Teclas Amarok: para que serve cada uma delas?

teclas amarok
6 minutos para ler

Comprou sua Amarok mas não sabe ao certo para que servem as teclas ao lado do câmbio? E se dissermos que elas podem te ajudar muito em uma situação off road? Quer saber mais?

Bom, hoje vamos falar, em detalhes, sobre essas teclas que ativam algumas funções off road da Amarok e assim, quando você terminar a leitura, saberá exatamente como e quando utilizá-las.

Continue conosco e descubra mais sobre essa picape incrível da Volkswagen!

Tecnologia dos veículos

Primeiramente, vamos falar de tecnologia? Os veículos vem se desenvolvendo a cada ano e com essa evolução, as novidades são muitas. Como por exemplo, associadas a segurança, design, potência e também a tecnologia.

A tecnologia não é somente a “cereja do bolo”, mas sim, de grande importância para mudar e facilitar a vida dos motoristas, pois ao longo dos anos ela tem possibilitando cada vez mais uma direção segura e não só para o motorista, mas também para todos inseridos no ambiente ao seu redor.

No entanto, o que acontece muitas vezes é que as pessoas acabam se esquecendo ou não sabem desfrutar por completo das tecnologias que um veículo tem a oferecer, já que vivemos cercados de informações o tempo todo.

Então decidimos descomplicar algumas das funções da Amarok para você! Afinal, um veículo não é apenas a união de beleza e potência.

Bora lá conhecer mais a fundo algumas das tecnologias dessa picape?

Amarok e suas funções off road

Tecla off road

botão off road

Já ouviu falar sobre a tecla off road na Amarok? Ou já viu essa tecla lá e se perguntou para que serve?

A tecla fica localizada no console central ao lado do câmbio e é a primeira de baixo para cima. No entanto seu posicionamento varia em função do modelo da Amarok. Se sua Amarok for com transmissão manual, por exemplo, a tecla fica localizada do lado direito, mas já se for a versão com transmissão automática, a tecla está no lado esquerdo.

A tecla off road existe para melhorar o desempenho do carro ao transitar em um terreno, fora de estrada, conhecido também por off road. Ela deverá ser acionada assim que o carro começar a transitar em uma estrada não pavimentada.

Ao ativar a tecla, você estará ativando dois sistemas muito importantes: o controle de descida automático, conhecido como HDC e o ABS off road.

Vale lembrar que o botão off road poderá ser acionado com o carro em movimento, logo, não é necessário parar o carro para ativar a tecla.

Cacá Clauset explicou um pouco melhor no vídeo abaixo como funciona o acionamento desta tecla e o que acontece em detalhes ao ativá-la. Aperta o play e confira!


Bloqueio mecânico do diferencial traseiro

Já a tecla do bloqueio do diferencial traseiro fica situada logo acima da tecla off road, sendo a segunda de baixo para cima. O posicionamento no câmbio da Amarok segue a mesma regra que falamos anteriormente: no câmbio manual, estará do lado direito e no câmbio automático, no lado esquerdo.

O bloqueio do diferencial traseiro, também conhecido como bloqueio 100% mecânico do diferencial traseiro, é muito utilizado para transpor terrenos acidentados, como durante trilhas de intensidades intermediárias e avançadas. O bloqueio nada mais é que um mecanismo que vai realizar a ação de travar as rodas traseiras. Dessa forma as rodas irão girar na mesma velocidade e com a mesma força.

territorio amarok youtube

No entanto, em Amarok com tração nas quatro rodas acionável, o bloqueio do diferencial do eixo traseiro somente pode ser engatado quando estiver acionado o nível de rodagem intensamente reduzido
(4X4 LOW).

E quando esta tecla é usada?

O bloqueio do diferencial traseiro é usado para qualquer obstáculo ou terreno mais difícil, além de poder ser acionada também em uma travessia de rios, dunas e lamaçais.

No vídeo abaixo, contamos em detalhe o uso dessa função. Aperta o play e confira na prática como usar essa função!


Vale lembrar que a forma de acionamento manual do bloqueio varia de veículo para veículo, então consulte o manual do proprietário! No caso da Amarok com tração nas quatro rodas selecionável, o bloqueio do diferencial só pode ser engatado se a tração 4×4 reduzida (4×4 LOW) já estiver engatada. Já na Amarok com tração integral, basta acionar a tecla. Recomendamos que o acionamento do bloqueio seja feito com a Amarok parada!

Controle de Tração (ASR)

Bom, chegamos na última tecla, a do controle de tração também conhecido como ASR, do inglês Anti Slip-Regulation. Essa tecla também está posicionada no console central, ao lado do câmbio e é a terceira tecla de baixo para cima, e tem os dizeres “off”.

Essa tecla tem uma função diferente das outras, pois ao acioná-la você estará desligando uma função que está presente na Amarok o tempo todo: o controle de tração, popularmente representado pela sigla ASR.

O controle de tração faz com que as rodas do veículo não patinem. É um sistema eletrônico que atua juntamente com o sistema de freios ABS, proporcionando uma condução mais segura e menor desgaste dos pneus.

Mas se é um sistema ligado a segurança, porque desabilitá-lo?

Ao desligar o controle de tração, você estará permitindo que as rodas patinem, o que pode ser necessário em uma situação off road, como por exemplo, ao transpor um atoleiro.

Lembrando que estamos falando de uma situação pontual, na qual você precisa que as rodas patinem para aumentar o atrito dos pneus e transpor o terreno. Logo que superado o obstáculo, a função deve ser acionada para garantir uma trilha ou passeio com muito mais segurança!

No vídeo abaixo falamos em detalhes sobre esse controle e sobre o ESP, que é o controle de estabilidade, e também é influenciado ao acionar essa tecla. Confira:

Então, gostou de saber para que servem as teclas na Amarok?

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que teremos o maior pazer em responder!

Aproveita e dá uma conferida lá no nosso canal no YouTube, temos outras dicas bem importantes e o relato de algumas de nossas aventuras! 😄

Até logo!


Você também pode gostar

4 thoughts on “Teclas Amarok: para que serve cada uma delas?

  1. Gostaria de saber como usar as teclas numa situação de off road em subida forte com muita erosão e chuva, onde necessito muita rotação para transpor a subida?

Deixe um comentário

-