Como se preparar para viajar de carro para o Deserto do Atacama?

3 minutos para ler

Um dos desertos mais famosos e emblemáticos do mundo se encontra na América do Sul. Para darmos um empurrãozinho, preparamos esse conteúdo para te incentivar a planejar uma viagem para o Atacama.

Considerado o deserto mais alto do mundo, o destino é perfeito para desfrutar de suas paisagens deslumbrantes e do seu visual singular. Perfeito para quem procura aventura e uma ótima oportunidade para realizar uma expedição de carro.

Se você carrega no sangue a vontade de desbravar o mundo e de carregar as melhores memórias, este post é para você. Conheça conosco o Deserto do Atacama!

Conheça a história do Atacama

O Deserto do Atacama é desses lugares em que se coloca em xeque sobre a existência até poder ver com os próprios olhos. Singular e um dos mais especiais do planeta, o deserto é majoritariamente plano — o que pode não parecer se observarmos os grandes picos da cordilheira dos Andes que parecem alcançar os céus.

Com a maioria do seu território presente no Chile (o deserto também alcança os vizinhos Argentina, Bolívia e Peru), as temperaturas variam entre -10° e 40°. Sua imensidão e relevos distintos, faz do Atacama um prato cheio para expedições off road, mountain bike, trekking etc. Por entre as suas várias peculiaridades, como a presença de vulcões e geisêres, é possível nadar em lagos de sal coloridos.

Prepare a viagem para o Atacama

Preparar uma viagem para o Atacama significa manter em mente que o deserto representa os extremos. Temperaturas congelantes à noite e escaldantes de dia , além dos vários obstáculos das estradas e das trilhas — que, geralmente, representam o deleite para os viajantes.

Planeje com antecedência

Seja de dentro do território chileno ou mesmo uma excursão saindo do Brasil, é imprescindível planejar com antecedência. Saiba sobre as condições durante a época de sua viagem e revise seu 4×4.

Powered by Rock Convert

Lembre-se: planejar a viagem ao Atacama não precisa ser uma tarefa solitária, existem grupos experientes e preparados para te ajudar nessa viagem.

Use a tecnologia ao seu favor

Vários sãos aplicativos e funcionalidades dos celulares que servem como guia para o motorista. Abuse dessas possibilidades e marque previamente os lugares que deseja visitar, traçando com antecedência as rotas.

Saiba o que levar na viagem

Estando dentro desta natureza quase intocada, é importante tomar os devidos cuidados para evitar qualquer tipo de problema ou imprevisto durante a viagem para o Atacama. Confira!

Use protetor solar e creme hidratante

Como dito, o deserto é um lugar cercado por extremos, para garantir a saúde dos viajantes, é importante sempre ter à mão protetor solar e creme hidratante. O clima é seco e a alta salinidade do ar podem causar sérios problemas para a pele. Renove a proteção durante todo o dia, mesmo se o sol não estiver mais presente.

Não esqueça da água e da comida

Outra dica: hidrate-se a todo momento. Carregue água por toda a viagem e leve recipientes para estocar o maior volume que conseguir. Além disso, evite problemas durante a viagem e tente se alimentar de 3 em 3 horas.

Leve comidas leves e práticas, como barras de cereais, biscoitos e pequenos lanches — o suficiente para manter a vitalidade durante a caminhada.

E aí, bateu a vontade de desbravar um dos lugares mais visitados no planeta — ainda por cima aqui perto? Nós podemos te ajudar com isso! Vamos conversar?

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Fale com a gente! whatsapp