Suspensões: Como funcionam uma das partes mais importantes do carro

suspensões
3 minutos para ler

Já teve a oportunidade de andar, mesmo que de carona, nesses pequenos tratores agrícolas com dois enormes pneus na traseira e dois menores na dianteira? Se sim, certamente você vai entender com facilidade a importância do sistema de suspensões em um carro.

Esses tratores não tem nenhum tipo de suspensão, seja na dianteira ou traseira. Eles trafegam em baixíssimas velocidades, geralmente arando ou semeando as plantações e, por esse motivo, não precisam ter seus eixos flexíveis. Mas, quando rodam fora desses locais, só podem andar em velocidades muito baixas, pois o veículo é muito instável e desconfortável.

Absolutamente desnecessários nesses veículos rurais, os sistemas de suspensões são essenciais em carros de passeio, que obviamente andam em velocidades muito maiores.



A evolução do sistema

Desde os primeiros carros, todos os construtores sentiram a necessidade de sistemas elásticos entre as rodas e a carroceria, para melhorar o conforto e a estabilidade. Inicialmente, por conta da precariedade das ruas e estradas, a preferência recaía sobre a robustez dos feixes de molas.

Depois, a medida que a velocidade e a exigência dos consumidores foi aumentando, os sistemas de suspensões foram ficando mais sofisticados e eficientes. A utilização mais generalizada dos pneus com ar comprimido em seu interior também influenciaram o desenvolvimento desse importante sistema.

Para tornar as suspensões mais compactas, dependendo das necessidades, as molas helicoidais foram substituindo os tradicionais feixes de mola. Assim, o sistema foi evoluindo, sempre de acordo com peso, velocidade e tamanho dos carros.


Suspensões independentes

É fácil intuir que um sistema de suspensões independentes na dianteira e traseira, permitem que cada uma das rodas se movimentem sozinhas. De acordo com o perfil do piso onde cada uma está passando.

No caso de eixos rígidos, por exemplo, percebe-se que uma roda do lado esquerdo que pegou uma imperfeição, vai transmitir esse movimento à roda do lado direito. Isso compromete bastante a estabilidade em algumas situações.

territorio amarok youtube

E, o peso de um eixo com duas rodas produzem uma inércia muito grande, dificultando o trabalho das molas e, principalmente, dos amortecedores. Pois esses ficam com a dura missão de conter a oscilação de todo esse conjunto pesado.



Por isso, as suspensões independentes são, normalmente, a melhor opção construtiva quando se busca o máximo desempenho aliado ao conforto. Lembrando que, quando o assunto é robustez e durabilidade, normalmente os eixos rígidos ou de torção são as melhores referências.

É fácil perceber que, quanto mais liso e perfeito for o piso e mais suave forem os movimentos do volante, maior será a durabilidade do sistema todo.

Outro ponto é que, nos sistemas de suspensões independentes, existe o recurso da barra estabilizadora. Ela tem como função limitar a inclinação da carroceria em curvas, além de ajudar conter a oscilação do sistema nos pisos mais ruins.

Pra finalizar, as principais dicas são: conduza com suavidade, mantenha sempre o sistema alinhado e balanceado e, principalmente, evite vias irregulares ou esburacadas. As suspensões agradecem!

Gostou? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e siga a nossa página no Facebook.

Até logo!


Texto de DOUGLAS MENDONÇA


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-