Se não se achar apto, delegue a função para outro.

A principal preocupação deve ser com a segurança

Sem pânico e sem gritaria. Um bando de gente gritando demonstra falta de controle da situação e aumenta a insegurança dos acidentados, além de criar confusão durante o resgate off road.

Pessoas são mais importantes que qualquer carro. Primeiro avalie a situação e peça para que os passageiros saiam do veículo se a situação for de risco.

Falo por experiência própria. Uma vez, durante uma aventura off road, um dos carros do comboio escorregou na lama e ficou pendurado em uma ribanceira. Primeiramente, o primeiro passo é amarrar rápida e seguramente o carro em algo firme. De forma que não despenque de vez e tirar todos de dentro do veículo.

Mesmo que a situação não seja tão dramática, certamente o próprio motorista se sentirá melhor com seus acompanhantes fora do carro durante a operação.

Equipamentos são extremamente importantes

Antes de sair para qualquer aventura off road, certifique-se que está equipado com equipamentos adequados. Além disso, veículos 4×4 devem ter seus pontos de ancoragem reforçados e em locais de fácil acesso. Confira antes de sair de casa e já instale o gancho.

Para um resgate off road com segurança, outros equipamentos comuns e necessários são: cintas de reboque, anilhas, guincho elétrico e patescas. Além de um bom par de botas, bem como uma boa pá e enxada. Clique aqui e confira uma lista com os principais itens de sobrevivência no off road.

É importante deixar os equipamentos em locai de fácil acesso. Porém não esqueça de prendê-los, por uma questão de segurança. Durante trilhas é bem comum que o veículo chacoalhe, e com isso os equipamentos podem se mover.

Uma atitude comum é o motorista querer sair com o carro de qualquer jeito, inconformado com o atolamento. No entanto, o sucesso não é garantido e pode piorar ainda mais a situação. É recomendado sair de seu carro, e já providenciado o engate da cinta, antes de esperar que alguém o faça.

Mas você que está auxiliando no resgate off road: cuidado para não atolar também! Aí, o trabalho será dobrado.

Observe antes de agir

Durante o resgate off road, principalmente se for em um atoleiro, é muito comum o motorista tentar ajudar companheiro amarrando a cinta sem observar o tipo de terreno que há embaixo de seu próprio carro. Se o terreno for similar ao que deixou o companheiro atolar, certamente o próximo será você.

Nesse caso, busque um terreno mais firme ou seco, aumente a distância do carro atolado com mais de uma cinta, observe bem o posicionamento de ambos e a seguridade das emendas.

Técnicas para um resgate off road com segurança

Puxar com suavidade ou com um “tranco”? Se você já buscou um terreno firme para o reboque, observe se há aderência suficiente para a tração. Mas se o terreno não permite opção, a solução é o chamado “tranco”.

Essa técnica conhecida como “tranco” durante um resgate off road, consiste em afrouxar a cinta de reboque por alguns metros e esticá-la repentinamente causando um tranco abrupto nos veículos.

Desta forma, o resgate funciona como um martelete utilizando o movimento e sua massa para praticamente desentocar o outro veículo encalhado, facilitando sua saída.

Esse procedimento é bastante violento e exige cuidados extremos de segurança. As cintas de reboque devem ser resistentes o suficiente para não arrebentarem, assim como os pontos de ancoragem do veículo.

Durante qualquer resgate off road, as pessoas devem se afastar da operação. A cinta de reboque funciona como um estilingue e, caso arrebente pode causar sérios danos e ser até um acidente grave.

É possível minimizar esse perigo colocando-se uma manta, tapete ou outro tipo de amortizador de impacto sobre ou enrolado na cinta entre os carros.

Verifique a posição das rodas

No momento do resgate off road, as rodas dianteiras do veículo devem, sempre que possível, ser direcionadas no sentido do veículo de resgate. Ajudando, dessa forma seu trabalho de reboque.

Essa posição, mais o auxílio de sua própria tração, tornará o esforço menor e com mais sucesso. Se seu carro já está atolado, a aceleração exagerada não ajudará em nada. Acelere o suficiente para ajudar o seu resgate e ao carro sair da inércia sem cavoucar o chão ainda mais.

Enfim, atolar é preciso, e um excelente aprendizado. Seja você novato no off road ou não. Essa situação pode acontecer a qualquer momento. No entanto, a experiência traz a tranquilidade necessária para se sair bem nesses momentos inesperados. Não se prive dela.

Além disso, participar de um curso 4×4 e a aprender mais sobre técnicas, equipamentos e colocar em prática sob a supervisão de uma equipe experiente, te ajudará a enfrentar os desafios do off-road.

Sua Amarok estará sempre pronta a te auxiliar nas mais inesperadas situações do off road, bem como um resgate.

Então aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube para conferir nossas dicas e ficar por dentro de nossas novidades.

Aproveite!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-