Tecla “Off Road” da Amarok: saiba como utilizar

tecla off road
3 minutos para ler

Você já se perguntou para que serve a tecla “Off Road” na Amarok? Aqui você encontrará respostas para questões como esta.

O botão Off Road fica localizada ao lado do câmbio e, ao acioná-lo, você ativa diversos sistemas em seu veículo. Todos eles com apenas um objetivo: te auxiliar na hora de atravessar terrenos não pavimentados.

Continue lendo para saber mais!

Quando acionar a tecla “Off Road”?

Você deve acionar essa tecla assim que o veículo começar a transitar por uma estrada não pavimentada. Independentemente de ser um off road básico, intermediário ou avançado. Seja estrada lisa, com ondulação e/ou esburacada, use a tecnologia a seu favor!

Ou seja, é ideal ativar este mecanismo quando você for trafegar pela areia, terra, lama ou até mesmo grama. Além disso, não é necessário parar o carro ou diminuir a velocidade para ativar o modo Off Road de sua Amarok, você pode acionar o botão mesmo que o veículo esteja em movimento.

É importante lembrar que esse sistema irá desativar automaticamente quando você desligar o veículo. Ou seja, é necessário acioná-lo novamente ao dar a partida, quando for preciso.

territorio amarok youtube

ABS Off Road

O ABS é um dos parâmetros ajustados em sua Amarok quando a tecla Off Road é acionada. Este ajuste modifica a forma que esse mecanismo funciona em seu veículo. Enquanto o ABS é programado para ser super efetivo em terrenos de alta aderência, como o asfalto, o ABS Off Road ativado ao acionar a tecla, é perfeito para terrenos de baixa aderência.

Exemplificando, o ABS Off Road, quando ativado, “trava” as rodas momentânea e repetidamente, fazendo com que a frenagem emergencial em terrenos não pavimentados seja muito mais segura e efetiva.

Controle Automático de Descida (HDC)

O Controle Automático de Descida é uma tecnologia que utiliza os sensores do ABS e do controle eletrônico de estabilidade para acionar automaticamente o freio. Ela tem como principal objetivo auxiliar o motorista em terrenos mais íngremes de baixa aderência.

Com a tecla Off Road ativa na Amarok, esse componente funciona a partir de 9% de inclinação e até 30 km/h. O sistema irá automaticamente manter a velocidade e se adaptar ao terreno e às inclinações até o destino.

É importante ressaltar que, em declives muito longos e em bons asfaltos, o freio motor ainda é uma forte recomendação, por não aquecer componentes como as pastilhas e os discos de freio.

Agora que você já sabe a forma correta de utilizar a tecla Off Road de sua Amarok, que tal entender como chegamos a essa modernidade de componentes através do tempo? Clique e confira a evolução dos veículos 4×4.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-