Saiba tudo sobre rally e confira os principais no Brasil

4 minutos para ler

Participar de um rally no Brasil é uma das formas mais aventureiras de apreciar as belas paisagens que a nossa natureza oferece e também é ao mesmo tempo um esporte ideal para os amantes de carros.

Entrar no mundo das competições não é algo distante, embora possa exigir grandes habilidades de quem deseja chegar entre os primeiros colocados. No país, além de diversas rotas, há um grande número de praticantes do esporte.

Continue sua leitura e saiba tudo sobre o rally no Brasil e quais são os principais. Confira!

Modalidades de rally

No Brasil, as competições são regulamentadas e supervisionadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e as Federações de cada região. Elas obrigatoriamente seguem o regulamento técnico elaborado pela CBA, sendo possível listar 3 modalidades do esporte. Veja, a seguir, quais são elas.

Rally de Regularidade

A precisão é a chave desta modalidade, a equipe tem que cumprir os trajetos presentes no livro de bordo ou planilha da competição de acordo com as informações apresentadas (velocidades médias, intervalos, etc). A comunicação entre piloto e negador é essencial, cada informação clara é importante para um bom desempenho e colocação.

Pode ser considerada a modalidade de entrada no mundo dos rallies, uma vez que não requer equipamentos específicos e nem grandes investimentos no veículo como na modalidade a seguir.

Rally de velocidade

Como o próprio nome sugere, vence a dupla que fizer o percurso proposto no menor tempo. Como tudo acontece em alta velocidade, existem condições diferentes que na regularidade, por exemplo, podem ser exigidos equipamentos de segurança mais específicos como capacete, luva, macacão.

Existe também uma planilha com o caminho a ser percorrida, porém menos detalhada. A largada pode realizada com intervalos de 30 segundos a 2 minutos entre cada equipe. Os carros são preparados e muitas vezes pode parecer o mesmo modelo que você vê na rua, mas na verdade a carroceria é de um outro material e equipada com diversos dispositivos específicos para a competição.

O grau de intensidade e investimentos são bem maiores em comparação com o rally de regularidade, o que faz com que não seja o tipo de competição recomendável para amadores.

Cross country

É a modalidade mais aventureira, pois a prova conta com diversos obstáculos naturais, dificilmente modificados pela organização. Duas palavras definem esse tipo de rally: habilidade e resistência – tanto do piloto como do veículo. Se assemelha ao rally de velocidade, com os os veículos largando em intervalos de 30 segundos a 2 minutos, no entanto, existem raras exceções, como em algumas Etapas do Rally Dakar, onde os veículos largam juntos.

Normalmente são utilizados veículos mais robustos. Tão ou mais importante que vencer, é chegar até ao final da competição!

Os rallies brasileiros

No Brasil há um grande número de competições todos os anos, que se estendem de norte a Sul, e abrangem todas as modalidades. As principais são as seguintes.

Rally dos Sertões

Com duração de 10 dias, é a competição a mais famosa do Brasil. Possui diversas categorias, dentre elas cross country e regularidade. Em 2018, a largada foi dada em Goiânia (GO) e a linha de chegada estava em Fortaleza (CE); tendo passado também pela Bahia e pelo Piauí.

O trajeto muda todos os anos. A largada da edição de 2019 será em Campo Grande (MS) e a bandeira quadriculada estará em uma praia próxima a Fortaleza (CE).

Rally Sul-Americano

A cidade de Erechim (RS) realiza anualmente a competição, que é uma das mais importantes do mundo. Durante 6 anos consecutivos foi considerada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como a melhor prova da América do Sul, o que deu à cidade de Erechim o título de capital nacional do rally.

A modalidade adotada é o rally de velocidade.

Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country

Parte de suas etapas acontecem junto ao rally dos sertões, e a competição pode ser a porta de entrada para quem deseja se aventurar no Cross Country.

Este ano a largada será dada no início de abril, no Rio Grande do Norte. Ao longo do ano, serão realizadas etapas também no Tocantins, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Os amantes do esporte contam com competições ao longo de todo o ano, nas mais diversas modalidades e rotas, que contemplam a diversidade e beleza do nosso país.

O rally no Brasil é um esporte em ascensão e, sem dúvidas, é um dos mais acessíveis aos amantes do automobilismo. Agora, aproveite para conhecer as diferenças entre rally e expedição!

Rally Mercosul 2019 AventuraPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-