Suspensão do carro: 5 principais cuidados que você deve ter

suspensão do carro
4 minutos para ler

Assim como grande parte dos mecanismos de um veículo, deve-se ter um cuidado especial com a suspensão do carro. Responsável por estabilizar e sustentar toda a carga do veículo, de modo a amortecer os impactos provindos das imperfeições nos diversos tipos de piso.

É importante abordar que o sistema de suspensão é uma união composta por molas, pivôs, buchas e barras de sustentação. No entanto, para manter o funcionamento é preciso atentar para a manutenção preventiva e modo a evitar os desgaste do conjunto.

Além da possibilidade de previsão de problemas, abordaremos aqui neste artigo, 5 cuidados específicos que você precisa ter com a suspensão do seu carro. Acompanhe!

1. Faça alinhamento e balanceamento com frequência

A lista começa com uma dica primordial: é preciso estar sempre de olho no alinhamento e balanceamento da suspensão do carro. Além de garantir uma maior segurança para a dirigibilidade do seu veículo, propiciam uma maior vida útil aos pneus.

Como se não bastasse, evitam um esforço excessivo feito pelo sistema de suspensão — que de outra forma, significaria desgaste. Alinhamento, balanceamento e a suspensão devem andar juntos e seguirem impecáveis para as suas expedições.

2. Tenha cuidado com buracos e lombadas

A suspensão do carro está incumbida justamente para evitar os estresses diários causados pela irregularidade do solo. Assim, o conforto e a segurança trazidos pelo sistema não devem ser colocados à prova a todo momento.

No percurso, o ideal é que se desvie o máximo de buracos aparentes e que se reduza a velocidade ao passar em lombadas. Dessa forma, isso impedirá um processo maior de desgaste desnecessário, que, se seguido corretamente, pode ser facilmente evitado.

3. Evite o peso excessivo no veículo

Autoexplicativo. Cada caso é um caso e é preciso ter total ciência das capacidades nas variações dos modelos de veículo. Por exemplo, um carro esportivo, na extrema maioria dos casos, tem menor capacidade de carga que um utilitário.

territorio amarok youtube

Nos manuais há informação de carga de cada veículo, além da capacidade de passageiros e medição total em quilogramas. Forçar o seu carro, carregando mais peso que o suportado, pode acarretar vários os problemas. Como o desgaste ou defeito da suspensão do carro. Fique atento.

Suspensão off road

E falando em off road é preciso diferenciar os tipos de suspensão. Para cada projeto há uma solução de sistema de suspensão a ser escolhida. Contudo, a ideia é promover um equilíbrio entre a proposta que coloca em xeque: conforto e segurança.

Veículos robustos como os 4×4 recebem atenção especial para um sistema de suspensão reforçado, já que foram projetados para superar mais obstáculos e desafios que um carro popular, por exemplo.

4. Distribua as bagagens igualmente

suspensão do carro
suspensão do carro

Um outro ponto crucial para manter saudável a suspensão do seu carro é o equilíbrio. Explore os diversos espaços de armazenamento do veículo de modo a não descompensar o peso em um dos eixos de suspensão.

Ou seja, espalhe a carga pelo veículo, buscando equilibrar os lados. Além de ser uma resolução prática para o dia a dia, esse hábito impedirá estresses desproporcionais em todo o sistema de amortecimento.

5. Fique de olho nos sinais

Como qualquer defeito do veículo, alguns sintomas podem ser observados para reconhecer um problema na suspensão do carro. Alguns deles são:

  • instabilidade na direção;
  • pneu com desgaste anormal e desproporcional em comparação aos outros;
  • molas danificadas;
  • rachaduras no monobloco.

No entanto, quando se trata de manutenção de veículos, uma dica sempre valiosa é optar por peças originais, comercializadas por uma empresa com ótima procedência. Falando em suspensão do carro, se detectado o defeito, o ideal é que todo o sistema seja trocado para se precaver de descompensações e perda de eficiência de todo o sistema integrado.

Então, agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal nos acompanhar nas redes sociais para não perder mais nenhum artigo? Estamos no Facebook, Instagram e também no YouTube.

Até próxima!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-