Conversa de Estrada: Parte 1

passeio
4 minutos para ler

Vamos pegar uma estrada? Então deixem eu contar uma história sobre sinais de estrada antes.

Era noite e eu estava em uma pista de mão dupla atrás de uma carreta. Por conta de sua lentidão, comecei a ficar inquieto. Por isso, perguntei ao motorista da frente se eu poderia ultrapassá-lo. Ele, com muita presteza me mostrou a pista à sua frente. Vi que não vinha ninguém ao contrário, acelerei, agradeci e ele respondeu algo como “Boa viagem! ”.

Como fiz isso sem usar um rádio? Simples, usei os sinais da estrada. Muito usado pelos caminhoneiros, e que, sempre nos ajudam a ter maior segurança em nossas viagens.

Veja bem: Estava atrás do caminhão. Lampejei o farol alto, o que deu a entender que eu gostaria de ultrapassar. Duas lampejadinhas já é o suficiente. Mais do que isso demonstra que você não só quer ultrapassar como está irritado com a lerdeza do caminhão. Buzinar, nessa hora, também não é educado.

Dei a seta para a esquerda e o caminhão apagou seus faróis. Isso quer dizer: “Dá uma olhada à frente para ver se vem alguém”. Com a escuridão da pista, ficou fácil de perceber se havia algum farol vindo no sentido contrário. Depois de verificar com cautela, acelerei e acendi meus faróis altos logo que ultrapassei a linha da cabine do caminhão. Antes disso, o reflexo pode atrapalhar o caminhoneiro. Então, ultrapassei com segurança.

Mais à frente, liguei meu pisca alerta rapidamente, sinal de agradecimento. (Também é possível dar a seta para a esquerda e direita seguidamente.) O caminhoneiro então deu uma lampejada em seu farol alto, o que significa: “Vai com Deus” ou “Boa viagem”.

Ultrapassando em vias de mão dupla, todo cuidado é pouco.

Quando usar sinais de estrada?

No caso acima, se eu não indicasse com a seta que eu iria realmente ultrapassar, o caminhoneiro educado e prestativo esperaria um momento em que ele mesmo tivesse boa visibilidade à frente para indicar que eu poderia ultrapassa-lo. Enquanto não tivesse essa certeza, ele ligaria sua seta do lado esquerdo, o que indica: “Aguarde…” e depois a seta do lado direito, sinalizando: “Caminho livre”.

passeio

Outra situação é aquela em que você se aproxima de um veículo mais lento em uma lombada e fica na dúvida para ultrapassa-lo. Novamente á noite, você pode antecipar a posição de ultrapassagem lampejar seu farol alto/ baixo.  Isso significa : Vem alguém aí?

Caso venha alguém no sentido contrário provavelmente também irá sinalizar da mesma forma, dizendo: “Ôpa! Estou por aqui.”

 Isso serve também para lhe indicar que, após a lombada, alguém quer, ou vem ultrapassando outro carro. É momento de diminuir a velocidade e ficar atento e responder: “Ôpa, Estou por aqui!” Há também as faixas indicativas, que podem lhe orientar, não só à noite, mas o tempo todo. Respeite-as.

Dicas de ultrapassagem

Caminhões são lerdos nas subidas, mas podem chegar, comumente, aos 130 km/h nas descidas. Apesar de estarem excedendo os limites legais. Então, as distâncias que, de seu ponto de vista, você deve respeitar, para ultrapassar outro carro, com um caminhão ou ônibus vindo em sentido contrário, também devem ser diferentes nas subidas e descidas.

Se você ultrapassa subindo, saiba que o caminhão que vem no sentido contrário descendo, pode, e deve estar, bem mais rápido que você, ou seja, vai cruzar com você bem rápido e rapidamente. Já, ao contrário, você descendo, pode arriscar um pouco mais, pois o caminhão está bem lento subindo no sentido contrário.

Semana que vem vamos continuar essa nossa conversa de estrada, só por sinais. Lembrando que, a potência dos motores das Amarok ajuda muito nas ultrapassagens e todo seu conjunto ótico tem alta penetração e visibilidade. Esses aspectos, aliados aos seus sistemas eletrônicos de estabilidade e frenagem, garantem uma grande segurança, necessária a todo tempo.

Quer saber mais? Acesse nosso canal no YouTube e confira vídeos incríveis!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-