Conheça mais sobre o Vale dos Vinhedos na Argentina!

vale dos vinhedos na argentina
4 minutos para ler

A Argentina é uma das potências sul americanas na produção de vinhos. Somente na região de Mendoza são mais de 130 vinícolas – ou bodegas, como são chamadas por lá. Por isso, o Vale dos Vinhedos na Argentina recebe tanta atenção e visitas de enólogos, enófilos e entusiastas do vinho.

Se você aprecia um bom vinho e gostaria de aprender um pouco mais sobre a bebida, não pode deixar de visitar nossos vizinhos argentinos. Neste texto, você vai conhecer três regiões famosas pela produção vinícola. Então, pegue uma taça e aproveite a leitura!

Conheça o Vale dos Vinhedos na Argentina

Mendoza

A província de Mendoza fica aos pés da Cordilheira dos Andes, o que proporciona uma incrível paisagem contrastando as vinícolas e montanha ao fundo. Ela é a principal produtora de vinho na Argentina. Lá você encontra diversas opções de restaurantes, passeios, hotéis e pousadas.

Outro ponto alto é que a região combina duas atrações imperdíveis: vinho e neve. Durante o inverno é possível apreciar a paisagem nevada enquanto experimenta os vinhos produzidos na região. O lado negativo de ir no inverno é que as vinícolas não ficam tão bonitas quanto no verão.

Algumas das vinícolas da região são a Catena Zapata, Bodega Salentein e Andeluna Cellars.

San Rafael

vale dos vinhedos na argentina

San Rafael é uma cidade na Província de Mendoza, conhecida por ser um grande produtor de frutas e hortaliças. Além disso, é uma das poucas regiões que possuem D.O.C — Denominação de Origem Controlada e é a principal produtora de cepas de chenin.

As vinícolas mais famosas da região são Suten, Valentin Bianchi e Jean Rivier. Além disso, você pode visitar uma fábrica de azeite, a Yancanello.

Chos Malal

Chos Malal é uma cidade da província de Neuquén. Apesar de não ser famosa, é considerada uma das cidades mais bonitas da Argentina. O turismo de vinhos não é um dos pontos fortes da cidade, mas conta com a Bodega Des de la Torre.

Um dos benefícios de visitar a região é a possibilidade de combinar o tour pela vinícola e passeios 4×4. A cidade fica numa rota de expedições, passando também por Bariloche e Caviahue.

Saiba quando ir

O clima na Argentina é similar ao do Brasil. Assim, você pode fazer o tour pela rota dos vinhos o ano todo. Em cada estação encontrará paisagens diferentes. Por exemplo, no inverno verá a neve e no verão as parreiras estarão carregadas e você pode provar as uvas direto do pé.

As visitas podem ser feitas de carro — se beber não dirija — ou com transfers. Taxis e ônibus municipais não são recomendados, pela dificuldade de conseguir a volta, dependendo do horário. Existe também a possibilidade de passeios guiados pelas vinícolas.

Agora, você já sabe o mínimo para planejar sua viagem pelo Vale dos Vinhedos na Argentina. Assim a rota une diversas possibilidades, como gastronomia, vinhos e até mesmo aventura. Os amantes da estrada podem se deliciar com as estradas argentinas, aproveitando a paisagem e apreciando bons vinhos.

Então, conta aqui pra gente nos comentários: você já conhece Mendoza e região? Tem mais alguma dica imperdível para quem vai pela primeira vez? Se não conhece, comenta aqui se pretende ir!

Gostou? Segue nós lá no Instagram!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-