Vale do Itararé: beleza esculpida na Mata Atlântica

4 minutos para ler

Aos poucos, a grandiosidade da natureza do Brasil se revela àqueles que andam em busca de uma boa aventura. Ainda pouco conhecido, o Vale de Itararé oferece ambientes naturais incríveis, com trilhas que percorrem uma área totalmente preservada da Mata Atlântica passando por cânions e muitas cachoeiras.

Uma ótima dica quem curte a vista de paisagens magníficas, uma boa aventura 4×4 e a calma de uma vida saudável ao ar livre. Bora lá!

A região do Vale do Itacaré

Este destino está situado na divisa entre São Paulo e Paraná. E abrange, basicamente, os municípios de Itararé, Sengés e Bom Sucesso de Itararé.

Dentre estes, Itararé é o que possui uma estrutura mais completa de hospedagem e alimentação. Já Sengés e Bom Sucesso, ainda respiram o ar de pequenas cidades do interior, são tranquilas mas tem poucos recursos para o turismo. Por fim, as três se completam, formando um conjunto fantástico de atrações.

Cânions e Cachoeiras

Itararé, em Tupi-Guarani, significa “pedra que a água escavou”. Um nome que faz jus a região pelas belas esculturas naturais formadas pelos rios e as formações de arenito.

Assim, em pouco tempo, foram catalogadas 13 cachoeiras. Uma das mais bonitas, por exemplo, chama-se Sobradinho, com 45 metros de queda, fundo de areia que forma uma praia natural. Já a Cachoeira do Corisco tem um visual encantador, com 104 metros de altura, desaguando por um paredão de pedra .

Agora, se você gosta de se aventurar por trilhas 4×4, há várias opções que podem ser consultadas com os guias de turismo por lá. Aliás, uma delas atravessa um túnel escavado na pedra. Lugar que, antigamente, passava uma linha ferroviária que ligava São Paulo a Montevidéu, no Uruguai!

Além disso, pode-se visitar pela região, diversos cânions que surgem em meio à floresta. Por exemplo, o Jaguaricatú, que é um dos oito em área verde do mundo. Em seu mirante, é possível apreciar paredões de até 200 metros de altura. Ou o Cânion Pirituba e a Serra do Lumber que também são paradas imperdíveis.

Aliás, na Serra do Lumber há um roteiro apropriado e incrível para veículos 4×4 e também para quem gosta de pedalar. Por ele se tem acesso ao Cânion de Pirituba e Cachoeira da Invernada. Mais adiante, adentrando o estado do Paraná, pode se chegar até o final do Cânion de Guartelá.

O Vale do Itacaré e suas atrações

A maior parte dos passeios na região do Vale de Itararé exigem tempo, pois algumas atrações se encontram até 60 km da cidade. Mesmo as caminhadas ou visitas á algumas cachoeiras demandam boas horas para que se possa curtir todos os seus recantos.

A Trilha do Rio Lageado Grande em Sengés, por exemplo, tem 4.5 km de caminhada. É um passeio repleto de piscinas naturais, cachoeiras, mata nativa e inscrições rupestres. Por isso, se você quiser conhecer todos os espaços naturais dessa região, precisará voltar mais de uma vez.

Além disso, há muitas outras caminhadas e trilhas 4×4 no local. Todas repletas de passagens em rios e riachos e quedas d’água. Um lindo paraíso natural.

Ainda em Sengés, pode-se percorrer a trilha das Cachoeiras, com 4km de extensão, onde se passa pela Cachoeira da Cabeceira, a dos Bugres, a do Lageadão e Poço Fundo. Todas com característica distintas e muita beleza.

O Vale de Itararé é assim. Muita diversidade de cenários, muita água, surpresas e mata nativa. Dista cerca de 350km de Sâo Paulo e 280km de Curitiba.

Gostou das dicas? Junte-se a nós e vamos viajar curtindo as paisagens naturais do país juntos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-