Conheça a Serra do Mar e o Vale do Paraíba

5 minutos para ler

O Vale do Paraíba é uma imenso corredor que acompanha grande parte da fronteira entre São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo assim, ladeado pelas serras do Mar, Mantiqueira e Bocaina.

Na região, com mais de 200km de extensão, encontra-se diversas cidades e industrias. O tráfego da Via Dutra, um dos principais corredores de Sul para o Norte e Nordeste do país, é frenético e intenso. Repleto de carros bem como caminhões e ônibus.

Mas, ao avistar o Vale à uma boa distancia, do alto da Mantiqueira, toda essa agitação quase que desaparece por completo.

Assim, nosso roteiro 4×4 costura a Serra do Mar e Vale do Paraíba, adentrando a Serra da Mantiqueira.

Confira esse passeio fora do convencional para você curtir com os amigos e família.

Um passeio off road que vale a pena

Prepare-se para conhecer uma região onde uma botina, um chapéu de palha e uma modinha de viola no USB são muito bem-vindos e a agitação da cidade dá lugar a calmaria das paisagens naturais.

A princípio, iniciamos por São Luiz do Paraitinga, uma cidade histórica às margens do rio com o mesmo nome. O Rio Paraitinga nasce na cidade de Areias. Apesar de sua aparência tranquila, é o principal formador do Rio Paraíba do Sul. Ambos nos acompanharão em boa parte da viagem.

Uma curiosidade é que São Luiz é a cidade de nascimento do grande sanitarista Oswaldo Crus. Posteriormente, a casa em que ele morou se tornou um dos atrativos da cidade.

A cidade se manteve quase a mesma desde o século XVIII. Um dos seus principais marcos do local é o Lago do Rosário, onde está localizada a igreja do Rosário. Além disso, há ainda muitos casarões antigos e coloridos e o mercado municipal. Lá, pode-se adquirir artesanatos locais e almoçar uma honesta comida caseira.

Assim, já falando de cultura, uma famosa atração turística do local é o carnaval de marchinhas e a tradição da Catira – uma espécie de sapateado acompanhado de viola caipira, pela dança das fitas, São Gonçalo, a Folia de Reis e o Moçambique. Entre outras danças e ritmos ancestrais.

Mas esse é apenas o início da viagem.

Serra do Mar: da Catira ao lavandário

Logo após, ás margens do Rio Paraitinga, seguimos por estradas de terra para Lagoinha, a 190 km de São Paulo.

Lá, encontra-se a Cachoeira Grande, uma parada obrigatória. Essa queda d’água faz parte de uma área de preservação da Mata Atlântica, com 38 metros de altura. Considerada uma das cachoeiras mais bonitas do estado.

Partindo de Lagoinha, serpenteando os campos e morros do início da Serra do Mar, chegamos a Cunha.

A cidade de Cunha é a última do Vale do Paraíba, antes da descida da Serra do Mar, em direção a Parati. Atualmente, esse trecho da estrada conta com parques, pousadas, restaurantes e grande beleza cênica.

Diversas atividades estão se desenvolvendo na cidade buscando atrair mais turistas. Uma das mais importantes, no entanto, vieram de artesãos ceramistas que se instalaram na cidade a partir da década de 70.

A originalidade das peças cerâmicas de Cunha se deve a uma técnica japonesa que utiliza um forno chamado noborigama, construído para ser usado de forma grupal. A construção do forno, o cozimento das peças e sua abertura transformaram-se em um ritual e atração para o público.

Em suma, a cidade tornou-se um dos mais importantes centros de cerâmica artística da América Latina e conta com diversos ateliês de artesanato.

Vinho, pinhão e cerveja

No passado, a cidade teve um período áureo na produção de vinhos. Tanto que chegou a receber a medalha de Prata na Exposição Sul americana realizada em Berlim no ano de 1887. Atualmente, alguns descendentes das família de produtores ainda mantem essa cultura, produzindo vinhos de mesa com uvas Isabela e Moscatel.

Cunha, a detentora da maior frota de Fuscas do Brasil, também é a maior produtora de pinhão do Estado e conta com importantes cervejarias artesanais. A mais conhecida é a Wolkenburg, que recebe turistas nos fins de semana para visitas e degustações.

Além disso, próximo à cervejaria, encontra-se o lavandário, uma plantação de lavanda, não muito comum de se encontrar no estado de São Paulo. O local, bem na parte mais alta da serra, é particular, mas aberto à visitação. É possível permanecer até o fim da tarde e apreciar o pôr do sol e a visão da serra, que se estende até o mar.

Por fim, Cunha é um ótimo lugar para se curtir e, de lá, pode-se partir para Serra da Mantiqueira, outra experiência espetacular, seguindo o caminho das cabras.

Quer desfrutar destes destinos com muito conforto e segurança? Embarque em um excelente 4×4 como a Amarok e junte-se a nós em aventuras inesquecíveis!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-