Turismo de aventura em Minas Gerais: 5 lugares para visitar

turismo em minas gerais
6 minutos para ler

Fazer turismo em Minas Gerais é quase uma regra para famílias aventureiras, que gostam de estar em contato com a natureza e aproveitar o que ela tem de melhor. Essa bela região tem tudo o que é preciso para muita diversão, desde locais relaxantes com cachoeiras até as montanhas mais sinuosas, ideais para quem curte uma boa expedição 4×4.

Quer conhecer 5 dos melhores lugares para turismo em Minas Gerais? Então, continue com a gente e embarque nessa aventura!

O que fazer em Minas Gerais?

Todos os anos, milhares de pessoas procuram as cidades de Minas Gerais em busca de relaxamento ou aventura ao extremo. A região oferece uma série de atividades, que agradam a todos os gostos e famílias. Que tal um mergulho em águas cristalinas, rapel em cachoeiras exuberantes, conhecer a fauna e flora da região e ainda percorrer uma bela trilha de carro ou a pé.

Aliás, expedições off road e trekking são atrativos muito procurados em todo o Estado. A região também traz cidades históricas dignas de filmes. Sabe aquela cidadezinha bem ao estilo do interior, com casas lindas e coloridas? Minas Gerais tem tudo isso e mais. Mas, chega de falar, vamos conhecer os 5 melhores lugares para visitação?

Quais são os 5 melhores locais para visitação?

Como você já deve ter visto, atrativos não faltam e, se programando bem, é possível conhecer todas as belezas naturais dessa região. Assim, preparamos uma lista com as principais e que trazem de tudo um pouco, desde tranquilidade até aventuras inesquecíveis em família. Confira!

1.   Serra do Cipó

Começamos com a adrenalina e o espírito aventureiro lá em cima. O primeiro lugar para turismo em Minas Gerais é a Serra do Cipó, um dos locais mais procurados pelos amantes de 4×4. A trilha Sete Rios, por exemplo, é ideal para quem está começando, mas não quer perder a chance de curtir a natureza com a família.

Que tal escalada ou rapel? O morro da pedreira é uma ótima opção. Além disso, o local conta com uma tirolesa com quase 40 metros de altura: uma vista perfeita de toda a paisagem exuberante. Mas, se quiser começar devagar, o trekking pela Trilha dos Escravos é uma boa pedida.

2.   Pico da Bandeira

Para quem gosta de relaxar e de belas vistas, o Pico da Bandeira, localizado no Parque Nacional do Caparaó é prazer garantido. Com 2.892 metros de altitude, o local é ideal para aproveitar o nascer do sol e deslumbrar as belezas que a natureza tem a oferecer.

Mas, não pense que o caminho até o Pico da Bandeira é chato e sem graça. Existem várias trilhas relativamente fáceis de serem percorridas, rodeadas de belas cachoeiras e piscinas naturais, como a Cachoeira Bonita, com uma queda de mais de 80 metros. Coloque no seu roteiro de viagem essa bela montanha que tem o título da terceira maior do Brasil.

3.   Serra da Canastra

turismo em minas gerais

Outro belíssimo local que vale a pena ser visitado é o Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado na cidade de São Roque de Minas. Há quem diga que essa é uma das melhores regiões para o turismo em Minas Gerais, principalmente o de aventura. O canoismo e o rapel são pontos fortes.

Ainda não acha que vale a pena uma visita? Você vai mudar de ideia! Nessa região fica localizada a maior queda do Rio São Francisco, com incríveis 186 metros de altura. Trata-se da Cachoeira Casta d’Anta, que tem um acesso relativamente fácil e não exige grande esforço para chegar.

4.   Parque Estadual do Ibitipoca

Cansou de trilhas a pé e quer voltar ao conforto e beleza dos passeios 4×4? Então, conheça o Parque Estadual de Ibitipoca. Um dos locais mais incríveis dessa região é conhecido como Janela do Céu, e o acesso é por meio de uma trilha de 8 km que pode ser feita de carro.

O Parque Nacional de Ibitipoca traz 48 cachoeiras e 72 grutas de quartzo, que dão a nítida impressão de que realmente você está em um local sagrado, algo de outro mundo. Localizado na Serra da Mantiqueira, esse também é um local rodeado de trilhas off road.

5.   Tiradentes

estrada real

Talvez você já tenha ouvido falar da Estrada Real, a maior e uma das três melhores rotas turísticas do país, com mais de 1.600 quilômetros de extensão. Uma das cidades cortadas por ela é a belíssima Tiradentes, que tem esse nome em homenagem ao mártir da inconfidência Mineira.

A cidade tem um estilo bem colonial e você facilmente vai ter a sensação de que está em Portugal. É um ótimo lugar para descansar um pouco depois de um dia de aventura e conhecer um pouco da história do Brasil. Faça uma visita ao centro histórico e conheça a Igreja Matriz de Santo Antônio, uma construção magnífica.

Como programar uma viagem de carro?

Depois de tudo o que você viu, será que ir de ônibus ou avião é uma opção para fazer turismo em Minas Gerais? Para os aventureiros de plantão, com certeza não. Fazer esse passeio de carro é a melhor forma de conhecer toda a beleza da região e ainda garantir boas histórias.

turismo em minas gerais

Além disso, não há nada melhor que passar um tempo em família aproveitando tudo o que a natureza tem a oferecer. Por que ficar em um avião ou ônibus e perder o melhor da viagem? Reserve um tempo para umas boas férias, organize uma expedição 4×4 e divirta-se.

Mas, antes é bom prestar atenção em alguns detalhes. Embora não seja obrigatório, um carro 4×4 é recomendado por causa do terreno difícil em algumas trilhas. Também é legal reservar os hotéis com antecedência, pois existe muita opção e alguns oferecem serviços extras.

Entendeu o porquê de o turismo em Minas Gerais ser quase uma regra para as famílias aventureiras? Esse estado tem muito a oferecer, assim como todo o Brasil. Nosso país é rodeado por belíssimas regiões que estão à espera de pessoas como você, que amam passar um tempo com os entes queridos em meio à natureza.

Então, agora que você já conhece alguns destinos incríveis, que tal aprender mais sobre os veículos 4×4? Leia nosso post sobre dicas para quem pretende comprar um 4×4 e nos acompanhe no Instagram!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-