Tração 4×4: mitos e verdades

5 minutos para ler

Tração 4×4: mitos e verdades envolvem o imaginário dos condutores, em especial, quando se trata da Amarok. A razão para isso é a concepção equivocada sobre o funcionamento e alguns tipos de tração disponíveis no mercado. Podendo levar ao motorista a falsa sensação de que o carro não é capaz de passar por terrenos off road ou que ele somente é feito para terrenos irregulares.

Apesar dessa impressão inicial, vale ressaltar que a Amarok V6 e os modelos equipados com câmbio automático, tem tração 4×4 integral. O que significa que as quatro rodas podem tracionar individualmente, fazendo com que o carro seja totalmente versátil e eficaz em praticamente qualquer tipo de situação. Entretanto, existem usos indicados e contraindicados, e é aqui que a maior parte dos questionamentos acontece.

Como sabemos que as dúvidas são variadas, criamos este post para ajudar você a entender mais sobre essa funcionalidade fantástica dessa picape fantástica da Volkswagen. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Devo acionar a tração 4×4 no asfalto?

Para veículos com tração 4×4 selecionável, não é recomendável a acionar a tração 4×4 no asfalto. Isso acontece porque nesses modelos não existe o que se chama de diferencial intermediário. Esse equipamento é o responsável por compensar as diferenças de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro.

No caso do asfalto — que é um terreno de grande atrito — isso pode provocar danos de uso muito maiores do que o esperado. Isso porque cada roda, naturalmente, faz uma trajetória diferente durante uma condução normal.

Lembrando que esses problemas são comuns em veículos sem a tração 4×4 permanente. O que não é o caso da Amarok V6 e os modelos com câmbio automático, que são equipados com o sistema de tração 4Motion – tração 4×4 integral. Nessa circunstância, em especial, o veículo foi projetado para rodar dessa forma, sem que haja necessidade de desligamento do sistema.

Inclusive, a Amarok apresenta mais aderência e costuma ser a picape mais estável que outros semelhantes da categoria. Justamente por conta desse sistema mais sofisticado e sua robustez.

A tração 4×4 é eficaz em asfalto molhado?

Apesar de a tração 4×4 ser normalmente indicada para terreno irregular, como estradas de terra e semelhantes, não podemos deixar de informar que seus benefícios também podem se estender para o asfalto molhado.

Partindo do princípio de que o veículo tem tração integral (aquela que não é selecionável e está ligada a todo momento), é fácil entender como a aderência pode aumentar em locais de maior risco de aquaplanagem, por exemplo.

Os modelos mais avançados, como a Amarok V6, conseguem calcular e distribuir a força de maneira adequada para cada roda. Fazendo assim com que a condição do piso seja superada por essa distribuição. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, essa funcionalidade também é eficaz no asfalto.

O sistema 4Motion foi construído e pensado para praticamente todo tipo de ambiente. Por isso, essa não deve ser uma preocupação daqueles que possuem uma Amarok V6 ou automática, uma vez que sua tração, como mencionamos, é integral.

No entanto, se seu carro possuí tração selecionável, ao acionar a tração 4×4 no asfalto, você pode danificar esse sistema. Uma vez que, ele foi projetado para situações fora de estrada.

Acionar a tração 4×4 de maneira equivocada gera algum risco?

Em um primeiro momento, sim. Os veículos com tração 4×4 “part time” (meio período ou selecionável) podem ter desgaste muito maior dos seus componentes mecânicos, se forem utilizados de maneira equivocada (como no caso do asfalto).

Nessas situações, o veículo pode quebrar com mais facilidade, mas, não chega a causar nenhum risco para saúde ou vida dos condutores, a não ser os prejuízos financeiros do conserto de todos os sistemas danificados.

Já os carros com tração 4×4 integral são projetados e devidamente construídos para permanecer com essa tração funcionando de maneira contínua, sem que haja necessidade de intervenção do condutor.

A tração 4×4 da Amarok é uma das mais avançadas do mercado e é, sem sombra de dúvidas, uma grande funcionalidade que garante segurança e estabilidade para condutor e passageiro a bordo do modelo.

A picape tem excelente desempenho tanto no asfalto quanto em terrenos acidentados e é uma das melhores aquisições para amantes do off road no mercado nacional. Sempre pronta para todo o tipo de terreno. Por isso, vale a pena conhecer mais e estudar sobre o modelo, abandonando os mitos e verdades sobre a tração 4×4.

Gostou do post? Baixe nosso e-book gratuito sobre a tração e diferencial e saiba tudo sobre o tema!

E fique de olho em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Até o próximo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-