Como se preparar para viajar de carro para o Deserto do Atacama?

viagem para o atacama
4 minutos para ler

Um dos desertos mais famosos e emblemáticos do mundo se encontra na América do Sul. Para darmos um empurrãozinho, preparamos esse

Um dos desertos mais famosos e emblemáticos do mundo se encontra na América do Sul. Para darmos um empurrãozinho, preparamos esse conteúdo para te incentivar a planejar uma viagem para o Atacama.

Considerado o deserto mais alto do mundo, o destino é perfeito para desfrutar de suas paisagens deslumbrantes e do seu visual singular. Assim, para quem procura aventura e uma ótima oportunidade para realizar uma expedição de carro.

Ainda mais se você carrega no sangue a vontade de desbravar o mundo e de carregar as melhores memórias, este post é para você. Conheça conosco o Deserto do Atacama!

Conheça a história do Atacama

O Deserto do Atacama é desses lugares em que se coloca em xeque sobre a existência até poder ver com os próprios olhos. Singular e um dos mais especiais do planeta, o deserto é majoritariamente plano — o que pode não parecer se observarmos os grandes picos da Cordilheira dos Andes que parecem alcançar os céus.

Com a maioria do seu território presente no Chile (o deserto também alcança os vizinhos Argentina, Bolívia e Peru), as temperaturas variam entre -10° e 40°. Além disso, sua imensidão e relevos distintos, faz do Atacama um prato cheio para expedições off road, mountain bike, trekking etc. Por entre as suas várias peculiaridades, como a presença de vulcões e geisêres, é possível nadar em lagos de sal coloridos.

Prepare a viagem para o Atacama

viagem para o atacama

Em contrapartida, preparar uma viagem para o Atacama significa manter em mente que o deserto representa os extremos. Temperaturas congelantes à noite e escaldantes de dia , além dos vários obstáculos das estradas e das trilhas — que, geralmente, representam o deleite para os viajantes.

Planeje com antecedência

Seja de dentro do território chileno ou mesmo uma excursão saindo do Brasil, é imprescindível planejar com antecedência. Saiba sobre as condições durante a época de sua viagem e revise seu 4×4.

Ou seja, lembre-se: planejar a viagem ao Atacama não precisa ser uma tarefa solitária, existem grupos experientes e preparados para te ajudar nessa viagem. E se for de carro, lembre-se da documentação.

Use a tecnologia ao seu favor

aplicativos de navegação

São vários os aplicativos de navegação para celulares que servem como guia para você em sua viagem. Então, use a tecnologia a seu favor! Marque previamente os lugares que deseja visitar, traçando com antecedência as rotas.

Saiba o que levar na viagem

Estando dentro desta natureza quase intocada, é importante tomar os devidos cuidados para evitar qualquer tipo de problema ou imprevisto durante a viagem para o Atacama. Confira!

Use protetor solar e creme hidratante

Como dito, o deserto é um lugar cercado por extremos, para garantir a saúde dos viajantes, é importante sempre ter à mão protetor solar e creme hidratante. O clima é seco e a alta salinidade do ar podem causar sérios problemas, por exemplo, sensibilidade da pele e das mucosas.

Assim, renove constantemente a proteção durante todo o dia, mesmo se o sol não estiver mais presente.

Não esqueça da água e da comida

Outra dica: hidrate-se a todo momento. Carregue água por toda a viagem e leve recipientes para estocar o maior volume que conseguir. Além disso, evite problemas durante a viagem e tente se alimentar de 3 em 3 horas.

Opte por comidas leves e práticas, como barras de cereais, biscoitos e pequenos lanches — o suficiente para manter a vitalidade durante a caminhada. Em San Pedro do Atacama, são inúmeros os mercadinhos onde você pode adquirir essas guloseimas. Além disso, dependendo de ontem estiver hospedado, cheque na recepção se eles fornecem lanche para viagem.

Não se esqueça que a altitude no Atacama varia muito. E justamente por isso, reunimos dicas de como enfrentar a altitude em viagens.

E aí, bateu a vontade de desbravar um dos lugares mais visitados no planeta? Confira em nosso canal do YouTube como foram nossas expedições para esse destino incrível!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-