Tipos de tração 4×4: quais são eles?

6 minutos para ler

Quando falamos de tração 4×4 em um veículo logo imaginamos, picapes ou SUVs cruzando terrenos difíceis, não é mesmo?! Antes de mais nada, é bom saberem que este sistema de tração é muito mais importante do que vocês imaginam.

Está presente em todos veículos de acordo a necessidade. Sendo assim, é imprescindível vocês saberem que há uma diferença entre tipos de tração e de tração 4×4.

No mundo automotivo, saber sobre a tração do veículo é muito importante. Afinal, temos a tração dianteira, traseira e até mesmo a integral.

Quer saber mais sobre as principais características desses tipos de tração? Temos um artigo completo para você, clique aqui e continue a leitura.

Agora se você quer saber mais sobre tração 4×4, continue conosco!

Tração 4×4 

A tração tem como objetivo principal uma função, que é distribuir da melhor forma a força do motor para as rodas. Desta forma, melhora-se a aderência do veículo e consequentemente o torna mais seguro.

Quando falamos de veículos preparados para o off road, a diferença entre um 4×2 e 4×4 é a quantidade de rodas que estão tracionando. Um 4×4 permite que todas as suas rodas tracionem. Logo, nesta condição o automóvel traz uma condução mais estável e com maior facilidade para superar obstáculos. Já um 4×2, apenas duas rodas tracionam, ou seja, um eixo.

Os veículos que possuem tração nas quatro rodas têm grandes vantagens sobre os que tem apenas em duas. Principalmente em pisos escorregadios, terrenos acidentados, alagados, com lama, areia ou com pedras, e até mesmo no asfalto molhado.

Em outras palavras, a força do motor é distribuída de forma individual, isso acontece entre as quatro rodas. Dessa forma, o comportamento do veículo em condições de pisos que possuem baixa aderência é mais seguro.

Falando das trações

Você sabia que o primeiro veículo com tração nas quatro rodas foi produzido em 1900? Oépico Lohner-Porshe, de longe um projeto à frente de seu tempo.

Falando de tração 4×4, no geral podemos pensar em dois mundos: tração selecionável – do inglês part-time ou tração em tempo integral – do inglês full time.

Atualmente existem no mercado diversos tipos de tração 4×4. São eles:

  • Part-time  
  • Integral com:
    – Engrenagens
    – Sistema TORSEN
    – Acoplamento viscoso
    – Tomada de força (PTU)

Quer conhecer um pouco mais sobre eles? Continue a leitura!

PART-TIME

Sistema part-time (ou temporário) ainda é o mais comum, principalmente em utilitários. É caracterizado pela inexistência de um diferencial central. Assim, contando apenas com uma caixa de transferência, que obrigatoriamente envia 50% do torque para cada eixo quando acionada.

A tração atua na maior parte do tempo em apenas um eixo (par de rodas), sendo este normalmente o traseiro.

O acionamento do 4×4, que pode ser elétrico ou por meio de alavanca. Acima de tudo, só deve ser feito em pisos com baixa aderência, sob risco de danos e quebra no sistema.

Esse é o sistema de tração presente nos modelos de Amarok com câmbio manual. As quais possuem a tração 4×4 selecionável e seu acionamento é através do botão no console central – ao lado do câmbio.

territorio amarok youtube

INTEGRAL COM ENGRENAGENS

Neste sistema de tração integral, ou seja, onde todas as rodas tracionam, existem diversas particularidades.

Os sistemas integrais tradicionais são equipados com caixa de transferência. Bem como o sistema part-time, porém, além disso, possuem um diferencial central com engrenagens.

Neste tipo, caso apenas uma roda fique sem tração todo o torque será enviado para esta. Dessa forma impede que o movimento continue. Por isso, normalmente há uma alavanca ou botão que permite o bloqueio do diferencial central.

Assim, ao transmitir a potência do motor igualmente (50%) entre os eixos traseiros e dianteiros, aumenta a capacidade de tração do veículo em pisos de baixa aderência .

INTEGRAL COM SISTEMA TORSEN

O sistema integral equipado com diferencial central do tipo Torsen é um dos mais avançados e confiáveis que existem no mercado. Ele atua de forma totalmente automática, e de outra maneira em relação ao diferencial comum.

Uma vez que consegue enviar o torque para o eixo que realmente tem condição de manter o movimento. Podendo variar de 80% na traseira e 20% na dianteira, até 40% na traseira e 60% na dianteira.

Tal tipo de diferencial além de atuar de forma extremamente eficiente no off road, também garante uma condução muito segura no asfalto.

E no caso da Amarok?

A tração 4×4 integral com o sistema Torsen é a tração presente nas Amarok equipadas com câmbio automático, mais conhecido como tração 4motion. A tração 4motion nada mais é que o nome dado pela Volkswagen para esse tipo de tração 4×4 em tempo integral, ou também conhecido como, tração 4×4 permanente.

Em termos práticos, a inteligência do mecanismo proporciona a mudança da necessidade de tração ao captar a transição de terreno. A tecnologia torna a picape extremamente segura e te garante melhor estabilidade, é versátil, pois você pode utilizar este tipo de tração em qualquer tipo de piso. Em outras palavras, você está seguro tanto no asfalto quanto na terra!

Tudo isso se deve à distribuição dos eixos diferenciada a que o sistema 4motion se dedica para realizar a divisão de potência entre o controle dianteiro e traseiro. Somadas ao conforto e sistemas igualmente planejados de frenagem e estabilidade, a Amarok arranca na frente devido às combinações de mecânica geral que compõe o veículo.

A importância da tração 4×4

Por fim, mas qual é a importância desse sistema?

Um veículo dotado de tração 4×4 tem melhor desempenho contra obstáculos e apresenta maior segurança para a toda a família, do motorista aos passageiros. Além de estar apto para qualquer tipo de desafio off road e até mesmo on road.

Sistemas de tração estão espalhados pelas várias caminhonetes e veículos off road presentes no mercado. No entanto, é importante ressaltar que a tração 4motion é apenas uma das vantagens e exclusividades da Amarok. Fazendo assim, com que a picape se destaque na crítica especializada e por opinião de usuários, devido à sua potência e robustez inigualáveis.

No entanto, não podemos falar de tipos de tração 4×4 e deixar de lado a tração 4×4 reduzida ou o funcionamento e importância do diferencial. Mas já abordamos esses assuntos aqui no blog, então para acessá-los, basta clicar em cada uma das palavras e se informar!

Quer saber mais sobre os outros tipos e as vantagens e desvantagens de cada um? Baixe nosso e-book clicando aqui.

Aproveite e nos siga no Instagram e descubra mais sobre off road e sobre a Amarok.

Até breve!


Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-