Roteiro off road em São Paulo: repleto de história e cultura

roteiro off road
6 minutos para ler

Um dos roteiros off road mais legais para fazer a bordo de seu 4×4 é a Estrada dos Tropeiros. Passeio ideal para àqueles que moram nas regiões entre São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas.

Confira este destino imperdível para quem curte uma boa aventura off road!

O que você precisa saber antes de ir

A estrada possui 133km/h de extensão e foi a primeira a conectar São Paulo ao Rio de Janeiro. Além disso, protagonizou diversas passagens históricas importantes que ainda se mostram presentes em sua arquitetura e costumes.

Para quem gosta de natureza, é ladeada por um rico ecossistema encantador, que sai do Vale do Paraíba e chega até o litoral atravessando a linda Serra da Bocaina.

roteiro off road

Surgiu em 1775 e 1778, destinado ao ciclo do Ouro e foi de grande serventia mais tarde durante o nosso glorioso ciclo do café. Na época, houve necessidade do aval dos fazendeiros dessa região para que a coroa brasileira conseguisse alguns empréstimos internacionais importantes na época. Areias, pioneira na exportação do café, chegou a produzir safras de 100 mil arrobas, o que, ainda hoje, é excepcional.

A construção do trajeto foi feito sobre uma trilha indígena, pois começou a ser utilizada para levar o chamado “quinto dos infernos”, imposto cobrado pela coroa sobre as riquezas achadas em nosso interior.

Além disso, o caminho ficou conhecido pela travessia a cavalo que D. Pedro I realizou em 1822, indo á São Paulo, onde proclamou nossa independência. Na época, o trajeto chamava-se Caminho Novo da Piedade, uma das estradas reais.

História que se vive a cada quilometro.

Como chegar e atrações próximas

O acesso a Estrada dos Tropeiros pode ser feito pela Via Dutra, entre as cidades de Lorena e Queluz. É onde se encontra os municípios de Silveiras, Areias e São Jose do Barreiro. E, também, Arapeí e Bananal.

Estas cidades dispõem de diversas construções históricas, muitas delas ainda muito bem preservadas. O casario colonial das cidades, por exemplo, revelam a importância da região no século XIX. Lá, você pode visitar fazendas centenárias, desfrutar de uma excelente culinária regional e outros produtos artesanais, como a pinga de alambiques tradicionais da roça.

Destinos imperdíveis deste roteiro off road

Na cidade de Silveiras, existe não só um restaurante de comidas típicas, mas também o Museu do Tropeiro que vale a pena ser visitado. Já em Areias, encontra-se a antiga Casa da Câmara e Cadeia e atual Casa da Cultura, onde está exposto um imenso acervo de marcos históricos, como antigo Fórum, local onde o escritor Monteiro Lobato deu início a sua carreira.

Outras atrações da charmosa cidade de Areias são a Igreja Matriz Senhora Sant’Ana, o Hotel Solar Imperial, erguido em 1798 que serviu de repouso para Dom Pedro I, a Casa do artesão. E, ainda, o prédio da prefeitura e da escola Barão da Bocaina, todos dignos de serem vistos.

roteiro off road

Em direção a São José do Barreiro, acha-se mais um marco histórico a ser visitado, o Mirante da Revolução Constitucionalista de 1932, ponto turístico histórico importante na região.

Além disso, mais à frente encontra-se a Fazenda Pau Dálho, uma outra viagem no tempo. Afinal, preserva-se a configuração original em seus aposentos. Assim como vestígios da época da escravidão, como artefatos e a senzala.

Parque Nacional da Serra da Bocaina

A próxima cidade do roteiro é São José do Barreiro, onde se localiza a principal entrada para visita ao Parque Nacional da Serra da Bocaina. É uma estrada de terra que segue para uma altitude significativa, muitas vezes acima das nuvens, onde você de depara com um visual fantástico.

Assim como pousadas, passeios a cachoeiras, a Serra da Bocaina também abriga atrações como caminhadas, voo livre e criação de trutas. . A maior atração é a Cachoeira de Santo Izidro, afinal, abriga uma piscina natural onde se pode nadar sem preocupações.

Por fim, é realmente um lugar maravilhoso, não distante da portaria do Parque, onde a natureza ainda é extremamente preservada. Onde a tranquilidade e as belezas da montanha encantam qualquer visitante.

Conheça o hotel histórico da região

O hotel Club dos 200 é uma relíquia que nos faz voltar à Belle Époque brasileira da década de 20. Localiza-se entre São José do Barreiro e Arapeí, o hotel foi fundado em 1928 pelo então presidente Washington Luiz e mais 199 sócios, daí o nome. Serviria como local para reuniões políticas e de negócios extraordinários e longe da imprensa, e da burguesia de seu tempo. Muitas celebridades passaram pelo hotel.

No seu livro de hóspedes constam nomes como o General Rondon, o então tenente Geisel, Getúlio Vargas, Carlos Lacerda, Tarsila do Amaral, Carmem Miranda e Rita Hayworth, entre outros. Vale a pena ver seus móveis e utensílios dessa época ainda preservados  e em uso .

Última parada do roteiro off road

Por fim, a última parada da Estrada dos Tropeiros fica em Bananal, que foi a mais rica das cidades do roteiro. A cidade possui uma linda Praça da Matriz com coreto, um velho chafariz e bebedouro europeu de ferro no centro. Na época colonial, era a cidade onde existiram as maiores fazendas do ciclo do café. Isso se nota não só pela presença dos maiores edifícios coloniais da região, mas também pelas ruas e calçadas de pedras.

Ainda, há inúmeras outras atrações para os off roaders. Não só as citadas acima, mas também, muitas outras como a Estação Ecológica de Bananal e a Cachoeira Sete Quedas. Ou a Trilhado Pau Casado, em Areias e o Morro do Chapéu, na Bocaina.

Além disso, mais adiante do portal do Parque Nacional, existe uma bela e sinuosa estrada de terra. Este é outro belo passeio, que o levará aos Campos da Bocaina, vilarejo de Macacos, Campos de Cunha e Cunha.

Mas aí é outra história e outra viagem. Estejam a postos.

Viagem tranquila e confortável, nas piores ou melhores estradas, é com Amarok.

Quem tem, sabe.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-