Entenda os sistemas de tração da Amarok

sistemas de tração
4 minutos para ler

Cada veículo 4×4 tem sistemas de tração específicos. Além disso, cada marca batiza esses sistemas com diferentes termos, podendo causar confusão na hora de escolher sua Amarok e utilizá-la na prática.

Tecnicamente, alguns sistemas são muito parecidos. As diferenças ficam por conta dos tipos de acionamento e do tipo de resposta de cada modelo.

Fica a cargo dos responsáveis pela manutenção dos veículos entenderem, de fato, como essa mecânica funciona ou deixa de funcionar. Porém, é importante ao usuário comum saber como utilizar esses benefícios técnicos de forma a otimizar a performance de seu carro. Desta forma, prolongando a vida útil do veículo, evitando desgastes prematuros e quebras.

Nos modelos mais atuais, a inclusão da eletrônica e da automatização desses sistemas quase eliminam a interação do condutor no acionamento de alguns sistemas. Quase…

Mesmo que, em muitos casos, os comandos sejam reduzidos a simples touch screen, essas interferências do condutor podem representar grande diferença na hora de utilizar o 4×4.

Veja a seguir.

Sistemas de tração da Amarok.

A maior parte dos sistemas da Amarok funcionam sem que você precise fazer nada.

No caso das Amarok automáticas, os comandos são bem simples e bastante eficientes. Alguns sistemas indicados por sinais luminosos no painel. Mas, há outros que estão trabalhando e você nem percebe.

Toda a Amarok automática é Full Time, ou seja, os sistemas de tração 4×4 funcionam em tempo integral, em qualquer tipo de terreno, sem que o motorista tenha de acionar qualquer comando.

A tração 4×4 integral, comprovadamente, auxilia no comportamento mais seguro e eficaz do veículo. O sistema surgiu e foi testado ainda na década de 80 pela equipe Audi em campeonatos mundiais de Rali. Em função dessa novidade, o veículo saiu se vencedor em 1983 e 1984 com grande superioridade ante seus adversários.

territorio amarok youtube

Bloqueio do Diferencial

A Amarok também dispõe de bloqueio de rodas automático, cujo acionamento é feito por sensores que atuam o sistema de freios ABS individualmente, em cada roda, de acordo com a demanda.

Esse sistema de funcionamento integral, funciona mesmo que você não perceba. Ele faz com que, no momento que uma roda perca a aderência com o solo, transfira a tração necessária para a outra roda do mesmo eixo, de forma a não permitir que o veículo perca a mobilidade.

Em veículos que não constam esse sistema, a roda que perde a aderência tende a girar mais rapidamente do que a outra, que por sua vez deixa de receber a tração necessária. O resultado é a diminuição ou perda total da mobilidade.

Outras providências eletro mecânicas integrais, chamam-se Assistente para Partidas em Subidas e Controle de Tração. Estas também são acionadas automaticamente na Amarok.

Assistente para Partida em Subidas

O assistente para partidas em subidas (HSA) funciona conjugado ao freio ABS, acionado por sensores de inclinação. Ou seja, sempre que você para um veículo em uma subida íngreme.

Não somente no off road mas, também, em um semáforo dentro da cidade, por exemplo. Essa situação, para muitos, pode criar um stress na hora de sair novamente com o carro.

O assistente de subida atua logo que você aciona o freio. Mesmo depois que você tira o pé, para retomar o movimento, o sistema mantém o carro freado por mais cinco segundos, não permitindo que ele retorne de ré. Cinco segundos é um tempo hábil no qual você tira o pé do freio e aciona o acelerador.

Controle de Tração

O controle de tração é outro dispositivo integral e automático disponível na Amarok. Ele atua também através de sensores, não permitindo o veículo não dispense mais energia do que o necessário ao movimento, principalmente em arrancadas .

O excesso de torque criado por aceleração excessiva pode ocasionar desperdício de combustível, gasto anormal de pneus e até desgaste ou mesmo quebra em componentes da transmissão. O controle de tração auxilia, então, no seu bolso.

Até então, tudo o que você precisou fazer foi dirigir. Muitas das dificuldades de operação foram eliminadas por esses sistemas integrais e automáticos. Todos essas tecnologias tornam as Amarok mais seguras e mais eficientes, em qualquer tipo de terreno. Então porque não conhece-las a fio?

Que saber sobre os botões existentes no console de sua Amarok e como utilizá-los da forma mais eficiente? Clique aqui e confira!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-