Serra da Mantiqueira: um passeio imperdível!

5 minutos para ler

A região da Serra da Mantiqueira é majestosa. Delineia uma boa parte do horizonte das rotas para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Escondidos em seus recantos, há centenas de cidades e vilas cerzidas por caminhos de terra, asfalto e trilhas. Seria impossível enumerar todos esses espaços e detalhar todas suas atrações.

Nela, estão situados picos tão altos que atingem mais de 2 mil metros de altitude. Por exemplo, o Pico da Pedra da Mina, na divisa entre Minas e São Paulo.

Mas, o que nos atrai mais, é o clima de montanha e todo o aconchego que milhares de pousadinhas e hotéis locais podem oferecer. Assim como o quentinho das lareiras na época de inverno ou com a visão das nuvens, bem abaixo da gente nas partes mais altas.

Que tal uma aventura nas alturas?

Conheça mais sobre a região

Neste lugar, esquilos, macacos e uma diversidade enorme de espécies de pássaros transitam livres por todos os lugares. A fauna é esquiva, mas pode nos surpreender repentinamente em um momento de distração.

A flora é típica de campos altos, com uma variedade deslumbrante, que vai desde as belezas da mata atlântica, florestas de Araucárias e ipês amarelos, até escarpas carregadas de musgo e bromélias.

A região da Mantiqueira é visitada não somente por conta incríveis paisagens mas também nos elevar à vida saudável e tranquila do campo e das montanhas.

São Bento do Sapucaí e Sapucaí Mirim são alguns exemplos de cidades localizadas na Serra da Mantiqueira. Assim como muitas outras da região, a cultura leva leva jeito de roça, mesclando costumes da gente do interior de São Paulo e gastronomia caipira mineira.

Ainda, se está procurando um lugar mais alternativo, a cidade de Aiuruoca, localizada no coração da Serra, une lazer, aventura e misticismo em um só destino.

Além disso, existem cidades mais movimentadas e turísticas. Por exemplo, Campos do Jordão, Monte Verde e Penêdo. Estas possuem maior influencia europeia.

As atrações da Serra da Mantiqueira

Uma das visitas obrigatórias dessa região é a chamada Pedra do Jair. Nela, por uma estradinha de terra, a pé ou com veículos 4×4, se alcança a altitude de 2000 metros. De cima, pode se avistar ao longe outras atrações como, por exemplo, a cadeia de montanhas de Monte Verde, a Pedra de São Domingos, Pedra do Forno e Pedra chanfrada.

Para melhorar e saciar a fome na volta, existe um restaurante que fica na base da subida, com comida típica caseira, muito boa a com preço também muito bom.

A hospedagem na cidades também oferece opções desde as mais requintadas de quatro estrelas ás mais populares e simples.

A Pedra da Balança, na saída para Campos do Jordão é outro passeio para quem gosta de ar puro e sentir-se no Olimpo.

Localizada no bairro de Serrano, é uma caminhada ideal para quem gosta de desfrutar de passeios em trilhas sem a necessidade de equipamentos especiais mas com um visual incrível em seu final. Entre outros, é um mirante natural, onde se pode deslumbrar os longínquos horizontes que dividem os estados de São Paulo e Minas. É o local adequado para observar um por do sol a 1580 metros de altura.

Também na mesma direção pode se visitar a Pedra do Baú, local mais conhecido e visitado mas não menos deslumbrante.

Visitando a cidade você poderá obter informações e visitar muitos outros mirantes. Toda a região é bastante fotogênica, agradável aos olhos e mentes.

Gastronomia aprimorada

Um dos aspectos refinados que atraem turistas de diversos locais a gastronomia da Serra da Mantiqueira e seu desenvolvimento crescente na região.

Uma novidade, por exemplo, é pioneira e bem sucedida Olivicultura para a produção de azeite. Essa cultura de produção iniciou-se em 2008 no município de Maria da Fé, no sul de Minas.

De lá para cá, a Mantiqueira despontou como um importante polo de produção de azeites extra virgens brasileiros,. Atraindo, inclusive, premiações internacionais como, por exemplo, distinção no guia “Flos Olei 2020” que reúne os 500 melhores azeites do mundo.

Recentemente, o Território Amarok levou grupos para visitar uma dessas produtoras, na cidade de Luminosa. Lá, pôde-se experimentar o sabor e testar a qualidade desse produto. Assim, para conhecer este processo requintado, não é mais necessário ir até a Argentina. “E com sabor caipira, sô…. Mais mior da conta”.

Gonçalves é outra cidade acolhedora que visitamos, com uma grande variedade de restaurantes e lindos cenários ao seu redor, em meio aos campos e estradas que serpenteiam as montanhas.

E assim é a Mantiqueira… Cheia de surpresas, estradinhas que atravessam as nuvens e visões panorâmicas inesquecíveis. A

Assim como destinos de aventura e muita saúde no ar. As paisagens deixam saudades e vontade de retornar sempre. Cidades e vilarejos acolhedores, povo gentil, porteiras sempre abertas e trilhas das básicas até as mais desafiadoras. Um verdadeiro Território Amarok.

E logo voltaremos. Acompanhe e participe das nossas viagens para desfrutar de lugares como estes. Esperamos por você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-