Viajar de carro: como usar seu 4×4 para expedições em família?

viajar de carro
4 minutos para ler

Viajar de carro a bordo de um 4×4 é tudo de bom! Mais do que um momento de lazer e diversão, reunir a família para uma atividade que foge da rotina do dia a dia é fundamental para aliviar o estresse e manter a harmonia do lar.

Neste artigo, trazemos algumas dicas sobre como usar o 4×4 para fazer expedições e, para completar, listamos o que não se pode esquecer antes de pegar a estrada.

Acomode-se e comece a ler agora mesmo!

Como usar o 4×4 para fazer expedições

Para quem pretende levar a família para fazer uma expedição por lugares mais afastados da zona urbana — com estradas de terra, trechos mais selvagens ou, até mesmo, neve — usar um 4×4 é a melhor opção. Uma vez que esse tipo de veículo é mais preparado para aventuras.

Em situações de mais obstáculos na pista é importante guiar com firmeza o 4×4 e saber o que fazer caso se depare com água, lama, buracos, vegetação e, até mesmo, árvores caídas no caminho. Assim, a experiência do motorista, nesses casos, é essencial para uma viagem em família mais segura.

Como esse tipo de passeio costuma ser realizado em locais mais afastados, é fundamental levar os seguintes itens:

  • GPS;
  • bússola analógica e mapa impresso, para o caso de não ter sinal de internet;
  • água;
  • comida;
  • cordas, pranchas, cintas, anilhas para tirar o carro em caso de atolar;
  • kit de primeiros socorros;
  • se possível um guincho elétrico.

Dicas para viajar de carro

viajar de carro

A seguir, compilamos algumas dicas para quem pretende viajar de carro em família. Embora possam ser úteis para todo tipo de motorista, são especialmente direcionadas a quem vai partir em uma jornada a bordo de seu 4×4. Confira!

territorio amarok youtube

Revise o carro

Qualquer carro deve passar por uma revisão completa antes de pegar a estrada, e com um 4×4 não é diferente. Sistemas de freios, suspensão e óleo devem ser especialmente checados. A parte elétrica, que inclui os faróis, também não pode ficar de fora, assim como as condições dos pneus. Além da revisão, certificar-se de que o carro foi abastecido é fundamental.

Planeje a viagem

Para onde a família vai nas férias? Quais caminhos serão percorridos? As rodovias oferecem estrutura como postos de combustível, hotéis e oficinas, caso algum problema ocorra? Todas essas perguntas — e outras que você tenha — devem ser respondidas com antecedência, como parte do planejamento da viagem; mas não é só.

Além disso, é fundamental saber a previsão do tempo para o período da viagem, quantos dias o passeio vai durar, os melhores horários para pegar a estrada e, é claro, ter certeza de que o caminho será encontrado sem percalços — os mapas e o GPS são uma ajuda e tanto nessa hora.

Faça a mala

Como mencionamos, é fundamental saber as temperaturas máximas e mínimas do local para onde se vai viajar de carro, uma vez que o tipo e a quantidade de roupas que serão levadas depende disso — mais leves para dias quentes, mais pesadas para dias frios.

Contudo, lembre-se de incluir na mala itens como toalhas, roupas de banho e acessórios como óculos de mergulho, câmeras e baterias, entre outros. Deixe itens que podem ser necessários durante a viagem em uma mochila, sempre à mão, para não precisar estacionar no acostamento e acessar o porta-malas durante o trajeto.

Prepare passatempos

Viagens com crianças demandam diversão! Elas se entediam com mais facilidade, então é fundamental entretê-las com o que for possível. Planeje jogos que possam servir como passatempos durante trajetos mais longos — alguns deles, como jogos de adivinhações e quizes podem contar, até mesmo, com a participação do motorista.

Outra dica é baixar filmes no computador, celular ou tablet para assistir durante a viagem. Revistas em quadrinhos, livros e games também são uma boa opção para quem vai viajar de carro — lembre-se dos carregadores portáteis de bateria para não correr o risco de ficar sem energia.

Enfim, gostou das dicas? Preparado para a sua aventura? Aproveite para seguir nossa página no Facebook e conferir dicas da nossa equipe!

Até mais!


Você também pode gostar

Deixe um comentário

-