Checklist do carro: confira o que fazer antes de pegar a estrada!

viagens de carro
5 minutos para ler

Viagens de carro são excelentes para aproximar a família e curtir bons momentos. Contudo, antes de pegar a estrada, fazer uma revisão no veículo é fundamental para evitar problemas, principalmente acidentes de trânsito. Você não vai querer interromper o passeio por causa de uma quebra ou uma pane, não é mesmo?

Por isso, elaboramos uma lista com os principais itens que você deve verificar antes das viagens de carro. Continue com a gente e fique por dentro!

Motor

Falou de viagens de carro, logo associou a uma ida ao mecânico, não é mesmo?! Agora o que checar primeiro?

A primeira parte do carro que tem de ser revisada é o motor. Embora ele não costume dar muita dor de cabeça, se não forem tomados alguns cuidados, principalmente em viagens mais longas, você pode ficar na mão e acabar parado no meio da estrada. Fique atento a data da última revisão e a quilometragem até a próxima e se planeje, princialmente se o seu veículo ainda estiver na garantia.

1. Óleo

Verifique se o nível do óleo está dentro do limite. Esse fluido serve para limpar o motor e controlar a sua temperatura. Se estiver em pouca quantidade, os danos ao carro podem ser bem sérios. Além disso, também é bom ficar atento à última troca. Se ela foi há mais de um ano ou se a quilometragem recomendada foi ultrapassada, faça a substituição.

2. Sistema de arrefecimento

Não é somente o óleo do motor que auxilia no resfriamento. O sistema de arrefecimento também é responsável por essa tarefa, evitando problemas mecânicos por superaquecimento. O item mais importante desse conjunto é o radiador. Portanto, sempre veja se o nível do líquido está bom.

Pneu

Os pneus também merecem uma boa checada antes de sair. Eles fazem o contato do automóvel com o solo e estão entre os itens que garantem a estabilidade ao dirigir. Por menor que seja, qualquer problema pode ser super perigoso, principalmente quando em alta velocidade.

3. Calibragem

Um dos itens mais importantes em relação aos pneus é a correta calibragem. Se estiverem murchos, eles podem superaquecer e até estourar, além de aumentar o consumo de combustível. Se cheios demais, impedem o contato correto com o solo, o que pode levar a derrapagens.

4. Freios

viagens de carro

Checar os freios também é fundamental. Ainda que os pneus estejam com a calibragem correta, se itens como as pastilhas de freios ou os discos não estiverem em ordem, o tempo de frenagem pode ser bem maior que o esperado. Aproveite e verifique o nível do fluido de freio.

territorio amarok youtube

Parte elétrica

Um dos sistemas que pode trazer problemas é o elétrico. E não precisa ser nenhum especialista para identificá-los e, muitas vezes, até resolver os defeitos. Com o olhar atento e a ajuda de um amigo ou, até mesmo, dos seus filhos é possível manter tudo em ordem.

5. Iluminação

Um dos itens mais importantes do sistema elétrico é a iluminação, ou seja, faróis, lanternas, luz de freio e setas. Peça que alguém fique olhando e acione-os para ver se tudo está funcionando. Também é uma boa ideia verificar o alinhamento dos faróis, principalmente ser for viajar à noite.

6. Limpador de para-brisa

Outra parte importante do sistema elétrico e que poucos dão atenção é o limpador de para-brisa. Já pensou se durante a viagem cair aquela chuva e esse item não funcionar? Veja se ele está fazendo o trabalho direitinho e se não é preciso substituir as palhetas, pois elas costumam ressecar e perder eficiência com o tempo.

Suspensão

Finalmente, chegamos à parte do carro responsável pela estabilidade ao dirigir e pelo conforto dos passageiros. A suspensão de um veículo recebe muitos impactos, e isso pode causar o desgaste de várias peças. Como resultado, o risco de acidentes pela perda de controle cresce.

7. Amortecedores

Um dos itens que mais sofre é o amortecedor. Se estiver com problema, além de deixar a viagem desconfortável, ele pode aumentar o tempo de frenagem, uma vez que o contato com o solo é prejudicado. Além disso, o veículo tende a ficar mais instável e difícil de ser controlado em curvas.

Equipamentos e ferramentas

expedição off road

Não se esqueça de levar o kit básico de sobrevivência para o veículo, só sentimos falta de ferramentas quando estamos precisando urgentemente delas, não é mesmo!?

8. Kit básico de sobrevivência

  • Ferramentas: chave de fenda, alicates, chaves de boca, chave inglesa, martelo, luvas, canivete, etc;
  • Kit de primeiros socorros;
  • 1 Facão;
  • 1 Lanterna com pilhas;
  • Fita adesiva tipo silver tape e fita isolante;
  • Abraçadeira de nylon (tie rap, cinta Hellermann®, zip tie, enforca gato);
  • Medidor de pressão de pneus (manômetro);
  • Compressor de ar portátil;
  • Durepoxi® Super Bonder®;
  • Fusíveis reserva;
  • Cinta para reboque e manilha;
  • Pá pequena;
  • Água e biscoitos.

Confira mais dicas de como se preparar para uma aventura off road em nosso ebook.

Assim, fazer um checklist antes de todas as viagens de carro é fundamental e, como você viu, muita coisa pode ser feita em casa. Contudo, se você não tiver certeza, procure a ajuda de um especialista, principalmente quando o assunto for freio e suspensão, afinal, esses itens são importantíssimos à segurança.

Gostou das nossas dicas? Quer aprender ainda mais? Então, confira nosso canal no YouTube e fique por dentro de dicas de off road!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-