Andar com tanque na reserva gera prejuízo: entenda o porquê

tanque na reserva
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Seu carro está com o tanque na reserva e você continua trafegando? Muitos motoristas cometem esse erro sem saber dos problemas que isso pode causar, principalmente quando o fazem constantemente. Existe um momento ideal para abastecer e, definitivamente, não é quando a luz da reserva acende.

Vamos ver qual é o período ideal para o abastecimento e porque não andar com o tanque na reserva? Fique por dentro e não saia no prejuízo!

Qual é o momento ideal para colocar combustível?

Pense na seguinte situação: você está em uma expedição off road e a luz da reserva acende indicando que o momento de abastecer chegou. Na verdade, esse período já passou há algum tempo. Esse tipo de sinalização serve para mostrar que o carro já está com o mínimo de combustível aceitável e não deve ser usado como base, pois pode prejudicar bastante o veículo e trazer uma série de dores de cabeça.

A recomendação por parte das montadoras é que o carro ande com pelo menos ¼ do tanque de combustível e nunca abaixo disso, exceto em situações em que não houver jeito. Seja o veículo movido a gasolina, etanol ou um 4×4 ou 4×2 a diesel o fato é que trafegar com o tanque na reserva é uma má ideia.

Quais são os principais problemas em andar com o tanque na reserva?

tanque na reserva

A lista de problemas que tendem a ocorrer em um veículo por andar com o tanque na reserva pode até não ser muito grande, mas os resultados e os prejuízos são, principalmente no caso da queima de uma bomba de combustível, que pode ser bem cara dependendo do modelo do carro.

Veja a seguir alguns problemas que rodar com o tanque na reserva podem causar.

Queima da bomba de combustível

A bomba de combustível é responsável por levar o material do tanque até a injeção eletrônica e em seguida para o motor. Há alguns anos ela era mecânica e não havia problema andar com o tanque na reserva. Contudo, com a modernização dos automóveis, a bomba passou a ser elétrica, melhorando o desempenho, mas necessitando de alguns cuidados.

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O que muita gente não sabe é que as bombas de combustível elétricas precisam ser resfriadas e é o combustível que faz isso quando passa por ela. Com o tanque na reserva, esse componente tende a esquentar bastante e, se isso for feito constantemente, a vida útil é bastante reduzida, podendo ocorrer a quebra bem antes do esperado.

Entupimento dos bicos injetores

Não é apenas a bomba que sofre com um tanque na reserva. Quando há pouco material, o calor dentro do reservatório tende a aumentar e isso faz com que o combustível envelheça mais rápido e forme uma espécie de goma. Além da perda de desempenho, isso pode causar o entupimento dos bicos da injeção eletrônica.

Como resultado, o carro perde ainda mais desempenho e pode começar a consumir muito combustível. Se o problema se estender, é possível que ocorra até mesmo a queima dos bicos injetores e, dependendo do modelo, o custo do reparo pode ser bem salgado. Isso também força a bomba de combustível e é outro motivo para um defeito repentino.

Multa por pane seca

Mas os problemas não são apenas mecânicos. Além da dor de cabeça de ter de ficar parado no caso de uma pane seca, isso é passível de multa. Isso mesmo! A legislação de trânsito prevê infração média em caso de parada em via pública por falta de combustível, com perda de quatro pontos na CNH.

Andar com o tanque na reserva nunca é uma boa ideia e agora que você já sabe o porquê, não deixe que isso aconteça. Quando o marcador indicar ¼ faça o abastecimento e lembre-se de escolher um combustível de boa qualidade, afinal, seu carro merece o melhor.

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Até mais!


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2 thoughts on “Andar com tanque na reserva gera prejuízo: entenda o porquê

  1. Além de andar com o tanque na reserva qual outra coisa que possa levar a queima da bomba e entupimentos dos bicos ???
    Se os bicos entupir não tem consertos ?
    Só colocando novos ?

    1. Olá tudo bem? Obrigado por enviar a sua pergunta.

      Diesel de má qualidade e/ou diesel sujo pode levar a danos e entupimento dos bicos injetores.

      Os bicos podem ser reparados em oficinas especializadas, chama-se recondicionamento, não é necessário colocar novos.

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