Como se preparar para uma viagem de carro para a Argentina?

viagem de carro para a argentina
5 minutos para ler

Uma viagem de carro para a Argentina é uma bela pedida para quem quer um descanso ou aproveitar algumas aventuras. Contudo, para que tudo dê certo e o passeio seja o mais agradável possível, é fundamental ter alguns cuidados e prestar atenção em certos detalhes.

Quer viajar para a Argentina e não sabe quais são esses detalhes? Então, continue com a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

Veja se a documentação está em ordem

viagem de carro para a argentina

O primeiro passo para uma viagem para a Argentina ou qualquer outro destino é verificar se toda a documentação dos viajantes e do veículo está em dia. A Cédula de Identidade (RG), por exemplo, tem validade de 10 anos. A boa notícia é que viajantes brasileiros não precisam de passaporte ou visto para entrar no país vizinho.

Se o veículo estiver em nome de terceiros, empresa ou banco/financeira, é preciso ter uma autorização de condução do proprietário autorizando a saída do carro do Brasil. Se você for dirigir, é obrigatório portar a CNH no entanto este documento não é válido como documento de viagem, ou seja, não se esqueça do RG ou passaporte válidos. Outra questão são os menores de idade não acompanhados dos pais ou responsáveis, que precisam de uma autorização emitida pela Polícia Federal. Também é fundamental que a documentação do carro esteja em dia.

Embora não seja obrigatório, dependendo do seu tipo de viagem, é legal fazer um curso 4×4. Já pensou viajar tanto e não poder aproveitar tudo o que a Argentina tem a oferecer por não conhecer algumas técnicas de direção off-road?

Faça um Seguro Carta Verde

Um ponto que muitos viajantes esquecem é que, para uma viagem de carro para a Argentina ou qualquer outro país membro do MERCOSUL é preciso contratar um seguro chamado Carta Verde. Ele funciona da mesma forma que o DPVAT que pagamos anualmente aqui no Brasil e cobre uma série de imprevistos.

Alguns dos itens cobertos pelo Carta Verde são danos materiais e corporais causados a terceiros. Esse seguro pode ser contratado aqui mesmo no Brasil com as principais seguradores do país, é contratado pelo período da viagem e é obrigatório a apresentação da apólice ao cruzar a fronteira.

territorio amarok youtube

Também é recomendado que se faça um seguro viagem para todos e que se consulte sua seguradora para entender se a apólice do seguro do seu veículo também tem cobertura internacional, imprevistos acontecem, melhor estar prevenido.

Verifique os itens de segurança do carro

Outra questão são os itens de segurança do carro, que não são os mesmos exigidos aqui no Brasil. É obrigatório que o veículo tenha:

  • kit de primeiros socorros;
  • extintor de incêndio – os carros mais atuais não têm mais esse item de fábrica;
  • dois triângulos sinalizadores;
  • cambão ou cinta para reboque.

Além disso, não é permitido o engate acoplado ao para-choques, ou seja, lembre-se de tirar a “bolinha do engante” antes de cruzar a fronteira. E é obrigatório manter o farol em todas as rodovias.

Faça uma revisão completa no veículo

Uma vez que tudo esteja de acordo, é sempre bom fazer uma boa revisão no carro e ter a certeza de que tudo está em ordem. Se você for passar por trilhas off-road, por exemplo, o veículo tem de estar seguro e em bom estado para evitar acidentes. Dê atenção a itens como freio, pneus, direção e Controle Automático de Descida (HDC).

Também é importante verificar o nível dos fluidos e, caso a viagem seja longa, é legal fazer a troca do óleo do motor, uma vez que você não vai querer ficar parado em locais isolados por sobreaquecimento. Agora é só montar um bom roteiro e aproveitar o passeio.

Monte um bom roteiro de viagem

Um local que você deve visitar é a Patagônia Argentina. A Terra de Fogo, formada por uma enormidade de ilhas, é um bom começo. Coloque no seu roteiro um passeio pelo Ruta 40, umas das estradas mais bonitas do país com cerca de cinco quilômetros. Não se esqueça de fazer o Roteiro do Vinho e conhecer Cachi, Quebrada das Conchas e o Parque Nacional Los Cordones.

Há quem diga que uma viagem de carro para a Argentina é como conhecer a Europa, porém, aqui do lado. Não perca essa oportunidade. Converse com a sua família, faça um bom roteiro, siga as dicas que demos e tenha um excelente passeio com as pessoas que mais ama.

Mas antes, leia nosso post sobre a Cordilheira dos Andes e tudo o que esse local tem a oferecer!

Gostou? Siga nosso Instagram!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-